TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional 3 semestre

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  1.454 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]Terapia assistida por animais

Este trabalho abordará uma análise de terapia assistida por animais, visando um melhor aprendizado e comportamento. Este é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, promovendo assim, um melhor desempenho escolar e responsabilidade com os estudos. Foram analisados alunos do segundo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I.

Nome da escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I.

Ano: Segundo ano.

Número de alunos: 27 alunos, 12 meninos, 15 meninas.

Descrição do Perfil da Turma:

De modo geral a turma é muito entrosada. Tem um bom relacionamento uns com os outros. As crianças gostam de ajudar os amigos e gostam de realizar as atividades em grupo. Houve no início algumas dificuldades na divisão e uso comum de materiais, mas isso com o tempo foi sanado, e aos poucos a formação de hábitos de partilhar e assinalar as regras de convivência social foi sendo fortalecida. Temos um caso de inclusão, o Gabriel.

A adaptação da turma foi tranquila, logo demonstraram confiança em relação a professora e demais funcionários da escola, socializando com alegria entre os colegas. A turma conversa muito bem usando o tom de voz baixo, expressando seus sentimentos, desejos e insatisfações. As famílias participam ativamente de todas as atividades realizadas pela escola no decorrer do presente ano. Frequentemente buscam informações e esclarecem dúvidas com a professora.

No decorrer do ano os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e professora. Os alunos de maneira geral demonstram sua autonomia expressando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala de aula, já procurando resolver através do diálogo, o seu ponto de vista, e quando não conseguem, buscando ajuda com a professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e de combinados de sala, expressando seus sentimentos, desejos e insatisfações. As famílias participam ativamente de todas as atividades realizadas pela escola no decorrer do presente ano. Frequentemente buscam informações e esclarecem dúvidas com a professora.

No decorrer do ano os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e professora. Os alunos de maneira geral demonstram sua autonomia expressando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala de aula, já procurando resolver através do diálogo, o seu ponto de vista, e quando não conseguem, buscando ajuda com a professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e de combinados de sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa.

Em relação à aprendizagem, os alunos apresentam um bom rendimento, e todos já são silábicos. As crianças demonstram interesse participando ativamente das atividades propostas em sala de aula. É visível o desenvolvimento curricular e efetivo de turma, que demonstram interesse, criatividade, iniciativa e empenho, mostrando-se questionadores e preparados para o próximo ano.

Alunos com problemas comportamentais

Temos em destaque 2 alunos no segundo ano, com sérios problemas comportamentais.

Um deles é o aluno João que tem   sete anos. Briga frequentemente com os colegas e é muito agressivo, muitas vezes agride os colegas verbalmente e faz uso de palavrões,já chegou a agredir uma menina da escola. Pega materiais escolares dos colegas sem permissão e houve um caso de encontrarem na mochila dele uma quantia em dinheiro que era de um coleguinha. É desrespeitoso com os colegas professora, faz ameaças aos colegas e sai da sala sem autorização. Gosta de chamar a atenção dos colegas arrotando na mesa do lanche e algumas vezes na própria sala de aula, conversa em sala o tempo todo com um tom de voz muito alto, desconcentrando os colegas. Com relação à higiene pessoal, já chegou à escola muitas vezes com mau cheiro por não tomar banho todos os dias, não tem como costume lavar as mãos quando sai do banheiro, notamos que tem piolhos e lêndeas. Pouco escova os dentes, pois tem mau hálito e muitas cáries.

A outra aluna é a Camila, ela tem sete anos. É uma menina tímida, e muito nervosa, chora com frequência, nas discussões ela não se impõe e quase não conversa com os colegas, tem poucos amigos. Tem crises de raiva, grita, chuta e se debate quando é contrariada. Tem grande dificuldade em relação às regras da escola, quer comer fora de hora, não divide seus materiais escolares e também não divide o lanche, que sempre é guloseimas e refrigerante, chega atrasada quase todos os dias.   Dificilmente quer participar da aula, quer mexer no telefone o tempo todo. Seu material escolar está sempre sujo e mau cuidado. Com relação à higiene, sempre está com roupas sujas e muitas vezes rasgadas, não se limpa quando faz suas necessidades, seus cabelos estão sempre despenteados e tem piolhos e lêndeas.

Aluno com problema de aprendizagem

Há na turma, uma aluna que apresenta problemas na aprendizagem.

 O nome dela é Tainá tem oito anos, ela apresenta dificuldade de concentração, falta de interesse, frequência baixa e não consegue concluir as atividades. Notamos que ela tem uma grande carência afetiva e um nível elevado de ansiedade, muita dificuldade de leitura, escrita e inclusive expressão oral. Ela vive em um ambiente repressivo e negligente com condições habitacionais, sanitárias e higiênicas precárias. Muitas vezes a menina chega à escola com fome e com muito sono.

Implementação do projeto

Definição do animal com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos:

Devido aos problemas de comportamento e aprendizagem de alguns alunos, foi escolhido como apoio pedagógico a terapia assistida por animais ou a zooterapia.

O estudo mostra que o uso de animais pode ser considerado um rico auxílio no trabalho pedagógico, tanto com crianças com problemas comportamentais, de aprendizagem, e como com as crianças especiais, contudo não se pode perder o foco da intervenção pedagógica ou daquilo que se quer e precisa alcançar.

O animal escolhido para este projeto foi o cavalo. Que funciona como um ponto de sedução para as crianças, pela imponência e poder transmitido pela mesma.

Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula:

 Para ambos os casos, é interessante que o animal, esteja presente na vida da criança. É necessário então, que haja inicialmente uma organização na escola da criança com o espaço adequado. 

O animal além de ser a companhia da criança, é uma responsabilidade. Deve-se explicar para a criança, que ela tem que cuidar desse animal, como se fosse um membro da família. O vínculo de pertencimento, o sentimento da família, e a responsabilidade, devem ser percebidos através de ações como: alimentar, manter limpo o lugar que o animal dorme, ajudar a escolher o alimento do seu animal, fazer economias para comprar o alimento do seu animal. Na escola faze-lo entender que vai depender das suas ações e de seu comportamento para que o animal continue a seus cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com