TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional 4 semestre

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  14.170 Palavras (57 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 57

[pic 1]

Unidade de ensino Educacional Anhanguera.

Curso Licenciatura em Pedagogia

TUTORA

TANIA MARIA BERTONI ANINZELLI

Alunos:

MARCELA DE SOUZA RESENDE RA: 2851211911

      ALINE JULIANE DE OLIVEIRA RA: 2816790144

      BRUNABELASMARTINSDESOUSA RA: 3066176318

      SIMONE PEREIRA DA SILVA RA: 2816806911

      ANA LUIZA DA SILVA RIMOLI RA: 9748432674

                   

                    Desafio Profissional                                                                        

                              Disciplinas norteadoras

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL;BRINQUEDOTECAE O ELEMENTO LÚDICO; DIDATICA DE CONTAR HISTORIAS; LITERATURA INFANTO JUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.

INDAIATUBA   DE      DE 2016

INTRODUÇÃO

Na sociedade atual há valorização excessiva do conteúdo pedagógico formal por acreditar ser o mais importante e o que vai promover formação adequada para a criança crescer e passar posições de confiança no mundo dos negócios na vida adulta. O lúdico é um traço importante na cultura infantil. Isto é, experimentou no mundo do "faz de conta" (onde tudo é possível) a construir, ganhar, se desiludir, vencer obstáculos e superar frustrações; atributos que fortalecem a personalidade e na vida adulta, no mundo dos negócios, tomarem decisões e resolver conflitos com mais tranquilidade. Capacidade de discernir!  A brinquedoteca na escola pode ajudar a criança desenvolver um bom conceito de mundo, onde ela é respeitada em sua individualidade e suas potencialidades, local onde o afeto a aconchego é levado em conta e onde a criatividade é estimulada. A brinquedoteca como o próprio nome sugere está relacionado ao brincar, ao lúdico como já mencionado. Sendo um espaço que facilita a brincadeira porque favorece o desenvolvimento; propiciando a troca, o respeito mútuo, convívio com regras, a socialização e pode tirar a criança nem que seja por instantes diários, dessa "letargia", comodismo e tempo ocioso. Brinquedoteca um ambiente que acolhe e promove estímulo adequado para o desenvolvimento de habilidades incapacidades da criança em seu contexto histórico-social e cultural. O brincar é essencial, porque é através dele que se manifesta a criatividade, afinal criar exige ação, raciocínio, objetos, exploração do meio e isso não são como dar o comando de um jogo eletrônico, por exemplo, ou simplesmente assistir algo pronto nos meios de comunicação. Existe a necessidade de resgate do brincar "inteligente" e criativo; o brincar espontâneo e natural. O brincar que acrescenta, humaniza, valoriza, enobrece e torna crianças em sujeitos capazes de encarar as diversas situações da vida até a fase adulta porque fortalece o intelecto. Segundo Cunha (2007, p.30,) "Brincando a criança pode aprender a gostar de trabalhar porque, na atividade descobre o prazer de estar ocupada". [“...] Com a participação da criança em muitos jogos e brincadeiras, ela aprende a trabalhar em grupo; por ter aprendido a aceitar as regras dos jogos saberá, também respeitar as normas sociais”.

PASSO 1.

DESENVOLVIMENTO – PLANO DE AÇÃO

A BRINQUEDOTECA NA INSTITUIÇÃO INFANTIL E O APRENDER BRINCANDO 

Nesse capítulo iremos falar sobre a importância da brinquedoteca nas instituições de educação infantil e sobre o papel do professor nesse espaço. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, sendo desenvolvida em creches e pré escolas e atendendo crianças de zero a seis anos. A educação infantil é definida, de acordo com esta Lei como desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1998) dizem que um dos princípios da educação infantil é o direito que a criança tem de brincar, como forma de se expressar, comunicar e interagir como outras crianças, assim como o seu cuidado relacionado a sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento completo. Portanto, as instituições de educação infantil devem proporcionar as crianças condições que ocorram a aprendizagem através de brincadeiras e também através situações pedagógicas orientadas pelos adultos. O cuidar na educação infantil deve ser entendido como parte integrante da educação e significa ajudar a criança a desenvolver suas capacidades. Já o brincar permite a criança interiorizar modelo, transformar conhecimentos em conceitos gerais, o brincar desenvolve a autoestima da criança. A brincadeira permite ao professor ver os processos de desenvolvimento afetivo, social e linguístico de cada criança (BRASIL, 1998). Para Winnicott (apud LUCAS; SPADA, 2005) é através dos jogos e dos brinquedos que a criança desenvolve suas funções mentais e principalmente sobremaneira do aspecto social. Segundo o autor “É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral; e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu” (WINNICOTT, apud LUCAS; SPADA, 2005, p.3). Segundo Lucas e Spada (2005) o jogo e o brinquedo têm sido considerados o veículo do crescimento, trazendo à possibilidade de exploração do mundo pela criança. Neste sentido, a brinquedoteca torna-se imprescindível na educação infantil, em razão de seu ambiente cheio de brinquedos e de possibilidades de interação com outras pessoas. 

FASES DE DESENVOLVIMENTO

A brincadeira é importante para todas as áreas de conhecimento, a criança aprende a apensar e usa sua capacidade para descobrir seu próprio mundo. As formas de brincar são diferentes de acordo com a cultura, então a criança precisa aprender na sociedade as formas de como brincar com cada uma delas. Então o brincar é uma coisa aprendida é fundamental que ela viva em sociedade, com a família, com outras crianças e com adultos. Através da brincadeira a criança aprende a expressar afetividade, liderança, flexibilidade, sabe dialogar, enfrentar situações diversas, tem contato com a diversidade de pessoas, Capacidade de escolha, desenvolvimento no raciocínio, tem sempre um jeito novo de brincar e sempre uma regra nova pra colocar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (93.1 Kb)   pdf (407.7 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 56 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com