TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO HUMANO OPERAÇÕES CONCRETAS DE 07 Á 12 ANOS SEGUNDO PIAGET

Por:   •  7/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.114 Palavras (29 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 29

CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

DESENVOLVIMENTO HUMANO

OPERAÇÕES CONCRETAS DE 07 Á 12 ANOS SEGUNDO PIAGET

RIO DE JANEIRO

2018

DESENVOLVIMENTO HUMANO

OPERAÇÕES CONCRETAS DE 07 Á 12 ANOS SEGUNDO PIAGET

Artigo científico apresentado na Disciplina de Neuropsicologia e Reabilitação como requisito básico para obtenção de grau final da disciplina e consequente Trabalho de Conclusão do Curso de Neuropsicologia e Reabilitação.

Orientadora: Professora Doutora Patrícia da Motta Vieira Figueredo

RIO DE JANEIRO

2018

DESENVOLVIMENTO HUMANO

OPERAÇÕES CONCRETAS DE 07 Á 12 ANOS SEGUNDO PIAGET

RESUMO

Este artigo tem como finalidade dissertar sobre como ocorre o desenvolvimento humano no período das operações concretas segundo Jean Piaget, fazendo paralelo Lev Semenovich Vygotsky, outro grande nome do desenvolvimento humano. A parte central do desenvolvimento que será trabalhada e como se dá a aprendizagem neste período para os dois teóricos. A partir de uma pesquisa bibliográfica baseada nos trabalhos de Jean Piaget e Lev Semenovich Vygotsky, dois teóricos do desenvolvimento humano que dissertam em seus livros sobre o assunto em relação a aprendizagem. Ambos os autores entenderem o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordam que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto reguladores. Discordam quanto ao processo de construção, ambos viram o desenvolvimento e a aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática.

Palavras-chave: Piaget Vygotsky.  Desenvolvimento humano. Aprendizagem.

ABSTRACT

This article aims to discuss how human development occurs in the period of concrete operations according to Jean Piaget, paralleling Lev Semenovich Vygotsky, another great name of human development. The central part of the development that will be worked on and how is the learning in this period for the two theorists. From a bibliographical research based on the works of Jean Piaget and Lev Semenovich Vygotsky, two human development theorists who lecture in their books on the subject in relation to learning. Both authors understand knowledge as adaptation and as individual construction and agree that learning and development are self-regulators. They disagree as to the construction process, both saw the development and learning of the child as participatory, not occurring automatically.

Keywords: Piaget Vygotsky. Human development. Learning.

1 INTRODUÇÃO

Jean Piaget (1896-1980) é referência na teoria do desenvolvimento humano, se destacando dos outros pelo seu caráter inovador uma “terceira visão” representada pela linha interacionista que constitui uma tentativa de integrar as posições dicotômicas de duas tendências teóricas que permeiam a Psicologia em geral. Uns dos pontos apresentados por Piaget também foi trabalho no campo da educação, apesar de sua intenção não era formular uma teórica específica da aprendizagem. Piaget se interessou pelas razões que levavam o aluno a fracassar nas respostas dos testes lógicos, nesta época, inicia, pois, sua pesquisa acerca do pensamento infantil e dedica sua vida a elaborar uma teoria geral do desenvolvimento da inteligência lógica.

A extensa obra de Piaget causou interesse nos educadores por problematizar o desenvolvimento da inteligência e a construção do pensamento. Sua teoria foi nomeada Construtivismo. “O objetivo de estudos piagetiano é, portanto, a construção do conhecimento a partir de sua gênese no sujeito cognoscenta” (DESLANDES, 2006, p 36). Esta epistemologia ficou  conhecida  como epistemologia  genética, já que se refere ao estudo da gênese do conhecimento. O foco de Piaget é o sujeito epistêmico e este, por sai vez , é definido como  aquele que constrói  o conhecimento cientifico do mundo. Fica evidente que o problema central da obra piagetiana cerceia a questão de como os homens constroem o conhecimento.

Jean Piaget situa a problemática no contexto de uma interação permanente e continuada entre o sujeito e o mundo interior, que permite depreender o desenvolvimento da criança como uma construção ativa e dinâmica. A vida e adaptação e acomodação mutáveis do meio. Essa adaptação só está concluída quando há equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. A inteligência começa pelo conhecimento da interação existindo uma continuidade do biólogo para o psicólogo.

A classificação do desenvolvimento cognitivo em quatro etapas aponta para o fato de que todos os indivíduos passam por várias mudanças previsíveis e ordenadas. Isto significa que os indivíduos vivenciam todos os estágios do desenvolvimento cognitivo, na mesma sequência, todavia início e término dos estágios variam de indivíduo para indivíduo, devido à peculiaridade individual de ordem biológica ou ambiental. Piaget separa o processo cognitivo inteligente em dois importantes conceitos: “aprendizagem” e “desenvolvimento”. “Aprendizagem” diz de uma resposta particular, aprendida através da experiência e que é adquirida de modo sistematizado ou não.

Este artigo tem como objetivo geral analisar como ocorre a aprendizagem nas operações concretas segundo Jean Piaget. Os objetivos específicos trabalharão: identificando se a aprendizagem acontece igual para todos os indivíduos nesta fase do desenvolvimento: compreendendo como ocorre a aprendizagem para aqueles que recebem estímulos em diferentes ambientes: verificando que mesmo na fase operações concretas a aprendizagem ocorre de forma diferente; compreendendo como acontece a aprendizagem na visão de Vygotsky.

A metodologia utilizada neste trabalho será a pesquisa bibliográfica. Que possibilita o embasamento teórico. Funda-se na investigação, fechamento e arquivamento de referências concorrentes ao estudo. Tem como finalidade a obtenção do histórico sobre o tema. Modernizar o assunto abordado, fornecer alternativas às controversas surgidas.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Como acontece a aprendizagem segundo Piaget

A psicologia do desenvolvimento é um ramo da psicologia que se relaciona com o estudo de todos os aspectos do desenvolvimento humano: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social. Este estudo não é apenas centrado numa etapa da vida, mas voltado para o período decorrente desde o nascimento até a idade adulta, ou seja, quando o ser humano atinge o seu maior grau de maturidade e estabilidade. O desenvolvimento humano pressupõe uma estrutura humana, uma estrutura da personalidade, esta é desenvolvida ao longo do tempo progressiva, diferencial e globalmente. Não é possível, por isso, separar o desenvolvimento humano da estrutura do sujeito, ou seja, o desenvolvimento humano não é mais do que a progressiva evolução da estrutura do sujeito, da sua personalidade, através de diferentes estágios, sendo estes regidos por determinados princípios, sendo estes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.6 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com