TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 3 Semestre

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.380 Palavras (14 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

UNIDADE –

CURSO DE PEDAGOGIA

Desafio Profissional

                                     

                                     NOME:– RA:

                                     NOME:– RA:     

                                    NOME:  – RA:

SÃO PAULO - SP

2015

Sumário

  1. Introdução                                                                                              
  2. Desenvolvimento
  3. Considerações Finais
  4. Referências Bibliográficas


  1. Introdução

A brinquedoteca hospitalar configura-se como um espaço para estimular a criança a brincar, com personagens, brinquedos e desenhos que os permitem acesso a um ambiente lúdico sempre com  o apoio de um profissional. 

É importante destacar que o objetivo deste espaço é ajudar a criança a enfrentar as dificuldades da hospitalização e da doença, proporcionando-a, um ambiente onde possa se expressar de forma natural e espontânea, com esta supervisão fica fácil dar continuidade as atividades que a mesma desenvolve fora do hospital, criando um vínculo de amizade e solidariedade umas com as outras que estiverem na mesma situação

Passo 1.

No curso de licenciatura em Pedagogia, estamos aprendendo que, sem a capacidade de observar – de “ver” e de “ouvir” – de forma significativa, o trabalho com as crianças fica comprometido. Aprendemos que a observação auxilia na avaliação das crianças, pois determina as áreas em que elas precisam de suporte e ajuda adicional.

Observação Narrativa 

Observador: Joyce Rodrigues 

Nome da criança: Carlos Daniel Fontes 

Idade da criança 

Anos8           Meses10 

Sexo da criança 

  •  

Masculino 

 

Feminino 

Responsáveis pela criança durante o período de observação 

Nome: Ana Paula Saldanha 

Função: Brinquedista 

Contexto de observação: Brinquedoteca hospitalar 

Data da Observação: 26/08/2015Horário de início:13:30Horário de término:15:00 

Escolha da criança 

O Carlos Daniel foi escolhido devido ele já fazer parte do convívio da minha família e da igreja a qual frequento. A aparência dele é complicada devido o seu estado de saúde. 

Características marcantes da criança 

Carlos Daniel é filho único como informado anteriormente ele tem 8 (oito) anos e desde a idade de 5 (cinco) anos foi descoberto que  estava com câncer em fase inicial no seu Rins, mas com  o decorrer do tempo a doença vem se espalhando pelos seus órgãos comprometendo ainda mais sua saúde. 

Ele já sabe dos riscos da doença, os procedimentos, etc.… Carlos Daniel é uma criança alegre que gosta de brincar e sempre muito extrovertido, ele gosta de estar com a família e com seus amiguinhos. 

Características físicas e sociais do cenário observado 

A área de recreação é uma sala onde ficam os brinquedos, televisão, vídeo game, jogos, livros infantis, brinquedos pedagógicos, educativos e aparelhos de som com variadas músicas infantis. 

Os brinquedos são organizados em caixas transparentes, os livros são postos em prateleiras catalogados de acordo com a faixa etária das crianças. Os vídeos games são bem instalados e as crianças sentam em almofadas grandes para melhor conforto. 

Os aparelhos de som são colocados em cima das mesinhas com fones de ouvido. 

Na sala da brinquedoteca as paredes são decoradas com várias cores e personagem da Disney, no centro da sala tem mesinhas e cadeiras para as crianças sentarem para ler livros, desenhar e até mesmo colorir. O chão todo tem tatame infantil que são ilustrados com desenhos de árvores, animais, números e letras alfabéticas. 

A Sala tem saída para um corredor longo e largo cheio de atrativos que são: Esculturas de bexigas pendurados, cata-ventos e bolinhas coloridas. 

A brinquedoteca é bem ampla e bem arejada, os funcionários responsáveis pelo ambiente são bem instruídos, as crianças que frequentam a sala sabe das normas em relação a conservação dos objetos na sala. 

Os brinquedos são bem pedagógicos e selecionados para que além das brincadeiras as crianças também possam aprender. 

Passo 2   Desenvolvimento

2.1   Observação Narrativa:

Quais são os objetivos?

     Preparar a criança para as novas situações  que serão enfrentadas, tomando conhecimentos sobre detalhes da rotinas do hospital e sobre o tratamento a que será submetida.

2.2 Etapas organizacionais

Qual área do desenvolvimento ou do comportamento é foco da observação?

o comportamento social e linguístico onde consegui perceber que aparentemente não apresentou nada de anormal com a criança observada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (233.6 Kb)   docx (196.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com