TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - A importância da brinquedoteca

Por:   •  13/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DANIELA DE CÁSSIA SRZYBYSKI

RA: 9419572139

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  

SANTO ANDRÉ

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DANIELA DE CÁSSIA SRZYBYSKI

RA: 9419572139

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL  

Desafio profissional  das disciplinas: BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO e ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Tutora a distância: NELLY CARLA.

SANTO ANDRÉ/SP

2015


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender como as estratégias pedagógicas encontradas em brinquedotecas hospitalares podem ser aliadas no processo de desenvolvimento das crianças que passam por tratamento médico.


Também compreender como esse ambiente pode trazer benefícios para os aspectos comportamentais das crianças atendidas.

Que esse trabalho contribua de forma significativa na reflexão sobre os métodos de organização e a forma de tratar as crianças que frequentam esse espaço, podendo trazer inúmeros benefícios na área educacional.

DESENVOLVIMENTO

Observação Narrativa: Observar o comportamento da criança e a forma como se relaciona com os demais.

Observador: Daniela de Cássia Srzybyski

Nome da criança: Arthur Rios

Idade da criança:

Anos: 02 Meses: 02

Sexo da criança:

x

Masculino

Feminino

Responsáveis pela criança durante o período de observação

Nome: Marcia Medeiros

Função: Professora

Nome: Patricia Santos

Função: Auxiliar de Sala

Contexto de observação: Brinquedoteca Escolar

Data da Observação: 09/09/2015 - Início: 10:00 - Término: 11:00

Escolha da criança

O Arthur é uma criança grande para sua idade, se destaca pelo seu tamanho, sendo o maior da turma.

Breve descrição das características marcantes da criança

Os pais do Arthur são separados, ele mora com a mãe, visita o pai quinzenalmente. Tem o tio materno como figura paterna.

Descrição das características físicas e sociais do cenário de observação

A área da brinquedoteca é uma sala com tatames coloridos para que as crianças fiquem confortáveis sentadas e para que não se machuquem caso caiam. Possui aparelho de som e vídeo, além de jogos e brinquedos dispostos em prateleiras e organizados em caixas plásticas. Possui também em um canto um pequeno cenário para teatro de fantoches que as crianças adoram assistir. A turma conta com 15 crianças entre 1 ano e 6 meses e 2 anos e 6 meses, sendo 8 meninas e 7 meninos todos com muita disposição para brincadeiras e sorridentes. Entre as atividades desenvolvidas na brinquedoteca está a “arte”, as crianças gostam de “desenhar” e ficam as voltas com giz de cera e papéis.

 DEFINIÇÃO DAS ETAPAS

  1. O objetivo desse trabalho é observar o comportamento e o desenvolvimento da criança nas atividades lúdicas e no convívio com as demais crianças e com os adultos, utilizando para isso o espaço de uma brinquedoteca escolar.
  2. O foco dessa observação abrange principalmente o comportamento social da criança, mas também será observada sua habilidade linguística.  
  3. A criança selecionada será observada por uma hora, durante esse período será registrado dados importantes de seu comportamento social.
  4. Após um breve relato da professora responsável sobre todas as crianças da turma, uma delas foi selecionada para observação.
  5.  Optei pela observação participativa, acreditando que ao participar das atividades junto com as crianças posso observar melhor seu comportamento social e como reage quando alguém novo entra no grupo.

DESCRIÇÃO NARRATIVA

Narrativa das Descrições Comportamentais Objetivas (DCOs)

Criança observada: Arthur Rios

Área de observação: Desenvolvimento e Comportamento Social

DCO 01

Início: 10:00

Término: 11:00

Arthur chegou a brinquedoteca sorridente, foi logo pegando alguns brinquedos,  quando notou minha presença ficou um pouco retraído, a professora me apresentou para a turma e a aceitação foi boa, em poucos minutos consegui me aproximar de Arthur. A professora organizou a turma para assistir a um teatrinho de fantoches, durante a apresentação Arthur se mostrou muito interessado, apontando os fantoches e falando bastante, essa atividade durou 30 minutos e quando o teatro acabou ele começou a gritar e chorar pois queira que continuasse, isso fez com que parte da turma também chorasse, foi preciso tempo e paciência para que a professora o acalmasse e o fizesse participar de outra atividade. Começamos a brincar com diversos brinquedos como bonecos, carrinhos e blocos de montar e ele voltou a interagir bem com os colegas e adultos presentes. Quando chegou o momento de deixar a brinquedoteca e voltar para a sala, novamente ele começou a chorar e gritar, se jogando no chão e batendo braços e pernas, pois se recusava a deixar os brinquedos.

Interpretação das Observações: Arthur é um garoto sorridente, falante e carinhoso, que na maior parte do tempo tem um bom comportamento social e bom desenvolvimento, mas se torna uma criança chorona e birrenta quando contrariado.

Interpretar o observado: Gosta de brincar e conversar, tem um vocabulário bom para sua idade, mas quer que tudo seja do seu jeito, não aceita quando alguma criança pega um brinquedo que estava com ele ou quando um adulto diz “não”, nesses momentos não se torna agressivo, apenas chora e grita se jogando no chão e batendo braços e pernas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (172.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com