TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coordenação Pedagógica e o Professor

Por:   •  28/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.810 Palavras (28 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 28

OS PRINCÍPIOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DO GESTOR NO PROCESSO DE QUALIDADE

Noélia Moreira Paulo¹

Francisco Erivaldo Pinheiro²

RESUMO

Hoje, com as mudanças e as inovações cada vez modificadas, a alfabetização chega como algo primordial para suprir as necessidades e as dificuldades que existem na leitura e na escrita nas primeiras séries do ensino fundamental. O presente estudo fez-se através de vários fatores que apresentando alguns conceitos de leitura e escrita, incluindo as dificuldades e definições de aprendizagem, além de diversas investigações utilizando formas mais expressivas, levantando fatos e buscando resultados positivos para a escola. A fim de identificar claramente estas responsabilidades, justificou-se a elaboração de um planejamento eficiente que trouxesse diversas mudanças na aprendizagem, que representa uma garantia ao educador e ao educando, bem como a forma de abrangência de um caminho a ser traçado. Quanto aos fins, esta pesquisa é metodológica, por que é um estudo que se refere a instrumentos e técnicas de leitura e escrita, que para atingir o objetivo, apropria-se de formas, maneiras e procedimentos. Foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico para embasamento teórico do respectivo estudo e utilizado o método de pesquisa descritivo-qualitativa. Por fim, foi possível identificar claramente estas responsabilidades, e defender uma elaboração centralizada, bem como a forma de abrangência de um caminho a ser traçado, com o objetivo de garantir à escola e ao aluno a qualidade e a ética entre o seu trabalho, a relação com os seus colegas e o resultado a ser alcançado que recebe os seus serviços.

Palavras-chave: Gestão – Intervenção Escolar – Aprendizagem.

ABSTRACT

Today, with the changes and innovations increasingly modified, literacy comes as something essential to meet the needs and difficulties that exist in reading and writing in the early grades of elementary school. This study was done through various factors that presenting some concepts of reading and writing , including learning difficulties and definitions , as well as several investigations using the most expressive forms , raising facts and seeking positive outcomes for school. In order to clearly identify these responsibilities, justified the development of efficient planning to bring several changes in learning, which is a guarantee to the educator and the learner, as well as how to scope a path to be traced. As for the purpose, this research is methodological, why is a study that refers to tools and techniques of reading and writing that to achieve the goal, appropriates forms, ways and procedures. We conducted a survey of bibliographical theoretical basis for the respective study and the method used descriptive qualitative research. Finally, it was possible to clearly identify these responsibilities , and preparing to defend a centralized as well as how to scope a route to be followed in order to ensure the school and the student quality and ethics among its work , the relationship with their colleagues and the result to be achieved to receive their services.

Keywords: Management – Intervention School – Learning.

INTRODUÇÃO

As dificuldades de aprendizagem estão cada vez mais relacionadas com a aquisição da leitura e da escrita, trazendo uma preocupação para os profissionais educadores que diariamente buscam adequar-se as grandes mudanças dentro do contexto da sala de aula, fazendo-se necessário agregar os diversos problemas na forma de associar e agregar as dificuldades dentro do sistema educacional, apresentando uma crescente transformação ao fator de transformação do conhecimento.

As pressões sobre as escolas e a evolução na forma de diagnosticar as habilidades e competências, vão a cada dia se aperfeiçoando, nesta perspectiva as séries iniciais, trazem o alinhamento entre os interesses do professor e do aluno. Construir informações e produzir conhecimentos é essencial em relacionar à crescente importância de oportunizar as dificuldades cognitivas para descobrir e manter os diferenciais níveis de aprendizagem na formação de estratégias de alfabetização.

Em uma constante interação, um processo de aprendizagem nas séries iniciais busca descobrir e manter as ações pedagógicas através da competência e habilidades entre alunos e a escola, podendo colaborar com a formação e o desenvolvimento profissional de um professor ou determinar a sua metodologia e a prática significativa dentro do ambiente de ensino. Para Capellini (2004), aprendizagem é uma palavra comum que expressa qualificação para que a pessoa possa executar algo. As mudanças dentro das escolas trazem uma expectativa de atualização para o desenvolvimento de escolarização, o qual agrega habilidade e prepara para desenvolver a competência, ultrapassando os velhos paradigmas, caracterizados por um ritmo acelerado de formação para as aprendizagens subsequentes.

Nesse processo, surgi um novo modelo de gestão escolar no mercado de informação, comunicação e aprendizagem baseado na formação continuada, captando as principais tendências que ocorre no cenário de mudanças educacionais. No entanto, a qualidade da aprendizagem tornou-se uma ferramenta fundamental de suporte para as escolas, dependendo de como ocorre à interação no processo de ensino, objetivando a busca no atual mercado humano: capacitar, desenvolver e reter profissionais talentosos. Compreende-se a emergência em relação à construção processual de conhecimentos, incluindo os fatores de dificuldade na leitura e na escrita que influenciam no cotidiano escolar.

Para que se alcance tal objetivo, as escolas devem conscientizar e transformar a sua estrutura para alinhar pessoas no centro de gestão que agrega o fator humano, evidenciando ser de fundamental importância, alinhando um novo perfil pedagógico e educacional em um ritmo acelerado de inovações. Azenha (1995), diz que em função das diversas mudanças que ocorre nos últimos tempos, a quebra de paradigmas transforma-se em critérios de valorização das competências profissionais, gerando uma preparação para o domínio do princípio da linguagem e aperfeiçoamento do método adotado para alfabetização, contribuindo com uma grande influência na sociedade, nas pessoas e nas escolas.

Sendo assim, para que se tenha uma aprendizagem atuante e definida como diferencial para a organização escolar que planeja adaptar em seu cenário pedagógico, é necessário alcançar cada vez mais novas estratégias de desenvolvimento a curto prazo, enriquecer e proporcionar aos profissionais destaque e credibilidade. Como relevância para este trabalho, propõe-se analisar se a escola escolhida utiliza essa ferramenta de formação continuada nas dificuldades de aprendizagem dos educandos na realização de seus processos seletivos, já que a escola representa uma base de perspectivas interdisciplinares. Isso nos faz perceber a importância de uma eficiente formação no Ensino Fundamental, trás a possibilidade aos colaboradores colocar seus conhecimentos, habilidades e atitudes em prática, gerando um controle e resultados positivos, contendo propostas teóricas, metodológicas e políticas para as dificuldades encontradas no dia-a-dia nas salas de aulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.1 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com