TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EJA: DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.229 Palavras (25 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

[pic 2]

CURSO DE PEDAGOGIA – G3

 POLO DE JOÃO MONLEVADE

WALDEREZ FERREIRA ASSIS DA MATA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

JOÃO MONLEVADE

      JUNHO – 2012


WALDEREZ FERREIRA ASSIS DA MATA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto,   como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Orientadora: Renata dos Santos

JOÃO MONLEVADE

JUNHO – 2012

EJA: DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA

WALDEREZ FERREIRA ASSIS DA MATA

Aluna do Curso de Pedagogia – UFOP - Polo de João Monlevade

wfmatauab@yahoo.com.br

RENATA DOS SANTOS

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa - PUCMinas
Professora, Pesquisadora e Mestra em Educação    
Registro MEC - LP 9503719

Renata-santos73@uol.com.br

Walderez Ferreira Assis da Mata

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar que o ensino e a aprendizagem contextualizados podem contribuir para uma educação significativa. Fundamentando-se no projeto de intervenção pedagógica intitulado “EJA um Mundo à Parte nas Escolas: Possibilidades Didáticas para uma Educação Significativa”, serão apresentados resultados de um estudo, cujas atividades foram desenvolvidas com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A adequação de conteúdos, flexibilidade curricular, comprometimento docente e sensibilidade para ouvir as experiências dos educandos são procedimentos essenciais para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem dos educandos, uma vez que se ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem assim como o questionamento e relacionamento das experiências prévias dos educandos a situações de estudo fazem com que eles percebam que o ensinado em sala de aula tem utilidade para a vida. Assim, ações intencionais e adaptadas ao contexto do educando contribuem para oferecer um ensino e aprendizagem de qualidade. A metodologia utilizada no desenvolvimento das atividades foi a execução de intervenções pedagógicas de Língua Portuguesa e Ciências com a utilização de material didático contextualizado e adequado à faixa etária da EJA o que resultou em aulas estimulantes, significativas e um retorno positivo dos educandos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Adequação Didática. Compreensão Contextual. Ensino e Aprendizagem Significativos.

 

Abstract

This article has the objective of showing that the contextualized teaching and learning can contribute to a significant education. Being based in the project of pedagogical intervention called"YAE (Young and Adults Education) a World Apart in Schools: Didactic Possibilities for a Significant Education" it will be presented results of a study in which the Young and Adults Education (YAE) developed significant activities with their students. The adaptation of contents, curricular flexibility, teaching commitment and sensitivity to hear the experiences of the students are essential procedures to improve the quality of the students’teaching and learning, since they extend the possibilities of teaching and learning as well as the questioning and relationship of the students’ previous experiences to situations of studying make them realize that what has been taught in the classroom is useful for life. Thus, intentional and adapted actions to the student’s context contribute to offer quality in teaching and learning. The methodology used in the development of the activities was the accomplishment of pedagogical intervention of Portuguese Language and Science with the use of contextualized didactic materials and suitable for the age range of YAE which resulted in significant, exciting classes and a positive feedback of the students.

Keywords: Young and Adult Education. Didactic Adaptation. Contextual Understanding. Teacher Training. Significant Teaching and Learning.

1 Introdução

Nas salas de aulas da EJA, encontra-se uma realidade preocupante, ou seja, os educandos apresentam dificuldades de aprendizagem relacionadas, principalmente, à leitura, escrita e interpretação. Além disso, também é preocupante o fato de alguns educadores não estarem capacitados para lidar com essas dificuldades, levando em consideração que as aulas deveriam estar contextualizadas à vivência dos educandos dessa modalidade de ensino. Nesse sentido, diante dessa realidade, a escola precisa se comprometer em oferecer uma educação de qualidade e que acompanhe as transformações que estão acontecendo para poder possibilitar ao educando da EJA que avance nos mais variados aspectos: social, político, intelectual e humano. Dessa maneira, o professor precisa desenvolver e oferecer ao educando um ensino e aprendizagem significativo e de qualidade, sendo necessário um planejamento bem elaborado e a definição de objetivos e estratégias que serão a base das suas ações.

Na perspectiva de uma prática docente intencional contextualização e flexibilidade curricular e de material didático são fatores importantes para um trabalho docente que objetive construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante, crítico, ético e participativo. Assim, emerge a necessidade do desenvolvimento de um trabalho que provoque nos educandos atitudes críticas, conscientes e transformadoras diante de sua aprendizagem e de sua atuação na sociedade.  

Desse modo, para que o conhecimento trabalhado na escola ajude o educando no seu processo de formação cidadã e humana, o educador precisa atentar-se para as mudanças e transformações que estão acontecendo a todo o momento no mundo. Outro ponto de extrema importância que contribui significativamente no processo de formação do aluno é o professor intelectualmente preparado e capacitado para assumir o compromisso com o ensino e aprendizagem dos educandos da EJA. O mercado de trabalho exige hoje pessoas cultas, críticas e dinâmicas; assim, a escola é desafiada a formar esse novo trabalhador que atenda às expectativas do mercado. Diante disso, o professor precisa apropriar-se de habilidades, capacidades e conhecimentos que vão contribuir para uma prática docente reflexiva e crítica que atenda a estas necessidades. Assumindo uma postura crítica e responsável frente à realidade em que está inserido, o professor será capaz de promover transformações  educacionais e sociais. Assim o conhecimento transmitido na escola deve contribuir para a formação de cidadãos intelectualmente críticos, reflexivos capazes de construir e reconstruir conhecimentos, capazes de agir e transformar a realidade em que estão inseridos na busca por um mundo melhor, mais digno e justo para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com