TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA

FACULDADE DE PEDAGOGIA TURMA 2014

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA ANDREANY DOS SANTOS SILVA

JOELMA MOREIRA DE SOUZA

MICHELE PATRICIA DOS SANTOS MELO

REALTÓRIO DE ESTÁGIO

ALTAMIRA – PARÁ 21 DE JUNHO 2016

JOELMA MOREIRA DE SOUZA

MICHELE PATRICIA DOS SANTOS MELO

REALTÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório apresentado com conclusão do Estágio Supervisionado na Educação Infantil, como requisito analisar e observar os contextos educativos orientados pela professora Andreany dos Santos Silva.

ALTAMIRA – PARÁ 21 DE JUNHO 2016

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

CONHECENDO A ESCOLA

EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASSIMILANDO VIVÊNCIAS

DETALHANDO O DIA A DIA DE OBSERVAÇÃO

ACOMPANHAMENTO

CONSIDERAÇÕES

REFERÊNCIAS

APRESENTAÇÃO

No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, a escolha de executar atividade de observação em uma escola particular de Altamira, foi para identificar as diferenças entre uma escola particular para o ensino público, a escola Objetivo Sapiens tem a missão de desenvolver uma educação de qualidade, com materiais didáticos da própria Escola, as crianças de quatro a cinco anos consegue ter um bom desenvolvimento. Na educação infantil do Colégio Objetivo, a alfabetização é concebida como um processo em que respeitam o ritmo da criança respeitam as descobertas e as suas características individuais, as professoras usam metodologias como as fichas, que são materiais do objetivo que cada criança fornece para desenvolver as atividades em sala de aula, para que a criança aprenda os números, o alfabeto, investigando e aprendendo o seu próprio nome nas palavras, com isso elas conseguem desenvolver na sua escrita espontânea e ao longo das aulas elas chegam a identificar a formação das palavras, musicas textos e versos.

O estágio teve como objetivo de estudo a importância de sair da nossa sala de aula para a realidade, convivendo com as crianças em sala de aula para nos aproximar de fato da nossa área de formação, auxiliando a professora e compreender os diferentes métodos que ela utiliza em seu exercício profissional, é também um momento de aproximação real entre a universidade e a escola infantil que nos possibilitou a realidade social e participação no processo de desenvolvimento do estágio.

CONHECENDO A ESCOLA

No dia vinte e três de maio fomos conhecer o Colégio Objetivo Sapiens, localizado na Rua Coronel José Porfirio, 2235, Altamira – PA. Após nos apresentarmos para a coordenadora Fernanda Azevedo, fomos conhecer os espaços da escola, que a sua missão é desenvolver uma educação de qualidade, pautada em princípios morais e éticos na qual possamos formar cidadãos íntegros e capazes de construir uma sociedade melhor. A sua visão é ser uma escola de referencia na região pelo seu método de ensino preparado com excelência de acordo com os valores morais, éticos e sociais, fortalecidos pelas leis educacionais brasileiras, onde os profissionais tenham orgulho de trabalhar. E os seus valores são o comprometimento, pontualidade, qualidade de ensino, respeito à individualidade, ética e moral, relacionamento transparente com o cliente, colaboradores e parceiros, foco na aprendizagem e sua criatividade.

Ao entrar na escola no primeiro momento as crianças são recebidas no pátio, bem arejado e extenso, as professoras os aguardam as crianças para levá-los as salas de aulas até às oito horas da manhã, logo elas vão ao banheiro e encham suas garrafas de água, em seguida a professora os conduz para a sala de aula. A sala de aula onde fizemos a nossa observação foi a de numero seis, Infantil III, com a professora Néia mais a professora assumiu a turma no decorrer do tempo, pois a professora Néia entrou em licença maternidade. A sala de aula e bem aconchegante, climatizada, as cadeiras e mesas das crianças e de acordo com a sua idade de quatro a cinco anos, na parte da manha são dezesseis crianças em sala de aula. No momento do lanche as crianças acompanha a professora até a sala onde guardam as suas lancheiras, e quem não leva o seu lanche a escola tem um espaço de lanchonete para os alunos, em seguida as crianças retornam para as salas onde lá faz sua refeição. Após elas vão para o recreio em media de trinta minutos, no segundo pátio é um espaço amplo e arejado, com parquinhos, brinquedos para as crianças. Na aula de educação física em toda quarta-feira as crianças vão para a quadra onde é o lugar adequado para as atividades de educação.

EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASSIMILANDO VIVÊNCIAS

Como o estágio foi realizado em instituto particular, não tivemos aproveitamento como deveria ser apesar das contradições, o estágio nos serviu para despertar o nosso olhar pedagógico para determinadas situações que ainda hoje mesmo numa escola particular encontramos dificuldades para interagir e participar da vivencia pedagógica da escola.

DETALHANDO O DIA A DIA DE OBSERVAÇÃO

No dia vinte e quatro de maio começou o a nossa observação em sala de aula, onde no primeiro horário tem o acolhimento, em seguida as crianças acompanhadas da professora vão para a sala de aula desenvolvendo atividades programadas. Neste mesmo dia a professora desenvolveu atividades de Artes, estudaram sobre o homem e a tecnologia e os primeiros habitantes do Brasil, fizeram produção de texto. A professora utilizou a ficha número nove, e o manual do professor na página cinquenta e oito. Depois de todas essas atividades, tem o lanche às nove e meia, em seguida o recreio, com duração de trinta minutos, já na sala de aula estudou sobre bruxas e bruxas com produção de texto da ficha trinta, manual do professor.

Dia vinte e cinco de maio seguiu a mesma rotina do acolhimento, a professora leva as crianças para a sala de aula, na sala ela confere as agendas e as atividades de casa, e em seguida as crianças tem educação física, ao retornar para a sala, estudam sobre patas e pés em dupla na ficha número vinte e oito, a professora dá um tempo para que possam resolver os problemas de matemática, e ela verifica o manual do professor página sessenta e cinco, as nove e meia as crianças vão para o lanche após o recreio. Ao retornarem para a sala desenvolvem atividades sobre o homem e as tecnologias da ficha nove, dialogando com o texto, e verifica o manual do professor página setenta e um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (241.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com