TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diario de Campo

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

O Passo a Passo na Construção do meu Projeto de Monografia

Quando penso no meu projeto de monografia já estou ciente de que o PRIMEIRO PASSO que preciso dar é encontrar meu problema de pesquisa. Como entendo que um problema de pesquisa é um ponto de partida para uma pesquisa é escrever minha monografia como trabalho de conclusão do curso de pedagogia.

Portanto, de tudo que li durante as aulas, daquilo que aprendi nas disciplinas que tive e daquilo que tenho percebido no meu trabalho como professor ou professora, estou interessado ou interessada em pesquisar sobre o PROBLEMA...

TEMA:  o processo da alfabetização no município de Grajaú-MA; um estudo sobre as propostas do Plano de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

PROBLEMA: Com o processo de alfabetização se desenvolve nos anos iniciais de acordo com a proposta curricular do Plano de Alfabetização na Idade Certa- PNAIC?

Esse PROBLEMA me preocupa porque...

Minhas inquietações se referem às seguintes questões:

  • De que forma o currículo é aplicado nos anos iniciais?
  • O ensino de forma interdisciplinar favorece ou atrapalha o aprendizado nos anos iniciais?
  • A superlotação nas classes prejudica o processo de ensino e aprendizagem?
  • Como se desenvolve a proposta curricular nas salas multisseriadas nos anos iniciais?
  • O currículo formal atende às necessidades educacionais das crianças indígenas?

Justificativa

Essa pesquisa se justifica por meio de observações realizadas nas classes de anos iniciais em algumas escolas em que atuei como docente. Sempre me chamou a atenção o planejamento “estático” que colegas professoras e professores faziam e fazem, ou seja, copia-se o plano proposto do livro didático sem adequação à realidade da escola e à vida dos alunos (chamo de estático o planejamento copiado do livro didático sem alterações e/ou adequações por parte do professor e que na maioria das vezes não contempla a realidade da sala de aula, mas apenas, a proposta do livro didático), culminando em aulas desinteressantes e distanciadas do processo de ensino e aprendizagem, sem o qual não se justifica a existência de alunos, professores e a própria sala de aula.

Nesse contexto, professores priorizam o ensino de Língua Portuguesa e matemática de forma disciplinar; interdisciplinam alguns conteúdos referentes às disciplinas de História, Arte e Ensino Religioso e deixam as Ciências e Geografia por conta do tempo, com uma carga horária reduzida em relação à quantidade de aulas prevista na grade curricular nacional, ficando-se patente, portanto, a falta de formação didático-pedagógico-curricular dos professores, motivo que explica os baixos índices de alfabetização exibidos no país a partir das pesquisas realizadas. Cita-se SAEB, entre outras.

Por meio desta pesquisa procurar-se-á ainda verificar se o número excessivo de alunos nas salas de anos iniciais prejudica o processo de ensino e aprendizagem, bem como, se investigar o projeto curricular das salas multisseriadas sofrem alguma adequação em relação às salas seriadas. E finalmente, pretende-se descobrir se a proposta curricular do Plano de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, neste município, atende a população indígena que frequentam estas salas de aula. Sendo estes, em grande número e com costumes e Língua própria dos povos indígenas, recebem nesta pesquisa um olhar especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com