TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo e Movimento na Educação

Por:   •  2/8/2018  •  Exam  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

2ª Avaliação à Distância – AD2/ 2018.1

Prazo de entrega: 28/04/2018

Disciplina: Corpo e Movimento na Educação

Querido (a) aluno (a)

“O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. Atrás de cada conquista, vem um novo desafio...” Que estas palavras de Santa Teresa de Calcutá os inspirem a continuar. “Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti. Faz com que, em vez de pena, te tenham respeito. Quando não conseguires correr atrás dos anos, trota. Quando não conseguires trotar, caminha. Quando não conseguires caminhar, usa uma bengala. Mas nunca te detenhas.” Sejam vitoriosos. É o que lhes desejamos de coração.

Martha Lovisaro

Juliana Falcão

Hugo Barros

ATENÇÃO

Não deixe de enviar a AD no prazo, evite que os imprevistos impeçam o envio da mesma, não deixe para última hora. Alertamos que as ADs devem ser enviadas via link da plataforma e em nenhuma hipótese outro meio de comunicação. A não observância deste aviso irá desconsiderar a AD.

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Aluna: Jéssica Corrêa dos Santos

Matricula: 16112080115

Polo: Três Rios

Data do envio: 20/04/2018

Questão 1 - (1 ponto) Há diferentes formas de energia que se transformam, permitindo ao corpo agir. Assinale a energia que é utilizada pela célula muscular no momento de sua contração na miosina:

(  ) A) Química

(  ) B) Calórica

(X) C) Mecânica

(  ) D) Magnética

Questão 2 - (1 ponto) Para a psicomotricidade relacional, a criança passa por várias fases, sendo que uma delas fica denominada por “fantasma da devoração”, tratando-se da fase da:

(  ) A) Fusionalidade

(  ) B) Domesticação

(  ) C) Agressividade simbólica

(X) D) Agressividade

Questão 3 (1 ponto) O esporte cooperativo e ético deve ser estimulado na escola e sua característica principal diz respeito ao:

(X) A) Prazer de agir

(  ) B) Jogo livre

(  ) C) Agir por impulso

(  ) D) Individualismo eficaz  

Questão 4 (1ponto) Espero que você ainda se lembre da fábula de De Fontaine, a tartaruga e os dois patos. O autor diz que, em dado momento, quando a tartaruga era transportada, presa que esteva no bastão pelo bico, por imprudência, larga o bastão para responder à turba que assistia ao espetáculo, deixando-se, assim, cair. Uma motivação maior, a vaidade, rachou seu casco. Por outro lado, se pensamos no ato vivido pela tartaruga; seus dois auxiliares, os patos, lhe oportunizaram a glória de voar, mas cabia a ela protagonizar esse aprendizado com uma capacidade que, sem ela, nenhuma aprendizagem acontece, denominada:

(  ) A) Desempenho

(  ) B) Projeção

(X) C) Atenção

(  ) D) Iniciativa

Questão 5 (1 ponto) A Psicomotricidade estuda o homem em movimento e em relação com ele e com o mundo e, para tal amplitude de conhecimentos, baseia-se na trilogia psíquica e orgânica que oferece suporte para a sua prática, definida como:

(  ) A) Desejo, prazer e realização

(  ) B) Afeto, direção e prazer

(X) C) Autonomia, afeto e motricidade

(  ) D) Desejo, atenção e autonomia

Questão 6 (1 ponto) As percepções são primordiais na compreensão do movimento e, principalmente, para a comunicação do sujeito com o seu mundo interior e exterior, tornando-o consciente dos objetos e das suas relações. A teoria que se dedica ao estudo das percepções é conhecida por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (69 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com