TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie EJA

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.786 Palavras (24 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

1. Partindo dos estudos empreendidos na primeira unidade, por meio dos quais você conheceu um pouco do percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, elabore um resumo, identificando os momentos mais importantes deste percurso.

A história da Educação no Brasil teve início pelos jesuítas. Eles queriam seguir uma linha curricular competente com o apoio da realeza na conquista de um Novo Mundo. A igreja tentava converter os índios aos costumes da coroa portuguesa, tirando os costumes e crenças que eles já tinham adquirido ao longo dos anos, fazendo seu trabalho missionário para tentar salvar almas e assim abrindo espaço para novos colonizadores.

Porém a Educação dos adultos indígenas não estava sendo necessária para os membros da sociedade colonial, pois seu trabalho era braçal, destinado à exportação de matéria prima.

Com a vinda da família real este cenário mudou, tornou-se necessário uma organização no sistema de ensino, devido à mudança no desenvolvimento da sociedade que começou a ser industrial e urbana. Surgiu aí a necessidade de uma educação mais avançada, com domínio de conhecimento e algumas habilidades de trabalho. A escola passou então a ter a função de educar para a vida e para o trabalho.

Em 1854 surgiu a primeira escola noturna as quais foram se expandindo. No Pará visava dar instruções para os escravos contribuindo com a educação deles e no Maranhão para que os homens pudessem compreender seus direitos e deveres. Mas essas escolas não tiveram muito sucesso devido à grande evasão. Ressurgindo novamente em 1880 com o estímulo dado pela reforma eleitoral.

Muitos foram os questionamentos em relação à educação para adultos e diferentes discussões em torno da alfabetização dos mesmos, trouxeram sérias consequências para o processo educativo para as pessoas que buscavam tardiamente a escolarização.

Foi à partir da obrigatoriedade e gratuidade do ensino primário e extensivo a adultos que começavam a se preocupar mais com a educação dos adultos criando programas e campanhas para atender essa necessidade, preocupando-se com a elaboração de materiais específicos para esses alunos.

Paulo Freire foi quem liderou um grupo de educadores para que alfabetizassem esses adultos a partir do conhecimento prévio deles e da visão de mundo que eles ofereciam. Propunha uma alfabetização popular.

Para Paulo Freire o analfabetismo era visto como uma situação de pobreza e assim uma sociedade desigual, porém queria uma igualdade social dando oportunidade aos analfabetos de ter uma educação de base, sempre analisando criticamente a realidade dos alunos e identificando os problemas e as possibilidades de superá-los para que possam ser alunos capazes de pensar e expor seus pensamentos perante a sociedade.

2. A partir da leitura do capítulo, reflita e escreva porque a década de 1940 pode ser considerada um período áureo para a educação dos adultos? Em seguida, pesquise na internet, quais são as características dos programas vigentes que oferecem educação aos Jovens e Adultos, no Brasil.

A década de 1940 foi um período onde os políticos perceberam a necessidade de se acabar com o analfabetismo, pois o Brasil crescia industrialmente e se havia a necessidade de pessoas capacitadas para assumir certas funções. Este é um dos motivos pelo qual criaram inúmeros programas, métodos de ensino e materiais didáticos. Outro fator importante para esse empenho todo é que o Brasil era mal visto em outros países por causa do alto índice de analfabetos, sem contar a preocupação dos políticos que analfabeto não vota. Questiono-me então, será que esse empenho todo é em prol dos analfabetos ou em interesses puramente políticos?

Um dos programas vigentes para Jovens e Adultos é o Paraná Alfabetizado é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e o Ministério da Educação, Programa Brasil Alfabetizado, prefeituras municipais, demais organizações governamentais e sociedade civil, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação.

O programa foi criado para buscar a alfabetização de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais de idade. O processo de alfabetização tem duração prevista de oito meses, com dez horas de aula por semana, e as turmas podem ser localizadas em escolas da rede estadual ou municipal, centros comunitários e outros espaços físicos.

A principal característica destes programas é a forma com que é conduzido o aprendizado, através dos saberes dos alunos que se alfabetiza atingindo os objetivos contra o analfabetismo.

Outra característica é a Pedagogia Social, que vê a Educação como ato político, Educação para Justiça Social, Educação para Direitos (humanos, sociais, políticos e culturais), Educação para Liberdade e Igualdade, Educação contra Discriminação, etc.

O Programa Paraná Alfabetizado considera a alfabetização como um resgate aos que não tiveram acesso à educação escolar na época certa, dando a eles, depois de jovens ou adultos essa oportunidade. É um programa que se preocupa com o saber ler e interpretar o mundo.

3. Paulo Freire é mundialmente conhecido por sua luta para que a educação fosse um processo transformador e não apenas reprodutor de ideias. A partir dos estudos realizados no módulo, caracterize o Método de Alfabetização proposto por ele.

O método de alfabetização propostos por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade e, assim, seleciona as palavras que servirão de base para as lições, são chamadas palavras geradoras. Em um outro momento elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, inicia-se uma discussão para dar-lhes significado dentro da realidade daquela turma.

A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal.

Um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (324.2 Kb)   docx (107.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com