TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 1º semestre

Por:   •  28/8/2017  •  Monografia  •  2.943 Palavras (12 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 12

A DIDÁTICA DOS FILMES NO ENSINO MÉDIO: Construindo um projeto de vida de forma interessante.

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Educação e Diversidade, Estrutura e Organização da Educação Brasileira, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Tecnologias Aplicadas à Educação.

Tutor (a) à distância: Milena Farias Mendes

3

SUMÁRIO:

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 4 2 PERFIL SOCIO ECONÔMICO DA ESCOLA ........................................................... 5 3 JUSTIFICATIVA ....................................................................................................... 6 4 OBJETIVOS ............................................................................................................. 7 4.1 OBJETIVO GERAL ........................................................................................... 7 4.2 OBJETIVO ESPECÍFICO .................................................................................. 7 5 QUADRO TEÓRICO ................................................................................................ 8 6 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA ...................................................................... 10 7 METODOLOGIA .................................................................................................... 11 8 CRONOGRAMA .................................................................................................... 13 9 MODELO DE AVALIAÇÃO .................................................................................... 14 10 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 15 11 BIBLIOGRAFIA .................................................................................................... 16 12 ANEXOS .............................................................................................................. 17

4

1 INTRODUÇÃO

Segundo o recente Relatório de Desenvolvimento (2012) divulgado Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil tem a taxa de 24,3%, sendo a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Esse dado deve servir como alerta para buscarmos diminuir a desigualdade no aprendizado entre os jovens brasileiros para que ambos possam ter as mesmas oportunidades de integrarem as universidades e o mercado de trabalho. De acordo com relatório da UNESCO – órgão das Nações Unidas para educação, ciência e cultura – a educação ajuda a combater a pobreza e capacita as pessoas com o conhecimento, habilidades e a confiança que precisam para construir um futuro melhor. O investimento na educação pública é um dos principais pontos a serem avaliados por governantes, pois é o fator determinante para que a estrutura de ensino possa atender mais pessoas com qualidade e consecutivamente efetivar as políticas para a educação. A meta de investimento estabelecida pelo governo é alcançar o índice de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020. Certamente que com um maior investimento alguns problemas comuns em escolas públicas como falta de transporte e ausência de professores poderiam ser sanados, porém enquanto isso não ocorre, cabe aos profissionais de ensino comporem técnicas para atraírem e motivarem jovens a se desenvolverem. Promover atividades que abordam temas variados em aulas diferenciadas, com uso de recursos tecnológicos, devem compor ações que podem contribuir para a integração entre aluno e escola, além de estimular o aperfeiçoamento de habilidades e melhor desempenho nas avaliações qualitativas, além de mais tempo de permanência dos estudantes na escola.

5

2 PERFIL SOCIO ECONÔMICO DA ESCOLA

A escola foi inaugurada em 2001, num bairro de classe baixa da cidade de Sumaré-SP, onde atende jovens de idade entre 12 e 18 anos que apresentam em muitos casos problemas sociais, emocionais e intelectuais, em resumo dessas dificuldades, mostram grande necessidade de ajuda tanto intelectual quanto psicológica.

2.1 ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS

 10 salas de aula;  Comporta 1200 alunos divididos em 03 períodos;  Quadra poliesportiva coberta;  Refeitório, Cozinha;  Pátio;  Biblioteca;  Secretaria, Sala de Professores, Sala de Direção;  20 professores (para atender os 03 períodos);  Livros e materiais didáticos fornecidos pelo estado e município.

2.2 NÍVEIS DE EDUCAÇÃO OFERECIDOS

 Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);  Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Devido à diferença dos níveis e idade incompatível, a gestão decidiu separar o atendimento em 03 períodos, sendo assim, Ensino Fundamental funciona no período Matutino e Ensino Médio nos períodos Vespertino e Noturno.

6

3 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho foi elaborado com o intuito de motivar não somente os alunos, funcionários da escola, família e etc., mas sim a sociedade como um todo. O desinteresse dos jovens e adolescentes em relação à escola vem aumentando cada vez mais nos últimos anos e esse é um problema nacional. A necessidade de abandonar os estudos para ajudar a família não é a única causa desse problema, a baixa qualidade de ensino e pouca flexibilidade fazem com que os alunos se afastem por desinteresse. Para tornar as aulas mais atraentes, estimulantes e chamativas vamos utilizar a exibição de filmes que levem os alunos a compreender os conteúdos curriculares em diversas disciplinas dentro de sequências e projetos didáticos, trabalhando também temas do cotidiano e questões polêmicas (como o bullying, por exemplo), sempre visando a construção do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com