TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

INSTITUTO DE CIENCIA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE  EDUCAÇÃO

DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA DA  EDUCAÇÃO

GISELE SANTOS DE JESUS

RAFAELA CRISTINA SILVA MOREIRA

RESUMO DOS CAPITULOS, 1, 2 E 3 DO LIVRO  “Psicologia e trabalho pedagógico”.

SANTARÉM – PA

2019


GISELE SANTOS DE JESUS

RAFAELA CRISTINA SILVA MOREIRA

[pic 2]

SANTARÉM – PA

2019

FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria Nazaré. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

        De acordo com Fontana e Cruz (1997), a escola é lugar de aprender diferentes atividades, e não somente estudar as disciplinas, é nela que o repertório das crianças é ampliado, ela é lugar de correr, brincar, lanchar, conversar, de realizar, isso ocorre por diferentes motivos, devido a todo esse processo de aprender, a todas as relações que ocorre no espaço escolar é que a escola torna-se um objeto de estudo por diversas áreas, sendo a psicologia uma delas.  As autoras destacam que perante a sociedade o papel da escola é determinado pelo processo de transmitir e assimilar o conhecimento, a partir disso pode-se dizer que a psicologia pode ajudar as praticas pedagógicas através do processo de ensinar e aprender.

        Nesse contexto, é necessário introduzir o que é “ensinar” e “aprender”. FONTANA E CRUZ (1997) citam que “ensinar é transmitir conhecimentos, técnicas, valores, é deixar o outro fazer, orientando, explicando, "dando a receita", fazendo junto...”.  Já quando abordamos o aprender, ainda mais quando tratamos do aprendizado das crianças, relacionamos a aprendizagem ao desenvolvimento.

        As autoras discorrem que para uma criança realizar uma tarefa é necessário esperar que ela possua uma determinada idade para poder executar a tarefa, com isso conclui-se que a aprendizagem está ligada ao desenvolvimento, como já citado, no entanto FONTANA E CRUZ (1997) também relatam que é necessário ensinar para que a criança se desenvolva.

        Todas essas temáticas podem ser estudadas pela psicologia, visto que a mesma tem como seu foco de estudo o desenvolvimento do ser humano, as etapas de aprendizagem e a criança. Porém, por muito tempo a criança não era tratada como criança, antigamente elas eram vistas como adultos em miniatura, foi no século XX, que de fato começou o estudo do comportamento das crianças, a partir desse século foram desenvolvidas várias pesquisas sobre a diferentes áreas da vida da criança e nos dias atuais todos esses estudos têm sido utilizado para refletir sobre o desenvolvimento, a afetividade e a educação das mesmas.

        FONTANA E CRUZ (1997) explanam que além de todo o sistema teórico utilizado, ainda existem várias abordagens sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento. Além disso, diversas abordagens sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento foram elaboradas, a partir de questões e interesses específicos e com. É no 2º e 3º capitulo que as autoras dissertam melhor duas dessas abordagens.

        Fontana e Cruz (1997) discorrem no segundo capitulo, sobre hereditariedade e maturação, sendo que a autora comenta dois importantes pesquisadores que contribuíram para a pedagogia: o Alfred Binet e Gesell.  A hereditariedade é passada de geração para geração, como por exemplo: a inteligência de um pai que foi passada para uma criança, e geneticamente vai ser mais propensa a ser inteligente. Assim se encachando na teoria de Binet, onde ele considerava inteligência como aptidão sem se confundir com o conhecimento vivido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (122 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com