TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades de aprendizagem na alfabetização

Por:   •  22/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  11.643 Palavras (47 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 47


DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO:

LEITURA E ESCRITA[pic 1]


  1. INTRODUÇÃO

Para reconhecer em uma criança a dificuldade de aprendizagem, se faz necessário primeiramente entender o que é aprendizagem e quais os fatores que nela interferem. Segundo Ferreiro (2001) podemos dizer, numa linguagem simples e compreensível, que a aprendizagem é um processo complexo que se realiza no interior do educando e se manifesta em uma mudança de comportamento. Aprender a ler e escrever é uma das metas mais desejadas pelas famílias e pelos educandos, sejam eles deficientes ou não, pois por meio dessas habilidades estes terão acesso aos conhecimentos, habilidades e valores científicos considerados relevantes no contexto social em que vivem, no qual a leitura e a escrita têm importância fundamental, pois vivemos numa sociedade letrada. Quando saímos à rua, estão espalhadas por toda parte marcas que têm significado para nós. A dificuldade de aprendizagem é a não aprendizagem de fato, a qual está relacionada a diversos fatores e iremos ver no decorrer desde trabalho.

Segundo Johnson e Myklebust (1987) para que uma criança possa aprender sem dificuldades é preciso que seu Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Central esteja intacto, pois a criança aprende ao receber informações através de seus receptores. Isso nos leva a crer que, para que haja aprendizagem, é necessário que certas integridades básicas estejam presentes na criança, porém isso não significa que tal aprendizagem depende única e exclusivamente desses desenvolvimentos neuropsicológicos, sem que a mediação educativa desempenhe o seu papel. De acordo com Grigorenko, Sternemberg (2003, p.29)

“dificuldade de aprendizagem significa um distúrbio em um ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos no entendimento ou no uso da linguagem, falada ou escrita, que pode se manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever, soletrar ou realizar cálculos matemáticos”.

De acordo com Weiss e Cruz (apud GLAT, 2007, p.67), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psico-afetiva e psico-cognitiva, nas interações com o meio social no qual ele está inserido. É importante para o professor saber o nível de aprendizagem em que seu aluno se encontra para que possa disponibilizar os subsídios necessários para novas aquisições.

Para Piaget (1973) a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito, para Vygotsky (1993), a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Assim os educadores não devem deixar de perceber o sujeito em relação ao tempo e a cultura.

Quando a criança começa a ler, a maioria dos alunos tende a ver as palavras como imagens, com uma forma particular ou um padrão. Eles tendem a não compreender que uma palavra é composta de letras usadas em combinações particulares, que correspondem ao som falado. É essencial que os alunos sejam ensinados e aprendam a arte básica de decodificação e soletração desde o início.

Considerando a necessidade de contribuir com os professores e profissionais da educação que necessitam de direcionamento pedagógico e sistematização das atividades, como alternativas educacionais para atender às necessidades individuais do educando e minimizar as barreiras para a aprendizagem, nosso objetivo neste trabalho é problematizar as dificuldades de aprendizagem, pois as manifestações de dificuldades de aprendizagem na escola apresentam-se como um contínuo, desde situações leves e transitórias que podem se resolver espontaneamente no curso do trabalho pedagógico, até situações mais graves e persistentes que requerem o uso de recursos especiais para a sua solução.

Neste sentido, o presente trabalho oportuniza um estudo sobre dificuldades de aprendizagens na leitura e na escrita. A alfabetização é um processo que se inicia oficialmente no primeiro ano do ensino fundamental, mas de fato, há um processo que ocorre antes disso.  Quando assumimos o compromisso de sermos alfabetizadores temos de estar cientes de que estaremos nos comprometendo com o aluno e com a sociedade, pois estaremos preparando cada ser para a vida que ele terá que enfrentar fora da escola. O processo de alfabetização na leitura e na escrita é uma responsabilidade para os profissionais da área, e estes devem fazer o possível para criar e recriar suas aulas, transformando e qualificando cada um dos alunos que estão dispostos a aprender.

Frente a tal situação, buscamos saber: quais são as dificuldades de aprendizagem apresentadas, pelos educandos que frequentam as séries iniciais das escolas estaduais do município de Marau e como os professores atuam frente a essas dificuldades? Este estudo visa compreender, quais são as dificuldades de aprendizagens que atingem os educandos nos primeiros anos do ensino fundamental além de investigar qual é o papel do educador frente a tal dificuldade. Com isso possibilitar ao educador uma prática mais adequada para que a construção de aprendizagem.

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral:

O presente trabalho tem o objetivo geral em identificar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos que frequentam as séries iniciais das escolas estaduais do município de Marau e como os professores atuam frente a essas dificuldades. Além de buscar aprofundar as dificuldades de aprendizagens que mais se apresentam no contexto das séries inicias do Ensino Fundamental, compreender as causas e motivos e fazer uma análise de como os profissionais da educação agem frente as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos educandos.

  1. Objetivos específicos:
  1. Buscar aprofundar as dificuldades de aprendizagens que mais se apresentam no contexto das séries inicias do Ensino Fundamental;
  2. Compreender os motivos que causam as dificuldades de aprendizagem;
  3. Analisar como os profissionais da educação agem frente as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos educandos.

Para tanto, realizei uma pesquisa de campo, nas quatro escolas da rede estadual do munícipio de Marau RS, através de um questionário  com os educadores do primeiro ano de Ensino Fundamental, de forma que fosse possível compreender e identificar tais dificuldades, bem como investigar os conhecimentos que os educadores têm sobre o assunto, para que possa auxiliar no processo de vencer as dificuldades ou trabalhar com elas a partir da sua função de alfabetizador, pois somente profissionais médicos e de outras áreas da saúde podem dar um diagnóstico para o problema e estabelecer a melhor forma de tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.4 Kb)   pdf (380.5 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com