TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  4.811 Palavras (20 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

                [pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

ELMA PALHETA DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Breves

2016

ELMA PALHETA DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINA

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Tutor eletrônico: Gislaine de Souza Paulino

Tutor de sala: Raimundo Lobato dos Santos

Breves

2016

sumário

INTRODUÇÃO        3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        4

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        4

2. ROTINA OBSERVADA        10

3 REFERENCIALTEÓRICO        14

5 RELATO DA INTERVENÇÃO        25

6 MOSTRA DE ESTÁGIO        27

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        29


INTRODUÇÃO

O estágio Supervisionado é um mecanismo de ensino que permite ao acadêmico vivenciar e adquirir experiência dentro do campo de atuação profissional, a partir da convivência dentro do ambiente que se pretende atuar. Neste sentido, o presente trabalho vem apresentar um pouco dos conhecimentos adquiridos no decorrer dos dias que sucederam a realização do mesmo na Escola Maria de Lourdes Campos Sales nas turmas de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Vale ressaltar que, por meio desde trabalho foi possível ter uma visão ampla dos dois momentos do estagio que se sucedeu da seguinte maneira: Observação e Intervenção que foram de extrema importância para a sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Licenciatura em Pedagogia.

  O presente projeto de sala de leitura intitulado” Da Emoção de ler  a descoberta do prazer “ tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos,  capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos  consciente de sua atuação na sociedade, entendida como pré condição do exercício pleno da cidadania.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Como requisito de aprendizagem e avaliação no curso de Licenciatura em Pedagogia o Estagio Supervisionado é um instrumento indispensável na formação acadêmica, no nosso caso é um recurso interativo de apropriação e revisão do fazer pedagógico, é um momento de significativa aprendizagem, pois possibilita a vivenciar a práxis associando o conteúdo e o conhecimento é o momento que se busca na prática o exercício da profissão docente.

Assim, o estágio nós possibilita conhecer as entrelinhas dos desafios que são nos colocados por nossa profissão, neste contexto se torna possível também fazer um paralelo sobre os conhecimentos adquiridos no curso com a realidade e a dinâmica do cotidiano escolar. Fazendo também um paralelo entre a teoria e prática, proporcionando uma visão sobre o que se aprende com prática do seu campo de atuação profissional.

O Marco do Estagio Supervisionado se distingui da seguinte maneira: Observação e Intervenção, ambas etapas necessárias para que haja a sistematização das nossas experiências dentro do ambiente de trabalho.

1.1 CARACTERIZAÇÕES DA INSTITUIÇÃO 

história da nossa escola começou no ano de 1994, na administração do Sr. Carlos Estácio, foi construída como uma necessidade de um bairro em crescimento que precisava de um estabelecimento de ensino que atendesse as crianças carentes do bairro. Ela foi inaugurada no dia 13 de março de 1994 como Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. “ÁUREA MARIA DA SILVA CUNHA” localizada na Av. Portel, 268 no bairro da Cidade Nova, na zona urbana do Município de Breves, estado do Pará. A Escola Áurea Maria da Silva Cunha recebeu esse nome em homenagem a uma renomada professora da escola Santo Agostinho, filha de família tradicional e ilustre do município de Breves.

A escola Áurea Maria da Silva Cunha, começou a funcionar com 05 salas de aula, 01 diretoria e secretaria, copa e 02 banheiros. Atendia os alunos em dois turnos (manhã e tarde) com 400 alunos e 53 funcionários. Seu primeiro diretor foi o prof. Waldez Fernandes Cruz e secretário Benedito Viana Filho. O ano de 1995 foi marcado pela participação da escola em eventos culturais. A escola apresentou-se no XIII Festival Brevense de Folclore com a lenda “Vitória Régia” Classificando-se em 1º lugar como a rainha do Folclore.

No ano de 1997, assume a direção a prof. Ieda Marques Pena auxiliada por Margareth Diniz (vice-diretora). Em 1999, na administração do prefeito Gervásio Bandeira a Escola passa por reforma e ampliação ganhando 04 novas salas de aula e a construção do barracão, vindo trabalhar na escola alguns professores do anexo Coelhinho Feliz. A escola então passou a ser dirigida por Jassineth Bastos do Monte e Manoel Ferreira Câmara. Nesse ano também foi implantado o turno intermediário.

No período de 2001 a 2008, a prof. Maria Edna Gama de Carvalho, assumiu a direção da escola, primeiramente como vice-diretora Andréia Gomes e coordenador Fábio Acioli. Em 2004, assume a vice-direção a prof. Rosicláudia Brito de Moraes, coordenadora Eva Maria Dutra da Fonseca e secretário José Kleber Gonçalves Lourenço. Em 2007 assume a vice-direção a prof. Fátima do Socorro da Silva Andrade e como secretária Idalina Lopes de Oliveira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (39.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com