TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade de aprendizagem

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Dificuldade de aprendizagem – autismo

O autismo uma alteração comportamental que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também deficiência intelectual ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.  Para Mello (2007), o autismo é um transtorno permanente e, até o presente momento, não tem cura. Entretanto, intervenções apropriadas iniciadas precocemente podem fazer com que alguns indivíduos melhorem e se desenvolvam. O diagnóstico precoce do autismo permite a indicação antecipada de tratamento. Um tratamento com utilização de um método adequado é baseado na consideração das características individuais, para a realização de atendimento apropriado, pressupondo assim a intervenção de uma equipe multi e interdisciplinar, para colaborar em intervenções com a inclusão atualmente observada em muitas escolas.

Justificativa:

Projetos para auxiliar no processo de aprendizagem são muito importantes, pois através de atividades individualizadas e preparadas para cada limitação potencializar no desenvolvimento intelectual do aluno. As limitações cognitivas apresentadas em algumas atividades podem ser superadas quando este aluno tem uma atenção a mais, que muitas vezes não é possível naquele momento junto com os demais devido ao grande número de alunos na sala de aula. Estas atividades a mais podem evitar que o aluno prossiga com as dificuldades que ele tem em outros conteúdos, séries escolares, retenção escolar, auto – estima, entre outros.

Objetivos gerais: minimizar dificuldades de aprendizagem, prestar atendimento individualizado, perceber dificuldades de aprendizagem e possíveis deficiências intelectuais.

Metodologia: inicialmente foram realizadas as observações nas salas de aula de 1º ao 5º ano. Se pode observar em todas as salas algumas crianças com dificuldades de aprendizagem, que podem ser por diversos motivos, e é através de atividades diferenciadas e impressas, construídas com material concreto, lúdicas e individualizadas que serão utilizadas para tentar superar ou minimizar estas limitações.

Cronograma: tabela de dia e atividade que vai ser dada, três dias de 1 hora cada para as atividades, as outras 3 horas será feita só de permanência dentro da escola junto com a criança.

DATA/HORÁRIO:

ATIVIDADE:

Matemática,ordem numérica.

Português,vogais e consoantes.

Matemática, unidades.

Avaliação: diagnóstica e de observação, através das atividades.

Considerações finais

 O autismo é uma deficiência que está cada vez mais freqüente, como ainda há muitas pesquisas para obter informações sobre as causas e características da mesma, é de muita importância o professor ter contato com estes alunos não ficando somente na teoria. Considera-se fundamental para a completa formação docente o mesmo passar por alunos com as mais complexas diversidades e limitações para que o estagiário e futuro professor usem da criatividade e empatia para criar estratégias de aprendizagens a partir das dificuldades de seus alunos.

Plano de aula 1:

Conteúdo: Matemática, ordem numérica.

Objetivo geral: Conhecer e reconhecer a ordem numérica do 1 ao 10.

Metodologia: Será utilizado uma música que as crianças já conhecem, da galinha pintadinha, “a galinha bota 1, bota 2, bota 3..”, e com as folhas impressas elas irão pintar o número de ovos correspondentes ao numeral, ficará como se fosse um livrinho que a criança levará para a casa, na capa a galinha terá um ninho feito com aparas de lápis.

Recursos: Sulfite com as impressões, música da galinha pintadinha, aparas de lápis, tinta guache.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com