TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENHANDO EXPECTATIVAS: TRANSIÇÃO DO 5° ANO PARA O 6° ANO

Por:   •  25/11/2019  •  Ensaio  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

BIANCA VAZZOLAR ALVES DE OLIVEIRA SQUISSATO

FRANCELI FERNANDA GULARTE EVANGELISTA

LETÍCIA DO NASCIMENTO RIBAS

MAYRA LYA SANCHES ROMERO

PRISCILA DO CARMO RODRIGUES

DESENHANDO EXPECTATIVAS:

TRANSIÇÃO DO 5° ANO PARA O 6° ANO

DO ENSINO FUNDAMENTAL

RIO CLARO - SP

2018

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

DESENHANDO EXPECTATIVAS:

TRANSIÇÃO DO 5° ANO PARA O 6° ANO

DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório Técnico - Cientifico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Licenciatura em Pedagogia da Fundação Universidade Virtual do Estado de

São Paulo (UNIVESP).

Tutor: Michele Prado

RIO CLARO - SP

2018

Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje. De modo que o nosso futuro baseia-se no passado e se corporifica no presente. Temos de saber o que fomos e o que somos, para sabermos o que seremos.

         Paulo Freire

SQUISSATO, Bianca; EVANGELISTA, Franceli; RIBAS, Letícia; ROMERO, Mayra; RODRIGUES, Priscila. Desenhando Expectativas: transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. 00f. Relatório Técnico-Científico (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Michele Prado. Polo Rio Claro, 2018.

RESUMO

O  trabalho de pesquisa, chamado de Projeto Integrador é uma norma da universidade e  que permite aos alunos entrarem em contato real com prática acadêmica, tem como tema Desenhando Expectativas: transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, como objetivo geral almejamos compreender as especificidades do referido processo de mudança e suas consequências na vida dos discentes, como objetivo específico, visando conhecer e buscar esclarecer as dificuldades apresentadas pelos alunos. Esse trabalho se faz necessário pois a grande problemática encontrada é: a demasiada preocupação e a ansiedade causada pelo processo de transição de ciclo, podendo acarretar em alterações emocionais, psicológicas e cognitivas. Essas transformações decorrentes da vida escolar nos levam a refletir sobre os processos necessários, considerando as expectativas dos educandos em relação à nova realidade escolar. Como metodologia a investigação foi desenvolvida na forma de acompanhamento e observação dos discentes nos espaços escolares. Foram utilizados recursos como dados escritos, observações e entrevistas que deram autenticidade aos registros coletados em campo. Portanto, espera-se que esse trabalho possa contribuir para de alguma forma com a prática educativa reduzindo as alterações emocionais negativas para que haja uma prévia assimilação positiva do processo de transição.

PALAVRAS-CHAVE: aluno; ensino fundamental; sexto ano; transição escolar;

Sumário

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Problema e objetivos

1.2 Justificativa

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  2. MATERIAL E MÉTODOS EMPREGADOS

     .................................................................................................................................

  1. ANÁLISES E DISCUSSÕES DE RESULTADOS

4.1 Resultados parciais

4.2 Próximas etapas

1.INTRODUÇÃO

        Este material faz parte da disciplina Projeto Integrador, trazendo o tema Desenhando Expectativas: transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental a  temática escolhida se deu em razão das observações nas vivências em uma  Escola Municipal, que foi inaugurada em 1988 no bairro Parque Mãe Preta, na cidade de Rio Claro - SP. Atualmente a escola possui 300 alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental I (de 1° ao 5° ano).

Tem-se como objetivo a analise no processo pedagógico na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental, visando conhecer e buscar esclarecer as dificuldades apresentadas pelos alunos ao deixarem o ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II.

         Como especificidades do trabalho, o mesmo procurou se pautar em atividades pedagógicas intituladas de “síndrome do 6°ano” foram desenvolvidas na sala do 5° ano C, no período vespertino, classe com 21 alunos, sendo toda atividade acompanhada pelo professor titular.

        Hauser (2007), compreende a necessidade de ser observada a preocupação do educador, que percebe na ansiedade dos educandos a preocupação com a mudança significativa na passagem para do Ensino Fundamental II, que visa alterar a rotina do aluno, que nesta fase costumam experimentar sentimentos de angustia e de deslumbramento diante de um novo ambiente. Esta transição coincide com outras transformações pelas quais os mesmos vivenciam nesta faixa etária.

De acordo Hauser (2007), o estudante vem de uma situação confortável de lugar seguro com apenas um professor e serão levados a um meio para o qual não estão preparados para enfrentar, como a diversidade de professores e o aumento significativo das disciplinas e seus horários. Vivenciando ainda uma fase de mudança, onde deixam de ser crianças e entram na fase da adolescência que reflete em uma situação de conflitos próprios. Essa transição vem carregada de mudanças pedagógicas que afetam o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social do educando.  

A metodologia adotada para a realização desse trabalho foi o método de investigação desenvolvido na forma de acompanhamento e observação dos discentes nos espaços escolares. Foram utilizados recursos como dados escritos e entrevistas que deram autenticidade aos registros coletados em campo.

Desse modo, o trabalho será constituído a partir de levantamento bibliográficos para a fundamentação teórica referente à temática, também será composto por questionário de entrevistas, enviados a coordenadora pedagógica, ao professor da sala e os alunos do 5º C, cujo intuito é coletar quais os anseios e expectativas dessas pessoas frente a temática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com