TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio do EJa

Por:   •  16/9/2015  •  Dissertação  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

O maior desafio do EJA é especialmente os conflitos geracionais, onde as preliminares indicam a presença de uma maioria de adolescentes e jovem na faixa etária de 15 a 29 anos nos cursos, desafiando assim a permanência dos adultos e idosos exigindo que o educador tenha estratégias diferenciadas do ponto de vista pedagógico.

Isso se faz necessário pois temos que trata as diferenças em termos de idade, gênero, etnia, raça, etc...

Como um exemplo de como começamos a nos conhecer dentro de uma sala de aula do EJA podemos praticar a dinâmica da mala, onde cada um leva objetos que o identifiquem e depois cada um fala de si para o outro; como vive, o que faz, o que deseja, porque esta no curso, etc...

Através dessa dinâmica o professor poderá conhecer um pouco mais de cada um e vice e versa. Acreditamos que a partir dessa dinâmica muitos talvez  são desinibidos entre os próprios alunos, fazendo com que se sintam mais a vontade na sala de aula.

Na maioria das vezes jovens e adolescentes chegantes na EAJA normalmente trazendo consigo experiências recorrentes de quadro de exclusão social, adolescentes e até mesmo jovens, ao longo do ano, se sentem atraídos por outras atividades e deixam de frequentar a escola. Entretanto, antes de desistirem, já levaram à desistência educandos adultos que não conseguem tolerar o burburinho dos jovens e adolescentes, bem terem à autoridade de outrem, quer seja na família ou na escola. Tornando assim mais frequente entre as gerações por questões comportamentais e visão de mundo, sendo que muitos de nossos alunos mais velhos dizem que vão embora da escola porque não aguentam a bagunça desses adolescentes em sala.

Nesse sentido, a construção da disciplina/convivência escolar é algo dia de aula e não é porque são jovens, adultos ou idosos que já sabem se comportar na escola; eles precisam participar ativamente da construção das regras de convivência escolar, visualizá-las e vivenciá-las dia a dia.

A mala pode ajudar esses adolescentes a se encontrar, tem como fundamento registar e transmitir, através de reflexões e de estudo os valores essenciais da vida despertando assim encontrarão as respostas que o poderão conduzir ao seu próprio encontro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com