TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão Sobre o Pensamento de Comenius

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 2

                   Conclusão sobre o pensamento de Comenius

Comenius foi um pensador muito importante no seu tempo, ele deu um novo significado ao processo de educação, defendia um modelo de “educação para todos”, uma educação democrática que chegasse aos menos favorecidos, as mulheres, aos deficientes, a todas as pessoas. Uma característica forte de seu pensamento é o carácter religioso ele pensava a educação num modelo cristão, ele educava para formar o bom cristão, uma pessoa ativa em seu meio e com ideais e princípios cristãos não apenas como espectador mas sobre tudo como ator.

Comenius também foi importante no que diz respeito a sistematização da educação, a separação do espaço escolar, Comenius pensava que o desenvolvimento da criança acontecia gradativamente, era como uma arvore que era regada dia a dia e assim conseguia mais autonomia e domínio sobre o conhecimento. Para ele se devia educar para o imortal para o mundo divino, ele acreditava que com boa instrução o ser humano desenvolveria suas potencialidades e se voltaria para deus, que era o guia todo esse processo, e para desenvolver essas potencialidades era necessário utilizar de várias ferramentas, de instrumentos para assimilação de conhecimentos.

Comenius fui um duro critico do modelo educacional de sua época que segundo ele era exagerado em regras e muito frio, ele pensava em um ambiente em que a criança estivesse á vontade, um ambiente feliz com imagens de pessoas a serem seguidas.

Segundo ele o papel do professor era de facilitador do processo de ensino, deveria ensinar os conteúdos sempre gradativos, do mais fácil para o mais difícil e ele também introduziu o carácter mais humano do ensino, de uma relação mais próxima com os alunos, podendo não somente ensinar mas também aprender com os alunos.

Outra característica importante do pensamento de Comenius era a ligação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos para eles assimilarem melhor o conteúdo e sempre ensinar coisas das quais serão importantes no dia a dia das pessoas, não perder tempo com coisas inúteis.

Comenius foi sobre tudo um inovador ele deu um novo corpo a escola e muitas coisas idealizadas por ele estão ainda hoje viva no dia a dia das escolas no brasil e no mundo, e claro que como todo pensador está sujeito á criticas e tem coisas para se melhorar em sua teoria porém não de pode desconsiderar a importância de seu trabalho sobre em tudo no seu tempo, que  a escola era um lugar muito rígido e desorganizado que não criava um ambiente agradável para os alunos. E por fim com sua didática magna que foi se suma importância para a democratização do ensino, levando a educação para um maior número de pessoas, e assim dando uma autonomia maior para estes que antes eram esquecidos.

Referencias: COMENIUS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EM FOCO, A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA Maria Aparecida Guedes Monção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com