TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Por:   •  20/12/2018  •  Artigo  •  7.280 Palavras (30 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 30

       [pic 1]

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL:

DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

 

                                                                                                    Lucimar Veloso do Nascimento Dantas[1]

                                                                                                                                                                                                                                                                 

                                                                                                     Orientador: Profº MsC. Gilmar Dias[2]

                                                           

Resumo

O presente artigo objetiva investigar como foi desenvolvido a educação integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cândido Rondon no Munícipio de Novo Horizonte do Oeste, a escola ofereceu por dois anos consecutivos o Programa Mais Educação, por isso investigou-se quais foram às dificuldades e os desafios encontrados pelos gestores e equipe envolvida no referido Programa, bem como os benefícios aos alunos e a escola, observando que educação integral tem por objetivos claros proporcionar aos educandos mais tempo de permanência na escola, com atividades diversas, reforço em disciplinas críticas, principalmente língua portuguesa e matemática, haja vista, ser macro campos obrigatórios e de maior defasagem na aprendizagem dos alunos, esse Programa é uma iniciativa do governo federal, ofertado as escolas a fim de promover a educação integral no Brasil e proporcionar educação de qualidade. Por isso, a pesquisa foi direcionada aos gestores, monitores e a coordenadora do Programa.  A revisão da bibliografia proporcionou referências teóricas para as discussões acerca do tema, contribuindo para a análise dos dados, coletados através de questionários e entrevistas e observação in loco.

Palavras-chave: Educação Integral. Mais Educação. Aprendizagem Significativa.

INTRODUÇÃO

        

Na atualidade a importância do desenvolvimento do educando é de grande relevância e os estados e municípios exigem que suas escolas apresentem resultados positivos nas avaliações externas e internas, pois disso dependem os repasses do governo Federal bem como a viabilidade dos programas ofertados pelo MEC as instituições escolares. Sendo que um dos Programas que tem estado presente em muitas escolas brasileiras é o Programa Mais Educação que é ofertado aos alunos do ensino fundamental com uma carga horária de no mínimo sete horas diárias. E também há o PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) onde atende especificamente alunos do ensino médio e só pode ser ofertado no período diurno, exatamente porque também atende os alunos em tempo integral.

Os dois programas têm por objetivos ofertar o aumento progressivo da jornada escolar valorizando as atividades extracurriculares fazendo um vinculo entre o trabalho escolar e a vida em sociedade, preparando o aluno para os novos desafios que a cada dia são apresentados pela sociedade, ajudando-os na resolução dos problemas sociais, políticos e econômicos.

Portanto a presente pesquisa visa apresentar de forma sucinta qual o papel da escola em tempo integral no desenvolvimento deste educando enfatizando o Programa Mais Educação. Qual a influencia do mesmo na aprendizagem dos alunos e quais problemas são encontrados pela escola para executar o programa, enfatizando as dificuldades dos alunos e pais para permanência dos educandos na escola, haja vista a realidades das escolas onde a maior parte dos alunos que estão inseridos no programa são crianças de famílias com renda baixa e os pais precisam trabalhar precisando que seus filhos os ajudem com os afazeres domésticos.

A metodologia utilizada para realização da presente pesquisa foi por intermédio de questionários, entrevista e observação in loco, direcionados aos monitores, gestores e coordenadora do programa Mais Educação. Essa pesquisa mostrou que seus atores mediante dificuldades não desistiram de desenvolver um bom trabalho.

1. UM POUCO DE HISTÓRIA

Nestes últimos anos o assunto educação integral tem estado presente no âmbito da Educação, porém este assunto vem sendo estudado já algumas décadas, tanto que está garantida dentro da Lei 9394, onde diz: Art. 34º, § 2º “[...] o ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino”. (BRASIL, 1996).  

Observa-se que a Lei, garante a Educação integral e abre espaço para que as escolas decidam de que forma irá trabalhar o programa, é interessante, pois algumas escolas trabalham apenas três horas por dia, outras trabalham três dias com cinco horas, o importante é cumprir a carga horária que deve ser de quinze horas semanais.

A Série Mais Educação (2009), diz que a educação integral é um tema estudado desde a década de trinta, nesta época já defendiam essa ideia, e na primeira metade do  século XX o grande educador Anísio Teixeira tanto defendia que  tentou implantar a educação integral, porém, esses ideais eram advindos de ideologias diversas e as vezes  contraditórias, mas mesmo assim os ideias desse grande educador também estimularam que na atualidade a Educação Integral pudesse florescer como tem acontecido.  Em consonância a isso o MEC dispôs o seguinte: “Especialmente nos últimos anos, a implementação da Educação Integral no Sistema Formal de Ensino Brasileiro expressou-se por meio da promulgação de legislação específica.” (2014, p.23).

Porém, para consolidação de todos esses ideais ainda tem um longo caminho, até que chegue a ter uma educação integral de qualidade. O importante é que já começou, espera-se que melhore cada vez mais.

A SECAD (2014) preconiza que o MEC passou a investir no programa priorizando as escolas que tiveram o IDEB abaixo da média esperada, sendo que esse programa também tem um cunho social, pois as vagas eram pra ser preenchidas  preferencialmente por crianças que estavam inseridas no Programa Bolsa Família, o que deixava muitas crianças de fora e que às vezes tinham mais dificuldades de aprendizagem do que as que deveriam ser privilegiadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (230.4 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com