TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curriculo na educaçao infantil

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

O currículo, as relações interpessoais e pessoais são muito importantes na educação infantil e na vida pessoal da criança.

O objetivo de um currículo bem planejado é no sentido de que decida a melhor oferta cultural que o sistema educacional possa apresentar aos alunos priorizando as necessidades existentes, estando sempre em desenvolvimento, acompanhando as mudanças e necessidades de cada aluno e escola.

É muito importante que o educador ao elaborar um currículo não se esqueça de trabalhar necessidades físicas, afetivas, sociais, cognitivas; e o planejamento de espaços que estimulem sua imaginação e agucem sua curiosidade. O principal objetivo e impacto do currículo é participar mais da vida da criança, isso faz com que o educador tenha um contato mais amplo com a criança, e lhe ensinar como ter uma boa relação pessoal e interpessoal, aprendendo viver em sociedade.

Entendo ser uma excelente ideia colocar jogos e brincadeiras no currículo, através das brincadeiras as crianças a criança pode aprender a ter uma boa relação interpessoal, pois é a forma como ela vai lidar com o seu meio social, seja na família, na escola ou no trabalho, os jogos também ajudam a se expressar, aprendendo a respeitar ideias, costumes e sentimentos das pessoas a sua volta.

É essencial que o educador sempre respeite o espaço da criança, valorizando seus pensamentos e respeitando suas opiniões, é importante que a criança tenha um bom relacionamento com o professor e colegas, assim terá um melhor desenvolvimento. A relação pessoal entre as crianças é muito importante, o educador pode elaborar atividades em grupo, dupla etc..., para que eles possam aprender dividir a respeitar o espaço de cada um, compartilhar e também a usarem imaginação e emoções. Quando a criança esta brincando ao mesmo tempo adquire conhecimentos que levará para vida toda.

Não podemos esquecer um dos pontos principais, que em minha opinião, quando o educador desenvolve um currículo uns dos itens a desenvolver é encontrar uma forma de a família estar sempre participando do convívio escolar do seu filho, e o professor sempre atento a tudo que passa na vida da criança e isso acontecerá através do interesse e presença da família na escola. A Educação Infantil, juntamente com a família, introduz as crianças às práticas sociais humanas, de uma comunidade, de um país. Essas práticas culturais devem fazer parte do currículo das crianças desde pequena.

“Piletti” nos mostra que nos últimos anos a ideia de currículo se tornou mais rica e abrangente:

“A tendência, nas décadas recentes, tem sido de usar o termo “currículo” num sentido mais amplo, para referir-se à vida e a todo o programa da escola, inclusive às atividades extraclasses. Aliás, as atividades extraclasses são muito importantes para a formação da personalidade da criança. Elas enriquecem o plano escolar e, consequentemente, a personalidade da criança. Além disso, são uma importante fonte de motivação. (Piletti, 2000, p.52)”.

Tudo que aprendi fazendo algumas pesquisas, lendo o material didático, com comentários e opiniões dos autores, é que a aprendizagem se dá ao longo da vida e que o currículo deve apoiar o desenvolvimento e os interesses das crianças. As brincadeiras, as interações e os projetos realizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com