TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Por:   •  9/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.895 Palavras (20 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

UNIASSELVI-PÓS

ANA RÉGIA NUNES DA SILVA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

CARAUARI – AM

2015

ANA RÉGIA NUNES DA SILVA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL

Relatório de Estágio, apresentado como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia em convênio entre as instituições Centro Universitário Leonardo da Vinci e UNIASSELVI – Sociedade de Pós Graduação Ltda.

Orientador: Gilmar Girão Leite.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA 5

2.1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6

2.2. COLETA DOS DADOS E INTERPRETAÇÃO. 9

2.3. REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS. 12

2.3.1. Intervenção 1: 12

2.3.2. Intervenção 2. 12

2.3.3. Intervenção 3. 13

2.4. APROXIMAÇÕES DIAGNÓSTICAS - (ANÁLISE DOS RESULTADOS) 15

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 16

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório apresenta resultados de uma pesquisa de estágio que foi realizado em uma Escola Municipal de Carauari, Escola Municipal Firmino Coelho Bastos, que foi fundada em 06 de fevereiro de 1976 pela lei nº 207/76 pelo prefeito em exercício Emídio Gaspar de Araújo sendo o primeiro estabelecimento edificado na comunidade Samuel Amaral. Funcionava em dois turnos: matutino e vespertino e tinha como responsável, a professora Damires.

Anos depois um problema foi se agravando: a estrutura física da escola já se tornara inadequada e não mais comportava a demanda comunitária. Entretanto, a mesma sofreu ampliações de duas (02) salas para seis (06). Mesmo sofrendo ampliações não conseguia absorver as crianças que se dirigiam em busca de espaço para estudar. Assim fez-se necessário adaptar dois (02) pequenos prédios que durante dois (02) anos funcionaram como anexos da escola.

Em 2003, na gestão do prefeito Bruno Luiz Litaiff Ramalho, a escola novamente foi ampliada de 06 para 11 salas de aulas.

Atualmente a escola funciona em um único prédio a qual se dispõe de 11 salas de aula incluindo a sala de recurso, 01 secretaria, 01 cozinha, 01 depósito, 02 dois banheiros com sub divisões e 01 outro adaptado as necessidades especiais, 01 corredor com 01 sala de reforço, 01 sala materiais esportivos e pedagógicos, 01 sala de informática e também 01 sala de leitura.

É instituída numa área que mede 2.275m², sendo que sua área ocupa 1000m², distribuídos entre frente, laterais e fundo.

Por ser localizada bem no centro do terreno, o espaço disponível para a prática de atividade extras só é possível numa pequena quadra descoberta no fundo da escola, mas está sofrendo ampliações.

Atualmente a escola tem como gestora a professora Dauvina Quirino da Silva e esta conta com 02 apoios pedagógicos: Verônica Paulino da Silva e Rosângela Maria Gomes da Silva.

Seu corpo docente é formado por 27 professores distribuídos nos 02(dois) turnos e 04 monitores do programa Mais Educação, o corpo administrativo é formado por 23 funcionários, auxiliar administrativo, serventes e vigias.

A clientela da escola Firmino Coelho Bastos é proveniente dos bairros: Samuel Amaral, Memória, Flamengo e Lago Preto e é oriunda de famílias de classe baixa. Os pais de nossos alunos na sua grande maioria são pescadores, agricultores, desempregados ou sujeitos a subempregos temporários, os chefes dessas famílias são homens sofridos, éticos num destino melhor para seus filhos. Além dessa parcela de indivíduos existe na escola uma outra, também formada por famílias desestruturadas e violentas. Essas crianças não vivem sua infância, elas perdem nas ruas precocemente, ou na responsabilidade de um trabalho adulto ainda não próprio para a tenra idade que tem. Alguns dos alunos chegam à escola “embriagados” de revolta e violência ou se recolhem a um inquietante mutismo que incomoda a consciência de qualquer educador que tenha compromisso com a formação de cidadão.

O estágio realizado nessa escola foi de estrema relevância para a conclusão do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia, foi onde observei os sujeitos envolvidos e realizei as interferências pedagógicas, na expectativa de minimizar a problemática encontrada.

O tema abordado foi: Dificuldades de Aprendizagem na Leitura em uma Escola Municipal, pelo fato de que 60% dos alunos apresentavam deficiência na compreensão da leitura e interpretação.

Desta maneira foram traçados alguns objetivos como norteadores dessas intervenções, como objetivo geral: Analisar os fatores que geram dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da leitura no espaço da sala de aula bem como a comunicação efetiva com os outros.

Como objetivos específicos: Disponibilizar o manuseio de diferentes gêneros literários e textuais despertando na criança o gosto pela leitura prazerosa no dia á dia; Proporcionar momentos para os educandos explorarem suas ideias, compreendendo a mensagem do texto ou história estudado, relacionando os fatos acontecidos com a sua realidade; Desenvolver métodos lúdicos pedagógicos com o intuito de transformar a leitura em hábito no cotidiano de cada discente dentro e fora do ambiente escolar.

Através dos objetivos aqui listados foram colocados em prática intervenções com metodologias que serão descritas detalhadamente, no decorrer do presente relatório.

Portanto com o intuito de contribuir com a realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com