TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de Aprendizagem em Matemática

Por:   •  24/5/2020  •  Artigo  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

ARTIGO CIENTÍFICO 

A dificuldade do ensino e da aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

The difficulty of teaching and learning of mathematics in the early years of elementary school

Luciana Nascimento Marques Luz,

Especialista em Educação Matemática,

Universidade Nove de Julho, UNINOVE

01156-050, São Paulo, SP,

E-mail: lmarquesluz@gmail.com

Claudineia Helena Recco, Mestre,

 Universidade Nove de Julho, UNINOVE

01156-050, São Paulo, SP,

E-mail: ch_recco@yahoo.com.br

Resumo

 

Uma das tarefas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental é promover as condições necessárias para facilitar e otimizar a aprendizagem dos alunos no que diz respeito aos conteúdos do ensino de Matemática. Para tanto, o professor precisa ter domínio do conteúdo que irá transmitir; assim como, os sistemas didáticos - aluno, professor, saber e as inter-relações entre esses componentes – precisam estar dentro de um contexto, caracterizado pela intencionalidade do professor de incidir sobre os conhecimentos anteriores dos alunos para fazê-los progredir nos saberes que a escola tenta transmitir.  Neste sentido, focaremos este trabalho na formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino da Matemática, procurando investigar quais as dificuldades encontradas no ensino da disciplina e sua correlação com a formação dos alunos.

Palavra chave: Ensino de Matemática nos anos iniciais. Dificuldades no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Matemática no Ensino Fundamental I.

Abstract

One of the tasks of teachers in the early years of elementary school is to promote the necessary conditions to facilitate and optimize student learning with regard to math teaching content. Therefore, the teacher must have mastery of content that will stream; as well as the educational systems - student, teacher, knowledge and the interrelationships between these components - must be within a context characterized by the teacher's intention to focus on the prior knowledge of students to make them progress in the knowledge that school tries to convey. In this sense, this work will focus on the training of teachers in the early years of elementary school for the teaching of mathematics, trying to investigate what the difficulties encountered in teaching the discipline and its correlation with the formation of students.

Key Word: Mathematics Teaching in the early years . Difficulties in mathematics teaching in the early years of elementary school. Mathematics in Primary Education I.

Introdução

        A falta de uma consistente formação matemática durante a graduação em Pedagogia poderá comprometer o ensino e a aprendizagem da disciplina nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 

        De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 1996 (BRASIL, 1996), a formação necessária para atuar como professor das séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser feita, preferencialmente, nos cursos de Pedagogia.

        Nessa perspectiva, consideramos que esses cursos devem favorecer ao graduando as condições necessárias para uma sólida formação teórica, uma prática reflexiva, crítica e, também, a construção de saberes em diversas áreas de conhecimentos, que permitam ao professor exercer a profissão de modo competente e comprometido com o processo de formação de seus alunos.

        Para tanto, esses profissionais precisam estar preparados, ao terminarem a graduação e ingressarem no mercado de trabalho, para mediar a troca de saberes e criar condições para que os alunos sejam estimulados a pensar e a sistematizar os saberes ensinados. Ou seja, a formação de qualidade do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, não licenciado em Matemática, precisa trazer as discussões relativas à área de conhecimento, no que se referem à concepção de Matemática, de ensino, de aprendizagem, da relação professor e aluno e da gestão de sala de aula.

1. Aprender e ensinar Matemática: difícil para o aluno e para o professor.

        O professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao desenvolver sua prática cotidiana relacionada ao conteúdo matemático, utiliza-se de procedimentos, recursos, didática e até mesmo concepções educacionais sobre os quais, na maioria das vezes, nunca refletiu, visando resultados positivos com seus alunos, os quais nem sempre são atingidos, exceto por alguns alunos aos quais lhes é atribuída a “facilidade com a Matemática” e o fracasso do professor. Este, geralmente, optou pelo magistério, mas não apresenta domínio, facilidade, curiosidade ou afinidade com a Matemática, pois, culturalmente, essa área do conhecimento é cercada de mitos e todos já ouviram quando ingressaram na escola e na universidade comentários como: “é a matéria mais difícil de se aprender” e “só pessoas muito inteligentes são capazes de aprendê-la”. Segundo Ferreira:

[pic 1]

        

        De acordo com Arnoni (2007), há exemplos de situações, citadas em seu livro, nas quais a aula de Matemática se resume em uma sala, um espaço físico que reúne elementos distintos – professor, aluno e conhecimento – como partes desarticuladas, ao invés de ser considerada uma totalidade dinâmica, da qual o conhecimento científico, produzido na área de conhecimento, o professor e o aluno, com seus saberes cotidianos, são elementos constitutivos da escola que, simultaneamente, influenciam-na e por ela são influenciados. A autora ainda afirma que

[pic 2]

        

        Na tentativa de superar esta visão, que considera os saberes dos professores sujeitos a reprodução e a cópia, que trazemos a necessidade de produção de saberes, a partir da reflexão da nossa ação docente em cursos de formação inicial, de extensão e aperfeiçoamento, assim como os cursos de Lato Sensu ou Stricto Sensu como possibilitadores de reflexões e ações que venham a contribuir com a formação de um profissional em constante processo de construção, que para isso precisará ser flexível, dinâmico, crítico, na produção de seus saberes docentes, principalmente àqueles relacionados à Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (280.3 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com