TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera de São Paulo

Unidade Belenzinho

 

Analise Crítica: documentário Bebes

        

São Paulo

2018

Andréia Gonçalves da Costa Ra: 333976214365

Ingrid da Silva Oliveira RA: 33283111436

Claudia Mayara Souza da silva:

Nathole oliveira da silva:343973314365

Isis Farias Neves RA: 283610414365

 

 

 

Analise Crítica: documentário Bebes

 

Analise Crítica apresentado como requisito parcial Psicologia Social, ministrado pela Prof°a. Karina MidoriIshimori.

 

São Paulo

2018

  1. Introdução

Babies (2010), documentário dirigido por Thomas Balmès, mostra a diferença do desenvolvimento de quatro crianças em lugares distintos e afastados com suas culturas e situações sócioeconômicas, possibilitando-nos refletir sobre o desenvolvimento do bebe na gestação até sua maturação e seus estágios.

Documentário nos mostra o quando o mundo externo influencia no processo da gestação, nascimento do bebe e sua maturação. Contudo, o desenvolvimento do bebe são influenciados pela cultura e sócio econômico dos pais. No documentário tem mães do continente africano, da Mongólia, do Japão e dos estados unidos.

As mães do continente africano mostram-se uma experiência coletiva como por exemplo amamentar crianças sem ser seus filhos de ventre, porém o carinho e vinculo é único sem distinção.

A mãe da Mongólia mostra-se um vínculo mais enfraquecido que pode vir de vários fatores como cultural e atividades profissionais dos pais, para ter uma interação com seus bebes percebemos que existe um encontro de mãe com seus bebes, possivelmente para fortalecer este vinculo.

A mãe americana já mostra uma interação da mãe, pai e bebe, contudo, uma paternidade sólida com um vínculo de amor e apego com o bebe. É muito interessante o quanto que a situação sócia econômica pode atribuir para o desenvolvimento do bebe com incentivo com livros, histórias e brinquedos contribuindo para um desenvolvimento intelectual, motor e suas emoções.

Ressaltamos a importância deste documentário para profissionais das áreas de saúde e humanas como Psicologia, que é um grande ganho para análise sobre cultura, interações, desenvolvimento humano e o mais importante o quanto fatores externos podem influenciar no desenvolvimento da gestação a maturação de uma bebe.

E a partir da teoria de Lev Vygotsky podemos observar no documentário Babies, tais comportamentos culturais e sociais que foram construídos a partir das interações e praticas especificas, que são de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância.

  1. Desenvolvimento

O desenvolvimento Infantil acontece de forma gradual, através de processos do próprio desenvolvimento genético e biológico, ou seja, seu físico, músculo e todo o sistema nervoso. Temos também o processo intelectual, Social e Emocional que acontece com toda a interação externa que é o ponto chave para a aprendizagem do desenvolvimento humano.

A partir do documentário Babies (2010) podemos observar quatro casos de diferentes locais como a africa, Mongólia, Japão e dos estados unidos. Cada uma tendo em comum o processo biológico, pois esse processo do desenvolvimento é igual para a espécie humana. Porém o processo do desenvolvimento infantil em diferentes continentes, muda pela interação do espaço, sendo ele social e cultural. [pic 1]

A relação com o mundo externo é fundamental para o desenvolvimento humano, pois somos influenciados pela praticas sociais e culturais. São elas que ensinam e nos fazem desenvolver formas de pensar, criar e agir.

Para Lev Vygotsky, a questão biológica é importante, porém insuficiente para que o individuo possa se desenvolver, pois o mesmo precisa do ambiente e praticas especificas que ajude em sua aprendizagem, mediante as experiências expostas, sendo ele interativo, pois adquire conhecimento a partir de relações intra e interpessoais de trocas com o meio.

2.1   O documentário Babies 

           O documentário Babies mostra quatro formas de criações, cada mãe com     suas praticas especificas, relacionadas com suas próprias formas de interação com seus bebes, mostrando-nos diferentes formas de aprendizagem, como as interações, estímulos e aproximações que ajudam no fortalecimento de vinculo.

                Relata a história de quatro bebês em diferentes partes do mundo todos eles inseridos em suas culturas e tradições. Nos países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, na Mongólia mais precisamente em um deserto e até na mídia onde existe uma comunidade tribal chamada de Himba. O desenvolvimento desses bebês foi retratado desde o seu nascimento, amamentação na maneira de como eles começou a engatinhar, nos primeiros passos, como aprenderam a cair e a se levantar, a balbuciar as primeiras palavras, pela descoberta de seus corpos, brincadeiras individuais ou em grupo. Todos eles passam pela mesma fase trazendo assim diferentes visões de acordo com os seus costumes.          

  1. Os Babies

 Hattie a criança americana e Mari a criança japonesa que estão em países desenvolvidos têm uma maior possibilidade de ter acesso a maiores recursos tais como: saúde, educação, saneamento básico e entre outros, em alguns momentos essas crianças se encontram sozinhas em suas explorações pelo universo infantil algo que também acontece com Bayar a criança da Mongólia que por muitas vezes permanecia deitado em uma cama e após esse período passa a se aventurar dentro e fora da cabana onde vivenciava assim a ausência de seus pais e portanto passava por alguns apuros graças ao seu irmão mais velho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (138.4 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com