TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Por:   •  28/2/2017  •  Abstract  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Avaliação à distância 1 – 2016.2

Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO                

Coordenador (a): ADRIANA DE ALMEIDA

Aluno (a): Cíntia Sousa Vieira

Matrícula: 16212080042

Polo: Petrópolis

Tutor presencial: Fátima Lavrador

PARTE I

Criada no século XIX como o objetivo de dar conta dos processos sociais que ocorriam na Europa, a Sociologia se consolidou como uma ciência que explicou diferentes fenômenos da sociedade contemporânea. Considerando as discussões e os materiais didáticos utilizados nas duas primeiras aulas, responda as questões a seguir.

Questão 1: Assista aos vídeos postados na plataforma, leia o material escrito e responda:

  1. O que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)

Durkheim caracteriza os Fatos Sociais como externo, pois são criados a partir da vontade coletiva e não da preferência individual, coercitivos já que estamos condicionados a nos adequar as regras criadas pela coletividade, havendo uma punição prevista para aqueles que a descumprem e gerais por que são aceitos pela maioria da Sociedade. Assim, os Fatos Sociais exercem sobre o indivíduo uma pressão pelo cumprimento das decisões coletivas.

  1. A partir da definição do item anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha. (1,5)

Vejo o voto como um Fato Social contemporâneo, as eleições são obrigatórias tendo um caráter coercitivo sobre a sociedade. Temos regras a ser cumpridas e não seguidas geram uma punição para os que a descumprem.

  1. De que modo, o exemplo das crianças em uma escola de Águas de São Pedro mostrado no vídeo sobre Durkheim, indica o processo de construção dos indivíduos como seres sociais? (1,5)

Para Durkheim o sistema educacional é a primeira etapa de inserção da criança na vida social, onde são apresentadas as orientações que a sociedade espera deles. A interação faz com que as crianças se sintam parte de um grupo criando a natureza da vida coletiva, assumindo um papel de interação com a sociedade, onde são apresentadas as primeiras regras e porque tem essa regra, iniciando o questionamento.  A visão da educação é a de formação de cidadãos integrados na sua sociedade, disciplinados não necessariamente submissos.

  1. De acordo com Karl Marx, como as relações de produção definem o lugar ocupado pelos indivíduos na sociedade? (1,5)

Para Karl Marx, a sociedade é heterogênea. Constituída por classes sociais que se mantem por meio de ideologias sendo assim, os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto e a situação social.

  1. De acordo com o vídeo sobre Marx, porque Sabaúna exemplifica o funcionamento do modo de produção capitalista? (1,5)

A fábrica do município de Sabaúna é a principal fonte de renda, símbolo maior de poder. De acordo com Karl Marx em uma sociedade dividida em classes, o trabalhador troca sua força de trabalho pelo salário. O objetivo da produção é a criação de mais-valia para a acumulação privada de capital, não satisfazendo as necessidades da maioria dos membros da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (258.1 Kb)   docx (177.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com