TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie : METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Elabore um breve texto apresentando o percurso histórico do atendimento destinado às crianças, desde o trabalho das mães mercenárias até as instituições formais. (Mínimo de 15 linhas).

     Resposta: Por muito tempo as crianças eram criadas pelas próprias mães aprendiam o que elas achariam correto ensinar só para seus filhos.

     Mas com a transição do feudalismo para o capitalismo, ocorreu uma grande transformação social, e com toda essa transformação, houve grande entrada das mulheres de pouco rendimento no mercado de trabalho. Com tudo isso, as mães operarias, que começarama trabalhar em grandes fabricas, não tinham onde deixar os filhos, e não podiam levar para o trabalho pelo perigo das maquinas.

    Assim surgiram as mães mercenárias, as mulheres que escolheram não trabalhar em fabricas, que cuidavam dos filhos das outras mulheres por alguma quantia ou algo de seu interesses.

   Houve muito aumento dos pais no trabalho, então surgiram jeitos mais formais para o atendimento as crianças, que eram organizados por mulheres da própria comunidade eles não tinha o que ensinar, nem propostas instrucionais formais. Mais elas escolheram atividades que traziam bons hábitos, canto e  formação religiosa.

  1. Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase decisiva na formação das pessoas. Pensando nisso, argumente sobre a sua contribuição para a Educação Infantil.

Resposta: Froebel foi o fundador do jardins-de-infância, que reflete que as crianças, são como plantas em sua fase de formação, elas tem o tempo certa para cada coisa e aos poucos aprenderiam o necessário e evoluiriam para que no futuram ter uma vida melhor.

  1. Para Froebel, os jogos e as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. A partir dos estudos realizados, argumente sobre a importância da brincadeira do faz de conta para o desenvolvimento infantil. Você pode pesquisar em outras fontes como livros, revistas e sites.

Resposta: Por meio desse faz de conta interpreta o mundo real, a brincadeira se torna muito importante para as crianças, pois com isso elas vão expressar seus sentimentos, suas facilidades, suas dificuldades. Faz as crianças terem varias experiências como se colocar no lugar do seus colegas. E ensinam, a respeitar, a esperar e a seguir regras.

  1. Descreva uma brincadeira infantil que possa ser trabalhada na educação infantil, indicando o que as crianças podem aprender com ela.

Resposta: O dominó vai ensinar s crianças o que são regras, paciência e esperar a vez.

  1. Descreva a trajetória da Educação Infantil no Brasil, desde o assistencialismo até a atualidade.

Resposta: No Brasil, as instituições  que atendiam crianças, surgiram com o objetivo assistencialismo, para auxiliar as mães trabalhadoras e as viúvas.

    Com o alto indici de mortalidade infantil, o alto numero de incidentes domésticos entre outros, levou a alguns segmentos da sociedade a pensar em um especo adequado para essas crianças, como creches, jardins de infância, pré-escola, que tinham como meta diminuir os riscos de vida das crianças. As instituições viveram lento processo de educativo e pedagógico . Mas apartir de 1988, a LDB definiu que as creches e pré-escolas fariam parte do sistema educacional como preimeira fase da educação básica.

  1. O que propõe a Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013? Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta?

Resposta: Os pais são obrigados a matricular os filhos na pré-escola com quaro anos de idade. Acho que nessa fase é importante a formação das crianças o aprender a ser, a conviver, a conhecer. E elas precisam dessa dinâmica que as vezes os pais não pode oferecer e que ajudam na transformação, sabedoria e crescimento da criança.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais e na internet.

1. Quando e onde foi criada a primeira instituição de educação infantil?

Resposta: Foi criada em 1769, na paróquia rural francesa de Ban-de-la-Roche.

2. Qual a justificativa dada pelo governo federal para a entrada de crianças de 4 anos no ensino fundamental? Você concorda com essa inserção? Justifique.

Resposta:

3. Diferencie FUNDEF de FUNDEB.

Resposta: O FUNDEF é um fundo que é repassado aos municípios para que a verba fosse aplicada na educação, especificamente ao do ensino fundamental. Já o FUNDEB faz a mesma coisa, só amplia os demais niveis escolares do ensino básico: da educação infantil ao ensino Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (314.3 Kb)   docx (97.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com