TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculo na educação infantil

Por:   •  17/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

Na área da educação infantil envolve-se varias pessoas que possam ajudar na formação de um currículo. Esse objetivo mostra que um depende do outro, indiferente de receber diferentes motivações.

Crianças, jovens e profissionais juntos conseguem construir um excelente currículo proposto pelos mesmos e aceito pela sociedade. Sendo que está palavra tem vários sentidos e modos de se construir dentro da educação infantil.

Esse percurso pode ser definido em conhecimento transmitido por esses profissionais que dominam essa função.

Quando se trata de educação infantil é preciso entender que definitivamente o bem estar das crianças caminha junto com o cuidar e o educar, pois ambos percorrem essa jornada lado a lado.

Acontecimento que se passa na vida desses pequeninos também pode contribuir em seu currículo, experiências de forma geral que serve entre a sociedade compreender esses alunos nas diversas faixa etária nos faz agir de diferentes formas.

O maior privilégio desses profissionais é saber que esta auxiliando as famílias na formação dessas crianças que podem aprender crescer e se desenvolver como seres humanos e cidadãos prontos para vivenciar situações da vida.

O desafio da educação tem muitos nomes e faces. Desenvolver o ser criativo que existe em cada criança e adolescente formando os alunos para desempenhar o papel de cidadão, grandes atitudes que constitui um processo participativo. Trate-se de um leque amplo de profissionais, submetidos todo dia a pressão e exigências diversas.

A proposta curricular na educação infantil básica inicia-se a crianças de zero a cinco anos que se define no sistema educacional brasileiro, é necessário proporcionar o bem-estar, afetivo, físico, social e intelectual por atividades que criem oportunidades de desenvolvimentos para estimular as interações nesta faixa etária.

Tudo que pode constituir em um currículo para os alunos desta faixa etária está na convivência, em que se vê e nos conhecimentos gerais e ambientais. Atualmente o que acontece em nossas vidas no dia-a-dia, constitui para contribuição da formação deste currículo.

Na infância não podemos agir e pensar de forma diferente mesmo que seja alunos da faixa etária múltiplas. Podemos ter em mente que ser educados através de suas habilidades desenvolve atitudes e valores de forma equilibrada. Ressaltando que o educador não pode se distanciar do cuidar porque ambos andam no mesmo nível da educação.

Ou seja, baseado nesse objetivo a construção do currículo infantil inclui todos os atendimentos necessários para discutir teorias para a formação de diversos níveis de ensino. Importante é saber que independente da etnia, cultura, nível econômico, religião são pontos que a sociedade visa, mas a educação infantil recebe diferentes formações, familiares e situações.

São informações de sua vivencia que pode acrescentar na formação de seu currículo.

Quando se refere a curriculo temos em mente um conceito variado onde nos leva aos questionamento sobre a seleção do curriculo escolar a ser seguido na educação infantil, considerando o curriculo como um cronograma pode se encontrar um campo de interpretação amplo e diversificado. A importância do currículo é a articulação entre o cuidar e o educar nas instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com