TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.731 Palavras (11 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Unidade Cassilândia - MS

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL,

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO e TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

CAROLINE AMARAL TENÓRIO - RA 2855183163

LUCENIR LEMOS DA SILVA - RA 2833263270

NATHÁLLIA FERNANDES SIMÕES NISHI - RA 2840293408

RAFAELA REZENDE ARAÚJO - RA 2840293401

THALITA ZANOVELO DE OLIVEIRA LIMA - RA 2833321000

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Tutora a distância: Ana Paula Souza

Tutora presencial: Elza Assis Cordoni

CASSILÂNDIA - MS, 25 de Maio de 2015.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Sala de Tecnologia        

2.2 Texto com razões que contribui para a formação das crianças e adolescentes        

2.3 Conteúdos Virtuais        

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a tecnologia envolve tudo que há ao redor do ser humano, todos os processos que envolvem a tecnologia estão cada vez mais nos deixando dependentes deste recurso vicioso, pela praticidade e facilidade que nos transmite também pela agilidade dos meios tanto para o trabalho quanto para o lazer. A indústria é refém de um bom uso da tecnologia em seu favor. Deste o surgimento a tecnologia, o ser humano criticou seu uso excessivo, mas jamais abriu mão dele, estando em todos os meios. A tecnologia faz parte do dia a dia de todos, nas escolas, no trabalho, em todos os processos de nossa vida.

O processo natural de buscarmos cada vez mais meios que facilitem nosso dia a dia, fez com que a tecnologia trabalhasse a favor da educação, pode analisar um processo bastante criativo para o uso da tecnologia neste meio, assim devemos tomar muito cuidado com seu uso, mas de forma correta, para podemos abusar na criatividade e mergulhar nesta forma infinita de conhecimento.

O uso de projetores, computadores, tablets, celulares e lousas digitais na educação está sendo referencia em várias instituições de ensino, o processo educativo envolvendo estes meios de comunicação estão trazendo amplos recursos para o ensino das disciplinas podendo haver comunicação entre instituições, alunos e professores, o acesso à internet, trouxe mais facilidade nas pesquisas e buscas por conhecimento, porém devemos lembrar que estes meios também podem ser prejudicial relacionada à comodidade e insegurança das informações, por isso devemos buscar meios seguros com fontes alternativas para as pesquisas.

Algumas instituições utilizam meios simples para o ensino sem estas tecnologias, mas isso não deixa de mostrar um trabalho digno nas condições que atuam. Conforme a tecnologia na educação se amplia os meios de educar também crescem fazendo com que os alunos ultrapassem barreiras entrando neste mercado cada vez mais competitivo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Sala de Tecnologia

Há muitas críticas relacionadas à tecnologia voltada para educação, principalmente questionada o relacionamento entre as pessoas, por isso as instituições também devem trabalhar outros métodos de ensino participativo, como teatros, projetos em grupo, campeonatos esportivos, dinâmica em grupo entre outros que envolvam atividades de relacionamento cultural,

Podemos analisar que os processos educacionais no ramo tecnológico devem ser trabalhados com estratégias e métodos cautelosos ao transmitir este novo meio de aprendizagem, porém trabalhando em seu favor os aspectos da tecnologia podem beneficiar toda a instituição, transformando em um ganho imenso para a sociedade.

Vejamos abaixo o quadro:  

  Ambiente / Sala Temática: Sala de Tecnologia

Usuários: Alunos

Recursos Tecnológicos

Justificativas e Estratégias de Uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias Assistivas

Projetor

Aula com interação do aluno durante as apresentações, analisando e discutindo as informações relacionadas nos slides.

Ao término da aula, o aluno terá um maior entendimento relacionado à disciplina e poderá desenvolver métodos alternados de aprendizagem.

O aluno poderá utilizar um tablet com um sistema de questionário para responder as perguntas geradas pelo vídeo ou slide apresentado durante a aula.

Computador

Integração do aluno no meio virtual, através de pesquisas na internet.

Ensinar o aluno a utilizar ferramentas de busca para pesquisa e desenvolvimento. Ensinar a importância da internet para a aprendizagem e utilização de forma disciplinar.

O aluno poderá utilizar redes sociais para busca de conhecimento, criando grupos de debates e questionários para discussões.

Celular

Os celulares já tomam conta da vida dos brasileiros, e pode ser utilizada como ferramentas de ensino em prol a educação tecnológica.

Integrar o aluno a trabalhar em equipe, podendo utilizar o celular para criar uma “teia” de informações através de grupos e canais nas redes sociais.

Alguns aplicativos voltados à educação podem ser utilizados nos trabalhos escolares durante as aulas e praticadas como “alternativas” de ensino no meio tecnológico.

Tablet

Os tablets também se tornaram uma forma de entretenimento para os alunos, e através de aplicativos educacionais poderá ser utilizada como meio de ensino tecnológico.  

Os tablets são meios intuitivos para a integração do aluno ao meio virtual, atraindo sua atenção e podendo desenvolver habilidades em vários tipos de aplicativos educacionais, como aplicativos de cálculos matemáticos, língua portuguesa, língua Inglesa entre outras disciplinas. Tornando a aprendizagem mais prática e fácil.

Aplicativos educacionais já fazem parte do meio tecnológico nas escolas. Através dele o aluno pode interagir com o professor e os colegas de sala para responder questionários, dúvidas e auxiliar seus colegas na aprendizagem, podendo deixar sugestões em redes sociais criadas para esta finalidade, também pode utilizar-se uma rede interna apenas para uso restrito dos alunos.

Lousa Digital

A lousa digital é uma tecnologia inovadora para facilitar o método de ensino. Podendo ser utilizado de forma rápida com troca de informação em tempo real, aproveitando da melhor forma a aula e integração dos alunos.

Esta tecnologia se tornou muito importante, pois, auxilia o professor a não deixar o aluno perder o foco da aula, assim fazendo uma troca rápida de informações em tempo real, podendo pesquisar e obter informações para sanar dúvidas e complementar a aula.

Sendo um método novo e intuitivo, a lousa digital, pode tornar o método de ensino revolucionário, fazendo com que o aluno tenha mais de 90% de aproveitamento em sala de aula. A lousa permite a utilização em tempo real de vídeos, músicas, e textos retirados da internet, para pesquisa e conhecimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (781.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com