TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Humano Teoria de Piaget

Por:   •  7/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 12

O desenvolvimento humano na teoria de Piaget

1-Qual o objetivo principal do texto?

R: O texto objetiva o esforço de compreender o homem em todas as suas formas, englobando-o desde o nascimento até o completo nível de maturidade e estabilidade. O estudo também tem como proposito tecer algumas considerações referidas ao eixo principal em torno em qual giram as concepções do método psicogenético de Piaget, o qual segundo Coll e Gillieron tem como objetivo “compreender como o sujeito se constitui enquanto o sujeito cognitivo, elaborador de conhecimentos válidos.”

2-Qual a característica principal da epistemologia genética?

R: Desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta.

3-Apresente o conceito de sujeito para Piaget.

R: Sujeito epistêmico protagoniza o papel central do modelo piagetiano, pois a grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta.

4-Qual a diferença entre organização e adaptação conforme Piaget?

R: Adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico; e organização constitui a habilidade de integrar as estruturas físicas e psicológicas em sistemas coerentes.

Segundo Piaget a adaptação acontece através da organização.

5-Explique o processo de assimilação.


R: O processo de assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Representa um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, tendo que se adaptar a ela.

6-Mostre a diferença entre auto-regulação e auto-organização.

R: Auto-regulação são as características que as estruturas tem de se organizarem a si mesmas. A auto –organização é a administração  inteligente de nós mesmos. Vai além de uma agenda organizada, consiste em uma revolução interna, isto é, análise e mudança de hábitos e uma reavaliação da auto-concepção.

7-Apresente as características principais da auto-organização da inteligência.

R: Existem quatro características principais da auto-organização da inteligência: espontaneidade, respostas construtivas ás perturbações, presença de causalidade circular e a não linearidade.

  1. Espontaniedade: Expressa a existência de uma espontaneidade dos sistemas naturais, artificiais ou humanos.
  2. Respostas construtivas ás perturbações: Os sistemas auto-organizados são complexos semi-abertos ou semi fechados, que derivam seus padrões de organização das relações internas entre seus componentes. Perturbações de origem externas podem ser utilizadas construtivamente deflagrando processos organizacionais.
  3. Presença da causalidade circular: Os sistemas AO frequentemente apresentam distintos níveis de organização os quais travam relações de “feedback” entre si. Esta característica é ilustrada pelo conceito de “Autopoiese”. Inspirado no funcionamento celular este conceito se refere a uma causalidade circular de genoma e metabolismo.

8-Quais são, segundo Piaget, os estágios do desenvolvimento intelectual da criança.

R: Primeiro período: sensório-motor (0 a 2 anos); segundo período: pré-operatório (2 a 7 anos); terceiro período: operações concretas (7 a 11 ou 12 anos); quarto período: operações formais (11 ou 12 anos em diante).

9-Apresente exemplos práticos de cada fase.


R: Sensório-motor: a construção da noção do "eu", através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.

Pré-operatório: a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação (caráter lúdico do pensamento simbólico).

Operações concretas: aprimora sua capacidade de cooperação, solidariedade. As brincadeiras com regras se tornam muito produtivas nesta idade, pois já são mais fáceis de serem compreendidas com a evolução da linguagem egocêntrica para a linguagem social.

Operações formais: consegue realizar não só operações concretas mas também operações formais. O individuo é capaz de se desprender do real e raciocinar sem se apoiar em factos, não precisa de operacionalizar e movimentar toda a realidade para chegar a conclusões.

10-Explique a citação “Compreender as possibilidades e limites do objeto é a mesma coisa que compreender as possibilidades e limites do sujeito”.

R: Essa citação quer dizer que existe uma relação de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas, onde a filogenia humana tem uma origem biológica que é ativada pela ação e interação do organismo com o meio ambiente, físico e social que o rodeiam.

11-O que Piaget quis dizer com a frase: “Sempre corremos atrás e isso é a ciência”.

R: Que o sujeito nunca está pronto, porque enquanto ele viver sempre estará apto para novos conhecimentos. Também por meio da ciência haverá sempre buscas comprobatórias e incessantes, sempre estaremos buscando maior cognitividade com o meio em que vivemos, absorvendo todos os benefícios sociais e culturais.

 

12-Aponte as ideias principais das considerações finais do autor.

A autora cita Piaget e suas ideias : que a interação social favorece a aprendizagem, que a aprendizagem depende do nível de organização do sujeito, também concluiu que as ideias de Piaget representam um salto na compreensão do desenvolvimento humano, pois de  acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

 



PROBLEMATIZAÇÃO

Explique a teoria da assimilação ou teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel ?


SUMÁRIO

 1 Introdução                                                                                                          04

 2 Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos                      05

2.1 Teóricos e Materiais Didáticos                                                              05

2.2 John Dewey                                                                              05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com