TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

Sara Izabel Bianchi Olivério – RA 7934694013

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PEDAGOGIA

SANTO ANTÔNIO DE POSSE – SP

2014

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PEDAGOGIA

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado de Educação Infantil.

        SANTO ANTÔNIO DE POSSE – SP

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno ..........................................................................04

Introdução .............................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:

1 – Observação e Interação na Escola ...........................................................06 a 08

2 – Entrevista com o coordenador...........................................................................08

3 – Plano de Aula ............................................................................................09

4 – Relatório de Regência........................................................................................10

Considerações Finais ...........................................................................................11

Referências Bibliográficas ...................................................................................12

        

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Sara Izabel Bianchi Bianchi Olivério

RA: 7934694013

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do Estágio: 11/08/2014

Término do Estágio: 19/11/2014

        

INTRODUÇÃO

        Relatório referente ao Estágio em Educação Infantil, realizado durante o curso de licenciatura em pedagogia na Instituição de Ensino Superior no Pólo da Anhanguera - Uniderp em Santo Antônio de Posse – SP.O estágio foi realizado entre as datas de 11/08/2014 a 19/11/2014, somando um total de 100 horas, sendo desenvolvidas atividades de observação e interação na escola, plano de aula, regência. O estagio supervisionado tem como objetivo fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios pedagógicos permitindo uma visão ampla da parte interna da escola,sendo possível observações de como a escola funciona, métodos aplicados, como são os alunos, administração, planejamento escolar, e execução realizada pelo administrador e gestor.

Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processo educativo escolar, visando compreender como é o desenvolvimento físico e cognitivo dos educandos nesta fase.

Observação e Interação na Escola

                                  EMEI PRIMEIRA ESTAÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

Nome da Escola: Escola: EMEI PRIMEIRA ESTACÃO “Professora Suzete Aparecida Gonçalves da Costa”  Santo Antonio de Posse – SP - CEP: 13830-000

Educação Infantil de Maternal a infantil II

A Escola está localizada na zona urbana do município, sendo constituída principalmente de alunos residentes nos bairros próximos, como Monte Santo, Pedra Branca, Centro. O nível da população é maioria de classe média, com exceção de uma parte. O aprendizado desses alunos é classificado como bom, pois tem bastantes recursos para o aprendizado de forma lúdica,como livros, brinquedos educativos, aulas fora da classe de aula, com o intuito de assim estimular o interesse dos alunos. Dentre os alunos existem também uns tres que apresentam  apresentam dificuldades na aprendizagem, seja por falta de estímulo familiar, de problemas psicológicos a até mesmo por carência alimentícia. Os alunos apresentam índice de freqüência normal, com exceções de alguns alunos. O número de transferências expedidas e recebidas é relativamente normal.

A ESCOLA E SUA ESTRUTURA FÍSICA, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

O relatório a seguir mostrará sobre as situações física, administrativa e pedagógica da Escola EMEI Primeira Estação, bem como fará uma análise do seu Projeto Político Pedagógico. Durante as horas em que tive de investigar, observar e conviver momentaneamente na escola citada, ou seja, essa oportunidade nos foi pertinente, a fim de proporcionar uma primeira experiência da realidade na prática pedagógica.

O edifício escolar é apropriado para receber alunos. Está instalado numa casa já existente a muitos anos, sendo reformada assim que preciso. A escola possui Sala de professores, Secretária, Sala de direção, Sala de coordenação, Sala de recursos, Biblioteca, Refeitório, Cozinha, Lavanderia, Sanitários para alunos e professores, Almoxarifado, Dispensa e pátio coberto. Estão relativamente equipadas para dar consecução ás suas atividades educacionais. Conta com TV, DVD player, fitas de vídeo, e DVDs, aparelho de som com toca CD, caixa acústica, microfone sem fio, computador, impressora a jato de tinta, multifuncional (Xerox), e livros. Possui também material pedagógico específico (jogos, etc.). Na cozinha contém utensílios de limpeza e higiene, para oferecer assim aos alunos e trabalhadoes da escola uma boa merenda. Conta com fogão industrial, freezer, geladeira duplex, armário, prateleiras e mesa com cadeiras. A estrutura física da escola é muito boa, as salas são grandes, com carteiras e cadeiras, armário para guardar materiais e lousa. O material necessário para o andamento das aulas parece ser adequado, a equipe de direção da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (242 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com