TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DILEMAS ÉTICOS E ESTÉTICOS DA PESQUISA EDUCACIONAL: BREVE ENSAIO

Por:   •  17/11/2019  •  Ensaio  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Regional do Cariri – URCA

Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Curso de Pedagogia

Disciplina: Pesquisa Educacional I

Professora: Ms. Cássia da Silva

DILEMAS ÉTICOS E ESTÉTICOS DA PESQUISA EDUCACIONAL: BREVE ENSAIO[1]

Antonia Rufino Sampaio[2]

Cecília Georgiana Salvador Ferreira[3]

Cecília Gerônimo Ferreira[4]

Maria Gonçalo Militão Freire[5]

Maria Isabel Canuto Gonçalves da Silva Arraes[6]

Resumo

O presente ensaio é parte integrante dos estudos da disciplina “Pesquisa Educacional I”, do curso de graduação em Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, da Universidade Regional do Cariri – URCA.  O ensaio objetiva realizar uma análise do artigo “Pesquisa Educacional: Conceitos e Perspectivas” de autoria de José Lima, Ayza Ramalho e Walter Lima produzido no contexto dos estudos realizados na pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Portanto, traz-se a tona questões referentes a adequação de um texto as normas acadêmicas, a análise dos referenciais teóricos e metodológicos, considerando abordagens de tipo quantitativa e qualitativa, presentes no estudo, com foco na construção de sentido entre o pesquisador e o sujeito pesquisado propondo novos contextos de análise sobre a pesquisa educacional reiterando os princípios éticos e estéticos dessa abordagem. Para tanto, as reflexões originam-se de uma discussão dos temas apresentados ao longo do estudo desde o resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências apresentadas.

Palavras-chave: Pesquisa educacional; conceitos; metodologias; ética.

1 Introdução

O presente trabalho surge do esforço de se construir caminhos menos tortuosos em torno da pesquisa educacional enquanto parte integrante dos saberes acadêmicos e científicos. Para tanto, é necessário o conhecimento das particularidades de um estudo que pretende refletir sobre contextos variados, múltiplas relações e ainda assim pautados numa abordagem ética. Por isso é necessário caminhos teóricos e metodológicos bem delineados que auxiliem na construção de sentido e na fidedignidade de um conhecimento científico.

O ensaio aqui apresentado é a tentativa de reconhecer esses aspectos a partir da análise do artigo “Pesquisa Educacional: conceitos e perspectivas” (LIMA; LIMA; RAMALHO, 2017) considerando tanto a dimensão estética quanto a dimensão conceitual presente nesse estudo e, principalmente a preocupação dos autores para a ética necessária entre o pesquisador e o sujeito pesquisado, considerando este sujeito como objeto de conhecimento e ao mesmo tempo dotado de humanidade.

2 Adentrando na pesquisa educacional

        Tomando como ponto de partida a análise do artigo “Pesquisa educacional: conceitos e perspectivas” será possível adentrar no âmbito da discussão acerca da produção de textos acadêmicos desde a definição do objeto de pesquisa, do repertório conceitual, a orientação metodológica e, principalmente a construção de sentido em torno da importância da pesquisa como ato de reflexão e intervenção social.

2.1 O resumo: cartão-postal da pesquisa

Analisando o resumo apresentado no artigo “Pesquisa educacional: conceitos e perspectivas” percebe-se que os autores expõem de forma clara as discussões desenvolvidas ao longo do trabalho, elucidando logo nas primeiras linhas os objetivos a serem desenvolvidos por se tratar de um pequeno recorte acerca da pesquisa em educação, dividida em três vias de investigação: que é a construção do objeto de pesquisa, da realidade do sujeito a ser pesquisado e dos contextos que integram e diferenciam a pesquisa qualitativa e a pesquisa quantitativa.

Fica evidente que o artigo faz parte do estudo da disciplina Pesquisa Educacional, da pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, portanto definindo claramente todas as siglas presentes.

O texto do resumo evidencia os campos conceituais trabalhados ao longo do texto, porém faltou explicitar a ênfase dada aos sujeitos a serem pesquisados no estudo apresentado, visto que ao longo das discussões, principalmente na conclusão fica claro a importância atribuída à relação entre os pesquisadores, suas pesquisas e os pesquisados, sendo relevante o retorno das pesquisas para o ambiente de origem dos estudos.

2.2 A introdução: apresentação dos enigmas

Logo no início da introdução o assunto é contextualizado no âmbito da pesquisa educacional, enfatizando que esse processo não pode ser visto numa perspectiva messiânica, como salvadora da pátria, mas como um processo de reconstrução do processo educacional.

No parágrafo introdutório é posto que o estudo em questão não se dedica a pensar algo novo, porém o foco é pensar esse tema a partir de contextos novos. Nesse contexto são apresentados os objetivos da pesquisa, dividas em três perspectivas principais: a construção do objeto, realidade do sujeito pesquisado e um estudo dos meios qualitativos e quantitativos para compreensão dos dados coletados.

2.3 Caminhos teóricos e metodológicos da pesquisa educacional

A pesquisa se desenvolve a partir de uma revisão bibliográfica compondo o referencial teórico, abordado ao longo do artigo, e que revisitaremos nesse ensaio de forma breve, relembrando o diálogo entre os autores que dão sentido as discussões propostas.

Logo na seção “Construindo o objeto de pesquisa” são evidenciados autores como Valdemarin (2010, p.47), que compreende a construção do objeto de pesquisa num processo embasado principalmente nas leituras de outras pesquisas e em diversas fontes teóricas. Já para Alves (1991, p.56) o ponto primordial de um projeto de pesquisa é a formulação de um problema que oriente toda a investigação. Que nesse sentido (Costa et al., 2014, p. 29) conclui que esse problema deve ser motivado por uma curiosidade científica, que deve ser desenvolvida a partir de passos metodológicos minuciosos centrados na definição de “O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Com que recursos pesquisar? Pesquisado por quem?”. Portanto tais reflexões são essenciais para o processo de construção de uma produção científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com