TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD E as Tecnologias

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

3 BREVE SÍNTESE DA OBRA

As novas tecnologias modificaram profundamente todas as dimensões da vida humana. As redes estão começando a provocar mudanças significativas na educação presencial e a distância podendo ser possível aprender de vários lugares ao mesmo tempo, online e offline, juntos e separados, a EAD é uma atividade individual mas com a comunicação instantânea.

Já a sala de aula deve ser um espaço para informar, pesquisar e divulgar atividades de aprendizagem e não apenas um lugar onde há quadro e giz, mesa e o professor focado mais no ensinar do que o aprender.

Até então a apropriação das tecnologias pelas escolas passaram por três etapas. Na primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já se vinha fazendo e para melhorar o desempenho da gestão. Na segunda, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional como desenvolvimento de alguns projetos, pesquisas e comunicação. Já na terceira há o avanço da integração das tecnologias como a flexibilização parcial do currículo, com atividades a distância combinadas com presenciais.

Porém os professores atuais estão utilizando as tecnologias para tornar suas aulas mais interessantes e falta o domínio tecno-pedagógico que permitirá inovação.

Dessa maneira o novo profissional da educação será mais criativo experimentador, orientador de processos de aprendizagem presencial e a distância desenvolvendo situações de desafios, solução de problemas e jogos, combinando a flexibilidade dos espaços e tempos individuais e colaborativos grupais. Assim, a ciência será cada vez mais compartilhada e desterritorializada.

A multimídia é rica mais se utilizada rapidamente sem tempo para reflexão pode ser apenas um meio de sedução informativa e de interação emocional. O importante é desenvolver o senso crítico no processo de construção e de organização da aprendizagem mantendo equilíbrio entre contato físico e o virtual, entre as atividades intelectuais e as sócio afetivas.

Assim a tecnologia é importante, mas é um meio um apoio, ele está em tudo a toda hora, em qualquer lugar é importante estarmos atentos para utilizá-la de forma sensata, equilibrada e inovadora.

Diante da leitura da entrevista com o Professor Doutor José Manuel Moran percebe-se que as novas tecnologias fazem parte da vida da sociedade atual e provocam mudanças significativas.

No processo educacional, as tecnologias devem ser inseridas de forma sensata, equilibrada e inovadora como meio de apoio. Dessa maneira a sala de aula deve ser um espaço de informação, pesquisa e divulgação, sendo assim o professor será um profissional mais criativo, experimentador e orientador de processos de aprendizagem.

Porém a EAD combina a flexibilidade dos espaços e tempos individuais e colaborativos grupais, fazendo com que pessoas possam se aperfeiçoar com cursos em qualquer lugar e tempo, contribuindo assim para que a ciência seja cada vez mais compartilhada e desterritorializada.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com