TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  23/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental –6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Cristiane Maria Pereira.

Tutor de sala: Maria Socorro de Souza Batista.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2 ROTINA OBSERVADA

3 REFERENCIAL TEÓRICO

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Obrigatório contribui para a disciplina do curso de Pedagogia a importância, com o propósito aprofundar os conhecimentos do aluno do curso acerca da educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Além de observar, planejar e reaizar intervenções ligadas a essa modalidade de ensino, o estágio possibilita ainda, um periodo de reflexão sobre a atuação do pedagogo diante do processo educacional referente a essa etapa de ensino.

O tema da intervenção tem como objetivo desenvolver no aluno o gosto pela leitura, desenvolver a oralidade através de uma apresentação teatral, distinguir numerais, letras e desenhos e reconhecer a importância da higiene do nosso corpo e do ambiente que nos cerca construindo assim o conhecimento do aluno tudo isso apresentado na sequencia didática da histórinha da “Dona Baratinha”, intervenção realizada na turma da Primeira série .

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com seus alunos nos diferentes ambientes entre sala e outra e contém a descrição de como podemos aprender a exercer a profissão de educador por meio da observação da atuação de outro profissional, para assim termos uma base daquilo que vamos execer. .

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A escola escolhida denominada Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jandinei Cella, sendo esta de natureza uma instituição pública, fica localizada na Rua Santa Izabel, 81- Jardim dos Migrantes, Ji- Paraná-RO, com o telefone (69)3416-4155 e e-mail.com escolajandineicella@gmail.com. Criação com o decreto de n° 1.998 de 11 de novembro de 1993; denominação decreto de n° 4158 de 09 de agosto de 1999; portarias de autorização n° 010/10 .- CME/PMJP/RO, RES.N 012/2010 – CME/PMJP/RO. É oferecido o Ensino Fundamental de 1ª ao 5ª ano (09 anos), no período diurno e á noite, 1ª á 8ª série (EJA).

A EMEIEF Jandinei Cella recebeu esse nome em homenagem a família Cella, que perdeu prematuramente o filho Jandinei Cella, vítima de acidente automobilístico em uma das avenidas de Ji-Paraná, onde veio à falecer no dia 24/07/1990, aos 17 anos de idade. Como forma de agradecimento aos famliares que sempre se prontificam em ajudar a escola, doando madeiras e prendas para os festivais, atribuiu-se então a este estabelecimento o nome do jovem Jandinei Cella.

Devido ao grande fluxo de alunos a escola recebeu ampliação no ano de 2000, sendo construidas a partir daí 7 salas de aula; secretaria; 01 sala com 02 banheiros para professores; supervisão; direção; sala de leitura; sala de equipamentos eletrônicos; cozinha, sala de recursoss, depósito de merenda e de materiais diversos, mini quadra poliesportiva, parquinho, bebedouros, salas todas climatizadas, 02 banheiros para alunos : feminino e masculino e uma parte do pátio coberto.

Atualmente a instituição atende 14 turmas de 1º ao 5º ano nos turnos diurno no total de 411 alunos, e 6 turmas de 3ª a 8ª série com 174 alunos matriculados na EJA. Somando-se os alunos da EJA com o regular de 1ª ao 5ª ano, teremos o total de 585 alunos. A Escola tem o total de 31 professores, sendo 9,37% do sexo masculino e 90.62% do sexo feminino. No que se refere à formação, 96,87% dos professores possui nível superior e 3,12% possuem Magistério. Quatorze destes atendem alunos de 1º ao 5º ano dividida em turma, no período matutino e vespertino ministrando aulas nos componentes curriculares da base comum. Quatro professores atendem aos alunos do 1º ao 5º com Educação Física, no laboratório de informática e sala de recurso para os alunos com deficiência. E quatro cuidadoras para atender alunos autistas. Os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com