TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crianças com dificuldades de aprendizagem

Por:   •  3/5/2015  •  Resenha  •  3.673 Palavras (15 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 15

Crianças com dificuldades de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem pode ser específica, como ocorre quando a criança apresenta dificuldades na leitura, ou pode ser geral, quando apresenta um aprendizado mais lento que o normal em uma série de tarefas.

Deve-se realizar uma avaliação para identificar uma dificuldade de aprendizagem. A partir dos resultados da avaliação desenvolve um programa de intervenção para ser usado.

Para transformar a avaliação em intervenções eficientes, o profissional deve desenvolver um programa que leve em conta as exigências da tarefa, o comportamento e as habilidades cognitivas da criança e o contexto no qual a intervenção se dará.

A maior incidência de problemas foi nas áreas de desenvolvimento de fala e de linguagem e de ajustes de comportamentos

É evidente que existe um grupo de crianças, de tamanho considerável, que parece apresentar dificuldades temporárias ou permanentes. Apesar de todos os esforços de pesquisa, ainda não há uma definição operacional geral dos distúrbios de aprendizagem que seja aceita.

A diferenciação mais óbvia se dá entre as crianças que se apresentam distúrbios de aprendizagem gerais, e que, portanto apresentam problemas com a maioria das matérias, e aquelas que apresentam dificuldades específica em leitura ou matemática, por exemplo.

O modelo de análise das dificuldades de aprendizagem contém 3 partes: A tarefa, a criança e o ambiente. A análise de cada uma delas contribui para a compreensão e o tratamento das dificuldades de aprendizagem.

A tarefa ou as tarefas nas quais uma criança tem dificuldade deve ser analisada de modo que as habilidades implícitas, necessárias para um desempenho com sucesso, sejam compreendidas.

A criança é a pessoa que no momento está envolvida com a dificuldade de realização da tarefa, portanto devemos ter métodos de avaliação das habilidades cognitivas atuais dessa criança.

O ambiente é o contexto externo na qual sua dificuldade se manifesta e aspectos do meio podem ser agravantes da dificuldade da criança. A compreensão do papel do meio pode ser ainda mais importante no que diz respeito às dificuldades da aprendizagem.

As crianças com dificuldades de aprendizagem podem ser mais dependentes do ambiente do que as crianças normais, além disso, as crianças sem dificuldades de aprendizagem podem parecer fortes e resistentes aos fatores ou às situações ambientais que afetam seriamente aquelas com dificuldades de aprendizagem.

As dificuldades de aprendizagem ocorrem devido a várias razões. Uma delas é que a criança apresenta alguma dificuldade cognitiva particular que faz com que seu aprendizado de certas habilidades se torne mais difícil que o normal. Entretanto, algumas dificuldades_ talvez a maioria delas_ são resultantes de problemas educacionais ou ambientais que não estão relacionados às habilidades cognitivas da criança. Estratégias educacionais ineficientes podem afetar gravemente o nível de aprendizado da criança.

Ao compararmos o desempenho em certas tarefas de crianças com dificuldades de aprendizagem com as de desenvolvimento normal, em geral, é necessário fazer comparações entre mais de um grupo. É extremamente importante que se escolha um grupo de comparação relevante para as crianças com dificuldades de aprendizagem.

A tarefa, a criança e o meio constituem os elementos de um modelo que pode ser montado com base na conceitualização das dificuldades de aprendizagem.

O profissional ao se deparar com uma criança com dificuldades em certa tarefa deve conduzir a avaliação e a intervenção dentro dos limites dos recursos disponíveis

A estrutura do sistema cognitivo em quatro níveis: arquitetura cognitiva, representações mentais, processos de tarefas e processos de execução. A arquitetura é a estrutura básica do sistema cognitivo, que fornece os componentes necessários para a viabilização da aprendizagem. A aprendizagem deve ocorrer a partir do processamento de INPUTS do meio ambiente. As representações mentais são os códigos usados pelo sistema cognitivo durante o processo de inputs. Os processos de tarefas são os métodos usados para manipular as representações, sendo que alguns ocorrem automaticamente e outros exigem o uso de estratégias conscientes. Os processos de execução controlam e gerenciam o uso de estratégias pelo sistema cognitivo.

Arquitetura cognitiva_

Uma das coisas mais óbvias a respeito das crianças é que elas aprendem muito durante o decorrer da infância. Para que este aprendizado ocorra, a criança deve ser equipada no nascimento com um sistema cognitivo que seja capaz de aprender.

A estrutura inata do sistema cognitivo é chamada de arquitetura. A arquitetura cognitiva fornece os fundamentos necessários para possibilitar a aprendizagem.

Uma das diferenças principais entre as teorias contemporâneas do sistema cognitivo e as teorias anteriores é a extensão dos processos centrais, tanto gerais quanto de domínios específicos, que são considerados inatos.

Uma das principais características da arquitetura da cognição é a organização do sistema de memória.

Tradicionalmente, acreditava-se que o sistema envolvia dois tipos de memória: a de longo prazo e a imediata. Atkinson e Shiffrin (1968)propuseram um modelo com dois centros separados; a memória imediata e a memória a longo prazo.

O modelo de memória imediata recebeu várias modificações desde sua proposta inicial

A fim de ser usado mais tarde, o conhecimento deve ser armazenado de alguma forma pelo sistema cognitivo.A memória de longo prazo é o local onde a informação é armazenada de forma permanente.

O conhecimento que é armazenado na mmória de longo prazo deriva do ambiente externo,mas o Input recebido vai sofrer várias ações e ser transformado diversas pelo sistema cognitivo antes de ser armazenado.

Compreender a forma como a informação é representada no conhecimento básico de qualquer domínio é uma parte importante da compreensão de como as tarefas são realizadas dentro desse domínio.

Para transformar o Input externo em representação interna é necessário processar o input. O sistema cognitivo contém uma variedade de métodos automáticos de processamento, mas eles são complementados consideravelmente por estratégias aprendidas para manipular as informações.

Crianças com dificuldades de aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem pode ser específica, como ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com