TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD ESTUDO Á DISTANCIA

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

O EAD tem sido muito importante no mundo todo, pois engloba o processo de democratização na educação no Brasil e na sua evolução histórica. A educação é uma modalidade, de ensino que permite ao aluno não estar presente em um ambiente formal de ensino aprendizagem, é possível que o aluno estude em um tempo estipulado e determinado por ele, ou seja, a sua escolha, entre o professor (TUTOR) e o aluno. Com isso o aluno respeita seu tempo de aprender e acaba desenvolvendo mais habilidades educacionais, dinamismo, tornando- se assim mais ativo.

No Brasil essa modalidade de ensino vem em constante crescimento, segundo dados do anuário brasileiro estático de educação aberta e a distancia (ABRA EAD) ele afirma que um em cada 73 brasileiros, estudam em educação a distancia. Segundo uma decisão do MEC foi determinada que 20% das aulas tínhamos que ser em EAD.

No Brasil essa necessidade surgiu através de alguns alunos que não tinha acesso a escola, até mesmo sem condições financeiras para pagar um curso superior, ou dificuldade de se locomover de sua residência até uma instituição de ensino por questões de morar em lugares isolados ou de difícil acesso ao transporte ou em determinadas regiões onde se tem muitos índices de violência e havia aqueles que não se identificava com o método de ensino tradicional.

Podemos abranger diferentes opiniões a respeito do assunto aqui abordado, há muito tempo já vem tentando implementar esse modelo de educação virtual apesar de que são muitas as criticas que se opõe, mas a modalidade só vem ampliando e crescendo, proporcionando aos interessados á essa modalidade conhecimento e  oportunidade trazendo uma vasta informação de conhecimento e inclusão digital, trazendo consigo grandes avanços para a modalidade do EAD e sendo assim proporcionando um direito a educação para todos e fazendo com que todos tenham acesso livre a educação.

A inclusão de pessoas com necessidades especiais foi uma das grandes vantagens, pois a pessoa que por algum motivo não pode frequentar a instituição de ensino, tem todo acesso a educação.

Há quem pense que estudar em EAD pode parecer algo como não muito serio, mas há alguns requisitos que o aluno precisa ter para obter bons estudos na educação virtual é estritamente necessária à participação do aluno, apesar de que o próprio aluno é quem faz seu roteiro de estudos e organizasse nesse tempo, dedicado aos estudos. O aluno precisa ter empenho, força de vontade, disponibilidade, e autonomia também é preciso que o aluno se desapegue do antigo método de aula (presencial), mas acima de tudo vontade de aprender e expandir novos conhecimentos. Motivação é um fator primordial para o desempenho do aluno.

Alguns requisitos são preocupantes para quem estuda o EAD, como um problema no aparelho eletrônico sendo que para esse tipo de estudo se torna dependente da tecnologia. A falta de atenção nas aulas ministradas, por não haver um professor presencial muitos alunos ficam dispersos e acabam perdendo o foco.

 A importância de professores bem capacitados e especializados na disciplina (EAD) é muito importante, pois o papel do tutor é ter uma autonomia ou transferir para o aluno os seus conhecimentos, em auxiliar, orientar o aluno em seu plano de aprendizado e sendo assim ampliando seus conhecimentos e dando ao individuo á capacidade de se tornar um profissional com novos valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com