TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento pessoal e profissional

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL:

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇAO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

MANAUS-AM

2015


INTRODUÇÃO

        Este trabalho aborda assuntos relacionados Aos Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias aplicadas a Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

        No passo 1 visualizamos uma sala temática relacionado a nossa área de formação profissional definimos usuários, quais tecnologias devem compor esta sala, justificamos a escolha, estratégia de uso os objetivos explicamos como as tecnologias assistivas devem ser usadas no ambiente.

        No passo 2 desenvolvemos um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologia para educação“ vai contribuir com a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

        No passo 3 propomos conteúdos virtuais relevantes para a capacitação, justificamos as escolhas e desenvolvemos uma sinopse do conteúdo sugerido.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

As tecnologias aplicadas na brinquedoteca facilitam o desenvolvimento e o aprendizado dos alunos, o objetivo é aplicar os conteúdos de maneira mais dinâmica. Foi apresentado aos alunos um vídeo que explicava as funções dos sentidos e a maneira como funcionam, através do uso de tecnologias assistivas foi possível modificar a metodologia de ensino na sala da brinquedoteca.

Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças de a partir de 6 anos

Recursos

Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Notebook

Data show

Tela

 Com o uso de imagens projetadas as crianças poderão visualizar melhor os órgãos dos sentidos utilizando imagens de dentro e fora destes.

Conhecer e Visualizar os órgãos dos sentidos em sua parte interna e a partir de imagens científicas.

O Notebook para a realização da pesquisa coma reprodução holográfica de imagens que reproduzirão os órgãos do sentido por dentro, por exemplo: como funciona a audição os tímpanos; por onde passa o som; na visão como está dividido e campos do globo ocular.

Passo 2

PROJETO ESPERANÇA COM TECNOLOGIA PARA EDUCAÇAO

A ONG esperança desenvolve projetos de atendimento a comunidade carente em uma região periférica da capital do Estado a mais de 20 anos, oferecendo várias atividades como reforço escolar, oficinas de artesanato, música, cursos profissionalizantes entre muitos outros serviços acolhendo os alunos no contra turno escolar. Em virtude da demanda que temos estamos necessitando de novos investimentos em nossa instituição para oferecer outras atividades e também de aperfeiçoar o que já temos oferecido a comunidade, para isso estamos com um novo projeto chamado de “Esperança com tecnologia para educação”.

O projeto tem como  principal objetivo oferecer a comunidade acesso a novos recursos tecnológicos, voltadas para educação dos alunos  e capacitação docente, também prevê a utilização das tecnologias nas salas temáticas e no amplo espaço que temos para uso de tecnologias na educação, porém não estamos equipados adequadamente considerando que temos apenas três computadores conectados a impressora e internet, as crianças e adolescentes não tem acesso a esse recurso e a rede sem fio ( wi-fi ) é bloqueados para os alunos e equipamentos são de uso apenas dos professores para elaborar suas aulas.

Precisamos mudar a atual realidade dos nossos professores e dos mais de 300 alunos com faixa etária de 6 a 17 anos oferecendo novos recursos contribuindo para o melhor desempenho e introduzindo as eles as atuais tecnologias que estão disponíveis considerando que a renovação dos meios tecnológicos estão cada vez mais rápidas, precisamos nos adequar as mudanças para construir novas concepções pedagógicas elaboradas através do acesso a esse novo padrão que de ensino ne aprendizagem oferecendo assim uma verdadeira inclusão digital.

Em relação aos professores queremos mudar completamente a forma do ensino e aprendizagem ampliando as habilidades através da utilização dos recursos tecnológicos oferecendo novas ferramentas e capacitando os professores as novas metodologias de ensino, com a intenção de facilitar e aperfeiçoar o trabalho.

Para os padrões da educação atual existe uma enorme necessidade dos educadores atuarem de maneira inovadora possibilitando a seus alunos aprendizagem no letramento digital, incentivando a participação colaborativa dos alunos.

Vivemos em um mundo onde de mudanças são aceleradas e maiorias dessas mudanças estão relacionadas à presença de novas mídias e tecnologia que temos acesso. Educar e ensinar tem se tornado cada vez mais desafiador no tempo das novas tecnologias, os alunos precisam ser motivados por seus professores com uso atividades variadas e reforçadas as essas novas tecnologias despertando maior interesse e participação dos alunos em sala de aula.

Além da necessidade de investimento financeiro para proporcionar acesso a essas novas tecnologias precisamos capacitar os nossos professores para saberem usar os novos recursos oferecendo diversos cursos presenciais e a distância motivando os professores as mudanças necessárias da maneira antiquada de lecionar em sala de aula facilitando o planejamento da aula, orientar melhor os alunos, estimular o compartilhamento do conhecimento e avaliar os seus resultados.

Mas, para isso precisamos dispor de recursos financeiros para mudança da atual realidade de nossos professores.

No que diz a respeito dos alunos devemos considerar que nossos alunos a maioria são da ‘’geração Z” (nascidos após ano 2000,já nasceram com a tecnologia a seu alcance conhecidos como nativos digitais),devemos ajudar os alunos a utilizar a tecnologia da melhor maneira possível, aproveitar  a pré disposição que eles tem  de adquirir novos conhecimentos e estimular o senso crítico, ajudar o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa ,estabelecer  o trabalho em equipe ,ajudando a fazer distinção do mundo  real e do virtual com esse novo espaço os alunos os alunos terão a oportunidades de aprendizagem diferenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com