TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades na aprendizagem

Por:   •  16/4/2015  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação

CONCEITOS E PRICÍPIOS

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem tem sido uma preocupação constante dos professores. Por quê?

Porque faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos avaliando os resultados do ensino. Cabe ao professor reconhecer as diferenças de aprender de cada aluno, para poder ajuda-los  superar suas dificuldades e avançar na aprendizagem, nesse sentido, pode-se dizer que o rendimento do aluno é uma espécie de espelho do trabalho desenvolvido em classe.

Distinção entre TESTAR, MEDIR E AVALIAR.

MEDIR: Medir significa dar nota ao conhecimento adquirido, este processo é feito através da aplicação de avaliações.

AVALIAR: Avaliar significa buscar uma forma de testar o que o aluno aprendeu.

TESTAR: Verificar o desempenho de alguém.

PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO:

A avaliação é um processo contínuo e sistemático porque precisa ser planejada, pensada e jamais feita de qualquer jeito, pois precisa ocorrer com naturalidade ao longo de todo processo.

A avaliação é funcional, pois acontece em função de um objetivo e através dela é possível verificar se o aluno está ou não alcançando os objetivos previstos.

A avaliação é integral por analisar e julgar o aluno no geral, em todas as dimensões do comportamento, avaliando todos os aspectos inclusive o afetivo e o domínio psicomotor.

CLASSIFICAR:  Classifica-se o aluno por meio de avaliações onde a escola pode decidir em qual período, série ou ano o aluno deva seguir.

RECLASSIFICAR: Faz-se necessário, quando o aluno sente-se prejudicado em uma classificação anterior, desse modo poderá pedir uma nova avaliação para ser reclassificado em outra série e Instituição.

AVANÇAR: Avaliar o aluno, para saber se ele está apto ou não, para seguir com os outros alunos.

ACELERAÇÃO: Aplicar um reforço para o aluno seguir a diante com ou outros.

PROGRESSÃO PARCIAL: Quando o aluno encerra o ano ou o semestre e fica para recuperação ou dependência em alguma matéria.

FUNÇÕES, MODALIDADES E PROPÓSITOS DA AVALIAÇÃO

Existem três tipos de avaliação:

Avaliação Diagnostica: aplicada no inicio das atividades educativas e tem finalidade de realizar um levantamento do que o aluno absorveu  como aprendizado.

Avaliação Formativa: aplicada durante o processo de ensino-aprendizagem, é uma atividade continua e progressiva, que produz de forma personalizada as atividades respeitando a individualidade de cada no ritmo do aprendizado.

Avaliação Somativa:  aplicada durante o processo ensino-aprendizagem e esta relacionada com a concepção tradicional de aprendizagem, essa avaliação é realizada ao final do que é proposto ao aluno em atividades(matéria, tema, mês, bimestre).

AVALIAR PARA CONHECER OS ALUNOS

Um dos propósitos da avaliação com função diagnóstica é informar o professor sobre o nível de conhecimentos e habilidades de seus alunos, antes de iniciar o processo ensino-aprendizagem, para determinar o quanto progrediram depois de certo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (574.2 Kb)   docx (472.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com