TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS CONTEXTOS E AÇÕES ESCOLARES - ECAE II

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO

ESTUDOS CONTEXTOS E AÇÕES ESCOLARES - ECAE II

BIANCA OLIVEIRA DE FREITAS              915106816

LARISSA SOARES DA ROCHA SANTOS 915115432

ROSANA LETÍCIA MARES DE FREITAS   915114853

SINDY DAYANE DOS REIS                        915110713

TAIS ROSA DOS SANTOS                         915103763

VANESSA SILVA NOVAES                         915108473

SÃO PAULO

2016

TEXTO 4: O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DE DIRETORES E VICE-DIRETORES

Cada um de nós traz consigo uma lembrança sobre o trabalho do Diretor e vice-diretor com a visão de educando, porém agora com a visão pedagógica pode se ver o outro lado do trabalho da equipe gestora, um olhar crítico e reflexivo sobre cada membro da equipe diretores, os vice-diretores, os coordenadores e os orientadores. A fim de compreender uma perspectiva mais panorâmica que nos ajuda a entender como deve ser o trabalho do gestor, sempre em um movimento de "ação-reflexão-ação".

 O Diretor é responsável pela a gestão do funcionamento geral da escola como finanças, prestação de contas, relacionamento entre membros da equipe escolar, aprendizagem dos alunos, para assegurar as condições e recursos necessários ao pleno desenvolvimento do processo educacional.  Ele vai zelar pela execução das ações e deliberações coletivas do Conselho de Escola, observando sempre as diretrizes das políticas educacionais da Secretaria de Educação e da legislação em vigor.

DIALOGANDO SOBRE O (A) VICE-DIRETOR (A)

O Vice - direto é essencial para o Diretor de Escola e o bom relacionamento entre ambos é essencial, para que não haja acumulo de funções de nenhum dos dois lados, algumas das funções do Vice-diretor consiste em atuar conjuntamente com o Diretor de Escola no desempenho de suas atribuições específicas; substituir o Diretor, em caso de férias, licenças, ou outros impedimentos; responder pela gestão da escola, nas ausências do Diretor de Escola.

Ambos papeis são de extrema importância, ou seja, essenciais para o bom andamento da Escola, pois uma instituição bem administrada traz satisfação profissional e o funcionário a executa com amor e dedicação e respeito pela sua função.

TEXTO 5: O ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DE COORDENADORES E ORIENTADORES

Segundo Dagmar Serpa o papel do coordenador em muitas escolas ainda não possua uma definição do que realmente compete a esse profissional, em algumas instituições ele é visto como um segundo responsável, que cria autonomia para desenvolver o seu trabalho apenas na ausência do diretor ou até mesmo do vice-diretor.

Para que ele desenvolva seu papel corretamente, o mais indicado é que ele fique responsável pela organização e faça parte da criação do PPP, junto com a comunidade escolar para que ele tenha o efeito esperado, acompanhe e auxilie os professores na formação continuada e atue junto com os professores zelando pela qualidade do ensino.

O orientador educacional não é encontrado em todas as instituições, mas ele tem um papel importante de intermediar o ensino entre professor e aluno, auxiliando ao professor a intermediar situações e entender o aluno para melhor aprendizagem e faz o intermédio entre a comunidade interna e externa da escola. Intermediar possíveis conflitos e do suporte ao professor para que eles possam ensinar alunos que tenham dificuldade de aprendizagem, proponde novas abordagens pedagógicas.

Na ausência desse profissional pois em muitas escolas não possui um orientador pedagógico, quem realiza esse papel 

Segundo observações é o coordenador pedagógico.

TEXTO 6: O CONTATO COM OS DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS DA ESCOLA

Para apurar os procedimentos administrativos da secretaria e da gestão escolar, é fundamental o bom uso de impressos como planilhas, formulários, projetos, regimento interno e ofícios de obras que ajudam a organizar as informações.

Definições de alguns documentos

Projeto pedagógico

O Projeto Pedagógico (PP) traz a compreensão pedagógica que orientará a ação educativa da escola. Ele determinará os rumos, a intenção e os processos que a escola utilizará para alcançar suas metas. O PP é um projeto político, de gestão de longo prazo. Assim, para promover o acompanhamento da execução das metas e dos objetivos propostos, estenderá aos Planos de Ação (PA). Para garantir legitimidade, participam da elaboração do PP representantes de todas as partes da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com