TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepçoes sobre avaliação escolar

Por:   •  12/5/2015  •  Resenha  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  4.630 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]      UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOP

                           DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- ICHS

AVALIAÇÃO ESCOLAR-EDU 512

ROSILENE LEITE SIMPLÍCIO FILHO

CHUERY,Mary Stela Ferreira.Concepções sobre a Avaliação Escolar-Estudos em Avaliação Educacional, revista:39;volume:19;Páginas:49 a 64;Data de publicação:Janeiro a abril de 2008.

O texto de Mary Stela Ferreira Chuery busca analisar a relação entre as concepções pedagógicas e o papel da avaliação escolar. Divide o texto em momentos, nos quais trata das concepções pedagógicas que de acordo com a autora convivem em um mesmo contexto e são passíveis de mudanças. Discorrendo sobre a importância da avaliação, que está presente em todos os domínios da atividade humana,enfatiza a avaliação escolar que acontece de forma sistematizada e organizada segundo objetivos escolares que se refletem em valores e normas sociais.

Esta avaliação está relacionada ao conhecimento, dando ao professor o papel de avaliador, que primeiro transmite e depois testa os conhecimentos dos alunos, com um caráter pedagógico, esta avaliação perpassa todo o processo educacional. A autora nos mostra o surgimento das concepções e as mudanças que ocorreram neste processo.

A concepção tradicional, utilizada em colégios católicos da Ordem jesuítica e em escolas protestantes, ainda está presente em nossas escolas, que utilizam este método avaliativo para medir o conhecimento do aluno, para aprovar ou reprovar, não busca um acompanhamento e uma reorientação da aprendizagem, resumindo-se assim que avaliar é examinar.

Na concepção tecnicista, que teve inicio no sec.xx, fundamenta-se em testes padronizados para medir habilidades e aptidões dos alunos, apoiando-se na psicologia. A aplicação destes testes tinha um caráter excludente, pois eram avaliadas as condições cognitivas dos alunos e aquele que estivesse abaixo do esperado era eliminado, sem se importarem com o processo real de aprendizagem.
          Avaliar para classificar ou para regular é outra concepção de avaliação escolar. Por meio de normas e padrões estabelecidos pelo professor, juntamente com a escola os alunos são avaliados, para que obtenham uma certificação,que pouco mostra sobre o conhecimento e domínio do assunto,pois o importante neste método avaliativo é o que o professor considera necessário para que o aluno passe de ano sem se importar com uma continuidade,com a apropriação dos saberes.

Dentro da concepção de avaliar para qualificar, que surgiu devido ás necessidades de rever os métodos então utilizados para avaliação, na busca de compreender os resultados do processo de ensino-aprendizagem que podem ser vistas de diversas maneiras e não apenas pelo desempenho do aluno em uma prova, exigindo uma postura diferenciada dos profissionais envolvidos neste processo.
          A autora observa que avaliação e exame se confundem com medir conhecimentos adquiridos, que a avaliar para classificar delimita a posição dos alunos dentro do contexto escolar, o que pode reduzir aas possibilidades de aprendizagem de determinados grupos, uma vez que tais concepções possuem um caráter classificatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com