TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 7º semestre

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

DESAFIO PROFISSIONAL:

PEDAGOGIA 7º SEMESTRE

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

  • DIDÁTICA DO ENSINO DE CIENCIAS
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
  • EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
  • PROJETO DE EXTENSÃO A COMUNIDADE.

Andresa Geovanna Sartori                                  RA: 8089670979

Débora Fonseca                                                  RA: 2816714922

Yasmin Diane Leodato Rodrigues                       RA: 2873897702

TUTORA PRESENCIAL: Camila Giangrossi Meleke

TUTORA A DISTÂNCIA: Leandra Maria Luna Navarros

PIRACICABA – SP

Maio 2018

INTRODUÇÃO: 

O Proposito deste desafio profissional é relatar as dificuldades entre as disciplinas de Ciência e Matemática que percorrem com os alunos do 5°ano, incluindo os dois alunos com deficiência visual. Esse projeto foi para melhorar o desempenho dos alunos, e melhorar a comunicação e desenvolvimento interpessoal dos alunos que portam deficiência visual, e assim, fazendo algumas mudanças para o melhor aprendizado como um todo, por exemplo: mantendo a sala de aula mais organizada, para que o foco deles tenha maior produção. A inclusão social ainda é um desafio no contexto escolar, pois não sabem lidar com essa situação, ou não tem recursos necessários para adaptar o aluno com deficiência. No entanto projetos assim, são necessários para que eles consigam um desenvolvimento melhor durante as aulas. Portanto para uma melhor desenvoltura dos alunos com o ensino e muito importante a comunicação com eles de forma integra para o próprio desenvolvimento de ambos, vale a pena ressaltar que os alunos com deficiência visual podem aprender da mesma maneira que os outros porem todos tem que ter empatia para se colocar no lugar deles quando a dificuldade for maior com o conteúdo estudado no caso de Ciência e Matemática. Concluindo que a relação- interdisciplinar dos professores são necessárias para a melhor desempenho dos deficientes visuais. E com isso contar com a colaboração dos alunos é primordial para que eles não se sintam excluídos durante as aulas. O projeto é para uma melhor conexão entre alunos, professores e a sociedade, pois todos estão envolvidos para uma melhor qualidade no estudo e nas descobertas dos alunos pelo conteúdo apresentado. 

DESENVOLVIMENTO:

  • PASSO 1 

Nesse primeiro passo você, juntamente com a professora Ana, devem criar um mapeamento da aprendizagem de Ciências e Matemática da turma e suas condições, estabelecendo o número de alunos que participarão do projeto (o indicado é que sejam todos). Devem ainda buscar informações sobre as relações da escola com as famílias e as possibilidades de atuação com os alunos com deficiência visual. Procure entender um pouco mais sobre as características da deficiência visual e sobre as capacidades desses alunos no processo de aprendizagem, além de estabelecer qual o grau de perda esses alunos possuem e quais as potencialidades dos mesmos. O conhecimento sobre algumas instituições não-escolares que atendam essas crianças 6 e as atividades realizadas por elas pode auxiliar os trabalhos em sala de aula, estabelecendo parcerias e acordos de trabalho conjuntos.

Mapeamento da Turma:

Coordenadores do projeto: Professora Ana e Camila

Descrição do Perfil da aprendizagem dos alunos nos conteúdos de Ciências e Matemática (quais são as carências nessas áreas, que deveriam ter sido aprendida anteriormente e não foram): As principais carências notadas pelas professoras em matemática, foram nos conteúdos: Espaços e forma. Medidas e escala. E em ciências o conteúdo mais atrasado era sobre o sistema solar.

Número de alunos: Meninos: 12 Meninas: 15   Descrição do perfil da turma em relação as dificuldades de aprendizagem, especificando os alunos com deficiência visual: Essa turma possui 27 alunos, de classe média baixa, foram detectadas algumas dificuldades de aprendizagem: Dificuldade de atenção e concentração. São alunos participativos, mais muito inquietos e falantes. Em relação aos alunos com dificuldade visual, é possível notar que devido a essa deficiência eles sofrem com a falta de inclusão do restante da turma, mesmo a professora estando muito atenta com isso e tentando de uma forma muito agradável incentivar a inclusão. Eles sofreram essa falta de inclusão, mas conseguiram absorver de uma forma positiva o conteúdo, usando os outros sentidos.

Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem dos alunos e nas atividades da escola: As famílias em geral são participativas e se interessam pela aprendizagem dos alunos. 

  • PASSO 2

No segundo passo você deve fazer um levantamento nos documentos oficiais do governo e da escola para identificar os conteúdos e as aprendizagens esperados para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Esse levantamento deve ser feito no que se refere aos conteúdos e aprendizagens gerais e, de forma específica, nos conteúdos de Matemática e Ciências. Lembre-se que essas disciplinas foram aquelas que mais se mostraram em defasagem no que se refere às expectativas de aprendizagem para o ano e a idade das crianças. Outros conteúdos disciplinares podem ser utilizados e, com certeza, serão incentivados, mas o foco maior deve ser nos conteúdos dessas disciplinas citadas. Façam também um levantamento de estratégias que são utilizadas em instituições educativas não escolares que atendem crianças com deficiência visual, pois elas podem contribuir na elaboração de propostas para atividades com os alunos de inclusão que estejam na sala de aula da professora Ana. Você pode também consultar os documentos de adaptações curriculares.

  • Língua Portuguesa

Práticas de linguagem escrita.

Práticas de linguagem oral:

Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos.

Substantivo, adjetivo e verbos.

Sinônimos e antônimos.

Regras básicas de acentuação gráfica

  • Matemática

Espaços e forma: Localização no espaço; Propriedades de figuras; Figuras geométricas.

Medidas: Comprimento; Grandezas físicas.

Escala: Calculo da distância real entre dois pontos.

Sistemas de numeração Decimal: Dezenas, centenas, etc.

Numeração Romana (escrita e leitura).

  • História

Brasil Império.

Passos para o fim da escravidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (50.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com