TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura bom despacho

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................04

2.1 A origem.......................................................................................................04

2.2 A Independência..........................................................................................05

2.3 Influencia Filosófica.....................................................................................05

2.4 O desenvolvimento da Cultura em Bom Despacho.....................................06

2.5 A cultura da Tabatinga.................................................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11


INTRODUÇÃO

        A cultura de um povo é o conjunto  de seus valores e conhecimentos perenes, em outras palavras, “ o conjunto dos modos de viver e de pensar cultivados, civilizados, polidos que também costumam ser indicados pelo nome da civilização”. ( Abbagnano, 1998, p.225)

        Cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos. Os instrumentos que o homem constrói para sobreviver, a linguagem que usa para se comunicar, as leis e  normas que regulam a convivência social e até mesmo a religião são partes fundamentais de uma cultura. A cultura engloba “todo o conhecimento que uma sociedade tem sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência” (Santos, 1994, p.41), e isso inclui suas expressões artísticas, práticas religiosas, modos de produção e organização política.

Quase todas as ações humanas, desde o andar, o dormir e o alimentar-se, não são atividades puramente naturais, pois são marcadas pelas soluções dadas pela cultura em que o homem sujeito vive. A estrutura da personalidade de cada indivíduo, que orientará suas ações e comportamentos, é sempre influenciada pelos valores essenciais da cultura a que pertence. Esses valores lhe foram transmitidos pelo seu meio cultural e de alguma forma assimilados e internalizados por eles.

Para a professora Marilena Chaui (2001, p.339):

“toda cultura e cada sociedade instituem uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido, e à conduta correta, válida para todos os seus membros.”

Sendo assim, “culturas” e sociedades fortemente hierarquizadas e com diferenças de castas ou de classes muito profundas podem até possuir várias morais, cada uma delas referida aos valores de uma casta ou de uma classe social.

A convivência dos homens em sociedade deve acontecer dentro de uma ordem. Devem existir regras, leis e normas que regulem o relacionamento humano e sirvam de orientação quanto ao que é certo ou errado, justo ou injusto, lícito ou ilícito, permitido ou proibido.

Dessa forma, quando falamos de cultura, estamos falando de um povo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A ORIGEM

A história registra o nome de Manoel Picão Camacho como o primeiro homem civilizado a penetrar nas florestas virgens da região brasileira entre os rios Lambari e São Francisco, hoje terras do município de Bom Despacho, no Alto São Francisco.

Por volta de 1730, período em que, D. José I reinava em Portugal, aqui chegaram três degredados portugueses: Domingos Luiz de oliveira, Manoel Ribeiro da silva e o lendário Padre Vilaça, fixaram moradia na região.

Local que surgiu a aldeia de Nossa Senhora do Bom despacho do picão, depois chamada “Arraial da Senhora do Sol”, homenagem a Virgem Padroeira na Província do Minho em Portugal. Pesquisas históricas revelaram que uma pequena ermida coberta de capim, no centro da aldeia é hoje uma belíssima igreja de Nossa Senhora do bom despacho.

Com a febre do ouro nas Minas Gerais, entre 1755 a 1800, começa o povoamento da região de Bom Despacho, o Português Luiz Ribeiro da silva, Arcebispo de Braga, Portugal chega com sua gente as nascentes do rio Picão, iniciando lavouras e criação de gado.

A cidade se torna uma das mais importantes da região do Alto São Francisco, situada entre o Grande lago de três Marias e as nascentes do chamado “rio da unidade nacional”. O arraial já possuindo uma companhia de ordenanças, e revelando um desenvolvimento e organização da comunidade, participa ativamente das revoluções, liberais de 1842, e realizando  os primeiros movimentos políticos,pedindo a criação da vila de Bom Despacho e sua independência municipal.

2.2 A INDEPENDENCIA

          Em 1º de junho de 1912, instala – se oficialmente o município Bom Despacho, os lideres deste período era o coronel tininho, Faustino assunção, é o Vigário italiano Nicolau Del Duca, a cidade já conta com centro medico,e figuras importantes como Dr. Miguel Marques Gontijo e Dr. Nicolau Teixeira Leite, intelectual, jornalista e líder político,vieram para cá lusitanos, alemães, libaneses e italianos e se radicalizaram a presença africana muito expressiva e também espanhóis.

Surgem as indústrias: tecidos, moveis, siderurgia, garimpeiros exploram o cristal de rocha. Intensifica a criação de gado e de leite, estalou – se o 7º Batalhão de Policia Militar, e o aumento do movimento comercial. Com tanta evolução o Padre Augusto Ferreira de Andrade constrói a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho, o mais importante monumento religioso, artístico e histórico de nossa cidade, com isso cultivam – se artes, música e principalmente educação.

Com a chegada dos trilhos da estrada de ferro, ampliam- se o intercambio com outras regiões do país, surgem os reflorestamentos, a fruticultura, avicultura, a prestação de serviços, a indústria de confecções,as empresas de construção civil e outras atividades, a economia se torna diversificada.

A cidade moderniza- se através da comunicação, do urbanismo e infraestrutura, a cada governo surgem novos projetos, a cidade cresce com movimentos culturais diversos, o município cria uma secretaria de cultura e artes e turismo, á uma mistura de raça, cria- se bairros nobres, mas também periferias, com a evolução as ruas, as avenidas, os bairros se tornam pontos turísticos, resguardando os nomes antigos, a Praça da estação (Antigo Terminal Rodoviário) a Cruz do Monte (Igreja Colonial 1986), Biquinha (Fonte centenária, 1900 )e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com