TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD EM FOCO: Pedagogia - UNIRIO

Por:   •  23/4/2015  •  Monografia  •  5.747 Palavras (23 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

FLÁVIA F. V.

EAD EM FOCO:

Pedagogia - UNIRIO

Saquarema

2014


FLÁVIA F. V.

EAD EM FOCO:

Pedagogia - UNIRIO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências Humanas da UNIRIO, como requisito para obtenção do grau de Pedagogo.

Orientadora: Jessica Mara Rodrigues de Lima.

Saquarema

2014


FLÁVIA F. V.

EAD EM FOCO:

Pedagogia - UNIRIO

  1. Avaliado por:

__________________________________

Orientador(a)

__________________________________

Segundo(a) leitor(a)

  1. Data da apresentação ___ / ____ / _____

Saquarema

2014

EAD EM FOCO:

Pedagogia - UNIRIO

FLÁVIA F. V.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar a implementação e o uso das tecnologias e ferramentas específicas para o melhor desenvolvimento da EAD, na experiência da oferta de curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), do Consórcio CEDERJ. A pesquisa revela a proposta de EAD do curso, oportunizando a investigação dos elementos essenciais à implementação de programas de educação à distância, especialmente o ambiente online e suas modalidades de comunicação. Assim, por meio de pesquisas bibliográfica, exploratória e descritiva do curso, identificamos o seu modelo de educação à distância. De modo que podemos refletir sobre o uso das ferramentas do espaço virtual do curso de Pedagogia, revelando desafios ainda existentes,   como o predomínio das avaliações presenciais, sobre as atividades realizadas a distância, a necessidade de mais processos interativos nos ambientes online, entre outros. Portanto, podemos observar que o curso, embora apresente o compromisso com o aprimoramento das atividades na modalidade à distância, precisa desenvolver mais o seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA), oferecendo maior espaço para TICs no processo de ensino aprendizado dos alunos inseridos nesta modalidade de educação.

Palavras-chave: Educação a Distância; Cederj; Tecnologias da educação.

INTRODUÇÃO

        

O Brasil, país de dimensões continentais, tem investido na implementação da educação a distância (EAD) por ser um projeto viável e capaz de solucionar, ou, pelo menos, minimizar, a desproporção que existe atualmente entre a demanda de pessoas para serem educadas, e a baixa oferta de instituições de ensino superior disponível por região. Neste presente estudo buscamos refletir especialmente sobre a experiência da oferta de curso de Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), do Consórcio CEDERJ, que simboliza um grande avanço da EAD no país e no Estado do Rio de Janeiro.

        A fim de contribuir para o debate a respeito dos cursos de EAD, buscamos refletir sobre o modelo de curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pelo Consórcio CEDERJ. Por meio de pesquisas bibliográfica, exploratória e descritiva do curso, identificamos o seu modelo de educação à distância e os desafios ainda existentes.

        Portanto, o presente texto pretende contribuir para o debate do uso das tecnologias e ferramentas específicas para o melhor desenvolvimento da EAD, neste sentido, sua problemática se restringe à predominância de determinados modelos de mediação pedagógica e tecnologias levada a efeito nos cursos de Pedagogia oferecido pelo consórcio CEDERJ, questionando sua coerência e eficácia.


1. A Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil

        

A educação nos dias atuais vem sendo palco de muitas discussões, a preocupação com a expansão da oferta da Educação Superior é uma delas. Neste contexto, a modalidade de Educação que vem crescendo e se destacando é a Educação a Distância (EAD), que diante de diversos modelos e sistemas educacionais, busca acolher as demandas sociais. Assim, o estudo buscará compreender a proposta de educação a distância pelas Universidades públicas, visando refletir os caminhos e percalços da disponibilização da educação por meio desta modalidade de educação, especialmente sobre a experiência do Consórcio CEDERJ, que simboliza um grande avanço da EAD no país e no Estado do Rio de Janeiro.

        A EAD tem se expandindo muito no Brasil, e as Instituições de Ensino Superior são incentivadas a desenvolverem projetos de ensino/aprendizado na modalidade de educação à distância, criando coordenações e laboratórios de EAD. Estas experiências vêm se consolidando, e apesar de não ser uma modalidade nova, seu crescimento e estímulo ocorreu devido à rede mundial de computadores (internet) e a propagação de tecnologias de informação e comunicação. Como Tavares e Gonçalves (2012) ressaltam, a EAD

 é parte de um amplo e continuo processo de mudança, que inclui não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente, como também a adoção de novos paradigmas educacionais.

        Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no Art. 80, a EAD obteve respaldo legal, e com os Decretos n° 5.622, n° 5.773 e n° 6.303, regulamentou-se os variados aspectos que tange à modalidade de EAD. Aspectos tais como a caracterização da educação a distância, como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de  informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos, o credenciamento institucional, supervisão, acompanhamento e avaliação, consonante com a qualidade exigida pelo Ministério da Educação, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (812.1 Kb)   docx (818.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com