TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO 6 PERÍODO

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.682 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

        [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

6º semestre

                   FERNANDA DE MOURA - RA 9653523004

                   LILIAN APARECIDA DE SOUZA ELOI - RA 1299131619

                   ELIANE MENDES DOS SANTOS - RA 9413570445

                   

 DESAFIO PROFISSIONAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

RIO VERDE – GO

2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

6º semestre

        

                   FERNANDA DE MOURA - RA 9653523004

                   LILIAN APARECIDA DE SOUZA ELOI - RA 1299131619

                   ELIANE MENDES DOS SANTOS - RA 9413570445

                   

                   

DESAFIO PROFISSIONAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Trabalho apresentado às disciplinas: Educação Inclusiva, Didática do Ensino de Ciências, Didática do Ensino de Matemática, Educação em Ambientes Não Escolares, da Faculdade Anhanguera Centro de Educação a Distância, como parte da avaliação das referidas disciplinas do curso de Pedagogia.

Tutora a distância: Talita Garcia

RIO VERDE-GO

2017

SUMÁRIO

Introdução... ...............................................................................................................4

Desenvolvimento....................................................................................................... 5

Considerações Finais............................................................................................... 8

Referências Bibliográficas....................................................................................... 9


INTRODUÇÃO

          Este trabalha é uma proposta de ensino de ciências e matemática com estratégias pedagógicas diferenciadas, que visa incluir um aluno com necessidades de atendimento educacional especializado, com deficiência visual.

          A professora Patrícia tem consciência do seu trabalho e do papel da escola em proporcionar uma educação voltada para a cidadania, que seja capaz de transformar crianças em cidadoes, críticos, responsáveis e com capacidade de solucionar os problemas enfrentados pela a sociedade atual.

          Diante desta conscientização, ela buscou em seu planejamento uma metodologia que pudesse incluir o seu aluno cego ao seu trabalho, de forma que oportunizasse toda a turma o conhecimento, a leveza e alegria em aprender. Em um trabalho interdisciplinar ela propôs um plano de ação, com propostas pedagógicas que sensibilize os outros alunos da sala a compreenderem de fato o que é inclusão e sua concretização, promovendo um desenvolvimento em todos os sentidos, as diferenças e peculiaridades, reconhecidas e respeitadas de um modo efetivo.

          Sabendo que o brincar, para a criança, implica muito mais que a própria ação, e o parecer do uso dos brinquedos em sala de aula versam uma extraordinária atuação que permite o desenvolvimento social e a metodologia ensino-aprendizagem do aluno, ela planejou sua proposta de ensino de forma lúdica, em um período, de três semanas usando os sentidos para novas descobertas e sensações. Assim visando uma possível interação entre as crianças e o desenvolvimento de habilidades operatórias.

 

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

ESTAÇÃO DAS SENSAÇÕES E DESCOBERTAS

Nome da Escola (fictícia): Escola Maria Ribeiro

Turma: 2º ano B

Professoras: Ivani Ribeiro

  Ação:

Conteúdos: quatro operações

Disciplinas: Matemática - Ciências

Brincar, para a criança, implica muito mais que a própria ação. Durante o ato de brincar podemos conhecer a criança, suas emoções, a maneira como ela interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico, e sua formação moral.

Os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato. (Piaget, 1973, p.46)

Atualmente a discussão a respeito do valor dos brinquedos e jogos na aprendizagem vem se consolidando e recebendo um expressivo espaço na educação. Contudo, as crianças têm uma ampla competência de ponderar e pôr em prática sua habilidade de solucionar situações-problemas, distinguindo elementos e procurando uma forma de decisão com base em esclarecimentos próprios. O parecer do uso dos brinquedos em sala de aula versa em uma extraordinária atuação que permite o desenvolvimento social e a metodologia ensino-aprendizagem do aluno, uma vez que determinados educando, além disso, se “fecham”, apresentam timidez de indagar a respeito de certos conteúdos, de divulgar dúvidas, a Matemática se transforma em um problema para estes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com