TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, COMPETENCIAS PROFISSIONAIS, FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO LICENCIATURA  EM PEDAGOGIA
6ª SÉRIE

Caroline dos Santos Batista – RA: 8529970181

Kíssila Macedo da Silva Souza  – RA: 9515382312

Maria Eunice da Silva Mendes –  RA: 8741130202

Tainah Felipe de Souza – RA: 349719

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Educacionais, Competências Profissionais, Fundamentos da Gestão em Educação e Pedagogia Empresarial

Katiane Pereira dos Santos

                                                                                                           Tutora

MACAÉ

NOVEMBRO/2016

SUMÁRIO

  1. Introdução ..................................................................................................03
  2. Passo 1 - Gestão Democrática na Educação ............................................04
  3. Passo 2 -Quais são os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos? .....................................................................................................04  
  4. Passo 2 - Quais as perspectivas de avaliação da EJA ..............................05
  5. Passo 3 -  A importância da variação linguística na EJA ...........................05
  6. Passo 4 - Plano de aula .............................................................................06
  7. Considerações finais ..................................................................................07
  8. Referências Bibliográficas ..........................................................................07

Introdução:

A EJA como uma modalidade da educação básica, é pautada na LDBEN pelos mesmos princípios que a educação regular fundamental e média. A proposta curricular para a EJA tem por objetivo oferecer subsídios que oriente a reflexão pedagógica sobre essa modalidade, tem especial relevância a consideração de suas dimensões social, ética e política, sendo necessária uma prática que se enfatizem as finalidades a que essa educação se destina.

        A legislação educacional brasileira é bastante flexível a essa modalidade de ensino, de modo a contextualizar o ensino e torná-lo mais acessível ao educando, como: as diferenças existentes entre os alunos a que se destina; carga horária e horários adequados a maioria dos alunos, conteúdos acessíveis e metodologias alternativas de ensino.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC), ao longo dos anos, tem proposto metodologias e didáticas que reforçam o atendimento à EJA de forma legal e prática, tem buscado propiciar ensino de qualidade para a EJA e, que esse ensino que de consistência aos propósitos tanto do educando como do educador. Com o objetivo de integrar e fortalecer a didática da EJA, iniciativas vem sendo tomadas, como as do MEC que tem editado, codificado e distribuído livros pedagógicos e didáticos apropriados para essa modalidade, direcionados aos alunos e aos professores, inclusive sob a forma de propostas curriculares.

A proposta curricular deve contribuir para formar jovens e adultos que já são trabalhadores e que necessitam de se aperfeiçoarem melhor para se relacionarem com a sociedade, sem que sejam vistos como seres inferiores e excluídos por não possuírem educação escolar. A educação de jovens e adultos visa também contribuir para a inclusão social, para encurtar a distância entre os incluídos e excluídos das novas formas de conhecimento existente no mundo globalizado do trabalho e das novas tecnologias.

        Assim, é importante que o trabalho com esses alunos seja voltado para um desenvolvimento focado no âmbito pessoal, social e profissional; devendo utilizar metodologias criativas e envolventes, transmitindo-lhes não somente o ensino letrado, mas também uma consistência crítica e política, de forma que fortaleça seus vínculos familiares, de solidariedade e de tolerância recíproca, elementos indispensáveis à vida social, e que não desvaloriza seus conhecimentos, sua cultura e sua identidade.

Cabe ao professor estabelecer o aprendizado com base na realidade de cada aluno, desenvolvendo um trabalho com variações linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa principalmente, porém que devem ser trabalhadas em outras modalidades de ensino. Além de variações linguísticas o professor deverá incentivar a reflexão crítica dos alunos e trabalhas questões relacionadas à gestão participativa na escola, pois o importante é que os alunos compreendam que precisam participar ativamente de todas as decisões relacionadas ao ambiente escolar.

Desenvolvimento:

PASSO 1:

Gestão democrática na Educação:

A LDB norteia toda a educação no Brasil, em seu art. 37 onde ela diz “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.” Logo após no atr.38 ela visa garantir que: “Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.”

Com base nos artigos acima mencionados verifica-se que os sistemas de ensino tem por obrigação assegurar direitos para jovens e adultos que não começaram e/ou não deram continuidade aos estudos no ensino fundamental e médio na idade certa. Garantindo o direito de estudar gratuitamente, as oportunidades educacionais apropriadas e as características dos alunos.

PASSO 2:

  1. Quais são os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos?

Os pressupostos teóricos da Educação de Jovens e Adultos muito defendido na modalidade EJA é o método de ensino criado por Paulo Freire, que até hoje tem eficácia no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para Paulo Freire, as mudanças na educação acontecem por meio da criação de um novo sistema educacional prático e teórico para ensinar e aprender os conteúdos e objetivos dessa nova aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos. Ele tem uma visão também de diminuir a desigualdade social para aqueles menos favorecidos, que em sua maioria são jovens que precisam trabalhar em troca de sua sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com