TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIARIO DE CAMPO

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

  1. A rotina numa turma do 1 ano, na Escola Sagrado Coração, Resende-RJ,bem como as atividades desenvolvidas com os alunos pela professora Sandra com o meu auxilio, teve como a aplicação do plano de aula. Sob a orientação da Cátia.

  1. Desenvolvimento

1 visita à professora Sandra, pediu para eu escrever na lousa o cabeçalho para turma, sendo que tinha escrever em letra cursiva para quem sabia e outra não para quem não sabia escrever ou ler em letra cursiva. Logo pediu para todos pegar o livro de matemática e pediu para eu ler para eles. Constatei que assim que eles voltam do recreio, a professora corrigir a tarefa de matemática do livro e depois ela pediu para distribuir uma folha de atividades que tinha acabado de explicar no livro de matemática. A professora me disse que tem dois alunos com grau de autismo, tem um que não faz tarefa nenhuma e tem outro que debocha de tudo, mas perceber que todos eles são muitos carinhosos. Ela me contou das dificuldades que alguns têm devidos ter problemas familiares.

Notei que a turma é muitas agitadas e na hora da saída a professora me autorizou a pedir para eles, que só poderão ir embora se todos ficarem de cabeça baixa e sentados e assim fui liberando de 2 em 2.

2 visita

Era o dia da professora Elza professora de letramento do projeto mais educação. Ela trabalha com cruzadinhas, notei que a turma ficou em silencio e respeitando ela, constatei que era o diferente da professora de matemática Ela assim que terminou de dar a folha explicou e depois corrigiu junto com a turma. Notei que mesmo que não sabia escrever, acertaram a cruzadinha tudo.

  1. Para iniciar, como já tinha as informações da escola pela sondagem AD1, obtive mais relatos sobre a escola com ajuda da Diretora Adjunta Maria das Graças.

Ao entrar na sala de aula para fazer as observações, fui bem recebida pela professora Sandra, que me auxiliou e me inteirou sobre a turma e com o passar dos dias, puder perceber todos os contextos e variedades de situação que ocorre neste dia.

  1. A estrutura física da escola é antiga, a quadra de educação física foi pintada, mas precisa de reparos, a segurança na escola é razoavelmente boa, tem a recepcionista que cuida e controla quem entrar e quem sai da escola, não existem câmeras. O atendimento aos pais é feito em horários compatíveis.

  1. A secretaria é bem organizada, a coordenação pedagógica dá a total assistência ao corpo docente, como tirando copias de atividades e organizando as lista de alunos e etc.
  1. Apoio á infraestrutura, aqueles que garantem as condições básicas de funcionamento da escola (limpeza, copa, cozinha, manutenção).

É insuficiente, mas todos que exercem fazem o possível para manter organizados, responsáveis e dedicados. Fazendo que a escola seja aparentemente bem organizada em seus diversos setores.

  1. A distribuição dos tempos escolares é bem organizada, nos tempo de aula de Português e Geografia e tarde no meu período de estágios é de matemática e Ciências.

  1. As mitologias aplicadas nas salas e nas atividades lúdicas são dinâmicas e diversificadas. A professora se esforça para fazer da sala de aula um ambiente bem características para educação fundamental na sua na sua ornamentação, figuras nas paredes, brinquedos e trabalhos diversos, mesmo que faltam estruturas para atendimento fundamental. Constatei que as professoras de todas as turmas da escola contam com uma apostila de orientação.
  1. Constatei que as relações de alunos e professores são boas na maioria das vezes, mas com algumas poucas relações conflituosas em alguns casos. As dos pais e professores na maioria dos casos é uma relação distanciada, pois alguns pais não envolvem e nem se interessam pelos problemas dos filhos, e. Outros casos em sua minoria há uma relação de parcerias entre professores e pais. Os professores e gestores são amigável e construtiva com exceção da diretora geral que é uma freira e não ficar muitas vezes na escola, que tem pouco contato com o professores para auxilio e resolução dos problemas. Já que contatos  com o professores para auxílios e resolução dos problemas .que resolve é a diretora adjunta Marias das Graças .A da professora comigo estagiaria foi muito proveitosa, pois fui bem recebida e orientada pela professora da turma que me deu total atenção e auxilio quando sempre precisava.
  1. São contextualizadas com as realidades dos alunos, apesar de alguns métodos serem tradicional e mecanizada, já que trata de comunidade carente, o atendimento a essas crianças durante o tempo em que estão na escola é bem organizada e planejada.
  1. Como puder passar horas com turma, conversei com a professora para saber melhor, sobre como desenvolver minhas atividades com a turma e puder ter melhor ideia sobre como trabalharia nesta faixa etária, já que não sou professora, pesquisei na internet que serviu de auxilio. Formei que poderia trabalhar o assunto que foi na semana que é Dezenas e de Unidades de Matemática e Os animais de Ciências.
  1. Em antiga estrutura, sem rampa de acesso a deficientes físicos, já que a escola atende á este publico também, eles improvisaram uma rampa de madeira feita à mão. Contando com assistência de sala de recursos, o pátio para recreio é limitado, mas cada turma tem seu horário de recreio, diferenciando do pequeno e grande.

Estagiário (a): Luciana Felipe da Silva

Curso:Lincenciatura em Pedagogia

Pólo CEDERJ: UERJ/RESENDE-RJ

Escola: Escola Sagrada Coração

Tutor presencial: Soraia Ramagem

Semestre de realização do Estágio: 2° período

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL

ATIVIDADE 8: Elaboração de um plano de aula para docência compartilhada 

Estagiário(a): Luciana Felipe da Silva

Curso: Lincenciatura em Pedagogia

Pólo CEDERJ: UERJ/RESENDE-RJ

Escola: Escola Sagrada Coração

Tutor presencial:

Semestre de realização do Estágio: 2° período

Plano de Aula 1:      

Série/Ano de escolaridade:  1°ano

1. Tema:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com