TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA E EDUCAÇAO

Por:   •  27/4/2016  •  Ensaio  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

        

PROJETO DESCRITIVO

 “ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CRECHE PERALTINHA”

INTRODUÇÃO

O Educar, o Cuidar e o Brincar são considerados os pilares que sustentam a Educação Infantil, sendo eles indissociáveis, e aplicáveis em todos os momentos. Nas instituições que oferecem Educação Infantil / Creche, a criança tem oportunidade de trabalhar as diversas linguagens, o raciocinio e o lúdico, o que é de fundamental importância para aquisição e construção do conhecimento. Nesse período da infância, a consciência corporal, os valores e a compreensão do comportamento da própria criança e de seus pares, fazem parte de todo o processo da aprendizagem.

A ação educacional pressupõe a capacidade de encorajar a criança a formular seus próprios conceitos, expressando-se através de diferentes linguagens. O espaço deve ser seguro, estimulador de novas experiências. A construção e descoberta conjunta do espaço físico é alicerce para a apropriação do conhecimento da criança em idade de creche e educação pré-escolar.

Por meio das vivências corporais, da exploração dos objetos e da relação com outros grupos é que a criança vai ter subsídios para suportar toda a gama de informações e formações a que será exposto durante seu crescimento. O primeiro passo da criança é descobrir-se e, então, perceber-se, para mais tarde, poder representar aquilo que ela se tornou.

A infância de hoje é bem diferente do que foi antigamente. A partir da necessidade de se manter em um mercado de trabalho competitivo, os pais tornam-se cada vez mais ausentes no processo de amadurecimento e desenvolvimento de seus filhos, acarretando mudanças nas relações familiares. A urbanização e a segurança também são fatores de trasformação dos costumes infantis, uma vez que geram a diminuição dos espaços e da própria liberdade para as crianças desfrutarem do momento de brincar. Além disso, o fator da iniciação escolar precoce torna as instituições de ensino responsáveis por grande parte da estimulação motora, emocional, cognitiva e social. A creche transformou-se, então, em um espaço importante para as crianças experimentarem novas vivências.

O Ensino Infantil, diante dessa nova demanda de necessidades das crianças, passou a ter uma impotância fundamental na estruturação do desenvolvimento psicomotor, preparando a base, as fundações que serão determinantes na aquisição de novas aprendizagens, dentro e fora da escola.  

IDENTIFICAÇÃO DA CRECHE

Nome: Associação Recreativa e Creche Peraltinha

Endereço: Alameda Rio Grande da Serra nº 245, Boracéia – São Sebastião – SP

CEP: 11600.000        

Telefone: 3867-6403

Email: crecheperaltinha@gmail.com

Código da unidade: CIE – 432.088

Jurisdição: D.R.E. Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba

A Secretaria Municipal de Educação oferece a Educação Infantil / Creche como primeira etapa da Educação Básica, respeitando sua finalidade primordial que é o desenvolvimento integral da criança até os 4 anos de idade. Considera que o acesso das crianças às instituições de Educação infantil / Creche vai além da necessidade de seus pais terem um lugar onde deixar as crianças para que possam trabalhar. A boa formação nos primeiros anos de vida da criança é fundamental na composição de um ser mais equilibrado, emocional e intelectualmente. A família é considerada componente essencial no campo educacional, junto com as instituições de educação infantil / Creche, visando a “complementaridade entre as instituições de Educação e a família”, como trata a própria legislação da área.

A COMUNIDADE

A praia de Boraceia possui 9 km e faz divisa com o Município de Bertioga através do Rio Parateus, temos Boracéia São Sebastião e Boracéia Bertioga. Estamos a 67 (sessenta e sete) Km do centro do município.

A comunidade situa-se num bairro com poucas casas residenciais fixas, prevalecendo as de veraneio. A pesca deixou de ser prioridade no bairro, como era nos anos atrás.

O comércio possui alguns restaurantes, uma padaria, um mercado, um posto de gasolina, um hotel e algumas pousadas. Em seus arredores existe uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e a sede da Sociedade de Amigos de Boracéia de São Sebastião. Não há bancos, caixa eletrônico, feiras livres, papelaria, pronto socorro. A comunidade quando necessário recorre aos serviços acima descritos no centro comercial de Bertioga, em Boiçucanga ou no Centro do Município.

No bairro temos a reserva indígena numa aldeia Guarani denominada Rio Silveiras que é assistida pela Funai.

A assistência médica é dada através do P.S.F Boracéia, Hospital de Bertioga e P.S.F de Boiçucanga. Quanto à assistência dentária, não é oferecida no bairro, a comunidade utiliza a assistência do P.S.F de Barra do Una. Possuem água encanada e não há sistema de tratamento de esgoto.

A CLIENTELA

    A clientela atendida pela nossa creche é composta por migrante de toda parte do Brasil. Em relação ao nível de instrução 43% dos pais e 50% das mães fizeram o ensino fundamental, com grande parcela concluindo esta fase da escolaridade e trabalham em sua maioria na função de prestadores de serviços e no comércio, sem vínculo empregatício, no trabalho informal, sendo que 41% das famílias apresentam baixa renda familiar. Grande parte da comunidade escolar, aproximadamente 63% moram em casa própria, porém grande parte são  barracos com condições precárias.

Muitas das famílias do bairro de Boracéia procuram na creche a segurança de uma instituição organizada que ofereça uma educação de qualidade, para poderem trabalhar com tranqüilidade, enquanto seus filhos são atendidos por profissionais capacitados, onde as mães, que trabalham como empregadas domésticas , caseiras e no comércio local, que contribuem efetivamente para o sustento da família.

O acesso a meios culturais é restrito, pela localização do bairro, que fica a 67 km do centro da cidade e são poucas as famílias que tem possibilidade de oferecer tais recursos. No bairro não tem uma praça para que as crianças possam brincar, sendo a praia o único lugar de lazer para a comunidade. Durante o mês de Julho acontece a festa da tainha, sendo típica do bairro.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com