TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção de uma brinquedoteca

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

Brinquedoteca

A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar que satisfaz as necessidades das crianças e ajuda a aprender e a se comunicar que além de liberar suas emoções, desejos e sentimentos, desenvolve sua criatividade, seus conhecimentos e desenvolve sua autoestima.

Além de proporcionar um espaço onde a criança possa brincar, sem cobranças e sem sentir que está atrapalhando alguém ou perdendo tempo; a brinquedoteca também serve para, a capacidade de concentrar a atenção, favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver a inteligência, a criatividade e a sociabilidade, proporcionar experiências e descobertas, incentivar a valorização do brinquedo e da brincadeira como recursos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional, dar oportunidade para que a criança aprenda a jogar e a participar e  também para enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias.

Existem diversos espaços dentro da brinquedoteca que compõe o espaço físico da mesma. O importante é que esse espaço seja lúdico e favorável que contribua para o desenvolvimento da criança.

As crianças, entretanto, ao se apropriarem desses espaços, criam diferentes enredos, produzem outros sentidos e evidenciam por meio de suas manifestações a sua capacidade de produção simbólica.

A prática do pedagogo na brinquedoteca se apresenta através das variadas atividades lúdicas e recreativas como a arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos e pinturas.

Projeto

Tema: Brinquedoteca inclusiva

Introdução

A construção de uma brinquedoteca promove o brincar na interação entre os individuos às práticas culturais de cada um. Dessa forma, aprende-se na relação com o outro. Essa relação é de cumplicidade, o que acarreta segurança, prazer, curiosidade e provoca ou instiga a construir conhecimento com o outro e no outro.

A brinquedoteca é também um esforço no sentido de salvar a infância, nutrindo-a com elementos indispensáveis ao crescimento saudável da alma e da inteligência da criança. Não representa apenas oportunidade de acesso. Mais do que isso, expressa uma filosofia de educação voltada para o respeito ao “eu” da criança e as potencialidades que precisam de espaço para se manifestar.  O brincar e a psicomotricidade são dois veículos de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

Justificativa

Este projeto será realizado para atender as crianças em séries iniciais que apresentam dificuldades de aprendizagem de múltiplas causas, sendo deficiência intelectual, baixa audição e transtornos globais do desenvolvimento, além dos transtornos de conduta social.

Objetivo Geral

Promover um resultado positivo nos índices de aprovação escolar e continuar à estimular o aluno em um processo de aprendizagem.

Objetivo Específico

Desenvolver as capacidades e habilidades cognitivas, psicológicas e sócio emocionais de alunos com dificuldades de aprendizagem.

Metodologia

A brinquedoteca é um espaço privilegiado que reúne a possibilidade e o potencial para desenvolver as características lúdicas. Portanto será desenvolvida uma metodologia construtivista, que parte da vida da criança, de suas histórias. Onde busca na prática pedagógica, de modo sistemático e intencional, um ambiente rico em estímulos, que elas desenvolvam suas potencialidades através de atividades lúdicas e educativas.

Cronograma

Os alunos terão atendimento ludo pedagógico e psicomotor. Serão atendidos por psicopedagogos, educador especial, uma ludomotricista e um psicomotricista relacional além dos professores.

As atividades desenvolvidas serão voltadas para as áreas afetivas, cognitivas e psicomotoras das crianças. Tais atividades envolvem o brincar com jogos pedagógicos, jogos de roda, brinquedos variados e brincadeiras orientadas. Realizarão também atividades como: hora da leitura, dramatização, desenho, pintura, modelagem, recorte e colagem.

A brinquedoteca também terá espaços de construção de vivências lúdico-corporais e psicomotoras através da musicalização, do teatro e da expressão.

Avaliação do Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com