TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  8/3/2016  •  Resenha  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  8.333 Visualizações

Página 1 de 10


ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR 04
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 04
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 04
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 02.4 PLANO DE ESTÁGIO 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12



1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho constitui-se do Relatório de Estágio-Gestão Escolar, referente a UTA-Organização Escolar, o qual foi realizado de forma criteriosa.
Este estágio e este relatório têm por objetivo compreender como ocorre a gestão, o trabalho da equipe pedagógica e principalmente como é a atuação do pedagogo em uma escola.

O estágio em gestão escolar busca explicitar os nexos que constituem os processos dessa gestão em sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organizaçãodo trabalho pedagógico escolar (BELLARDO, 2009, p.132).


O ato de estagiar, assim como a construção do deste relatório, são de suma importância para mim enquanto estudante de Pedagogia, pois através dos mesmos e das pesquisas realizadas consigo unir a teoria adquirida em sala de aula e a prática propiciada pelo estágio.
Este relatório apresentará de forma clara e objetiva como é o funcionamento escolar, dando ênfase a organização escolar, ou seja, demonstrará como é a atuação do pedagogo, da coordenação pedagógica e a gestão em uma escola.
Por meio de visitas à escola, conversas com a equipe pedagógica, direção, docentes, da análise da documentação oficial da instituição, observação participativa, estudos individuais, realizou o estágio e o referido relatório.
Este relatório consiste na identificação de uma instituição de ensino formal, na apresentação dos dados coletados durante o ato de estagiar, assim como a concepção pedagógica desta instituição, de um plano de ação criado para enfrentar um problema constatado e das considerações finais as quais construí no final do estágio e do relatório.


2 ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR


2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA


Este estágio realizou-se em uma escola municipal de ensino fundamental na cidade de Taquari, com o CEP: 95.860-000, no estado do a Rio Grande do Sul. 
Seu horário de funcionamento é de segunda-feira à sexta-feira das 07h30min às 11h30min para os anos iniciais e das 07h30min às 11h50min apara os anos finais do ensino fundamental, durante a tarde o funcionamento ocorre entre as 13h00min e as17h00min.
Esta escola atende a crianças e adolescentes em idade escolar, regularmente matriculados em sua etapa curricular, oriundas de diversos bairros e localidades do município.


2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA


Para podermos entender a concepção pedagógica deste espaço educativo devemos primeiro entender que concepção pedagógica é a maneira que cada escola ou instituição de ensino encontra de se organizar e assim promover o processo de ensino-aprendizagem.
De acordo como a Proposta Política Pedagógica do ano de 2012 desta instituição: “Educação é um direito de todos”. E para garantir este princípio é preciso uma educação de acordo com a realidade contextualizada, baseada no exercício da participação e nos princípios da democratização.
Assim como descrito no Regimento Escolar do ano vigente, para esta escola o homem é o sujeito, que interage individual e coletivamente, contribuindo com experiências novas, capaz de gerar novos conhecimentos, conquistar seus direitos, construir sua própria história, tornando-se autônomo, crítico, criativo dentro dos valores éticos e do resgate da dignidade humana.
Conforme o Plano de estudos de 2012 da instituição estagiada é compromisso da escola é a busca pela interação com a realidade dos alunos, contribuindo assim para um ambiente agradável ao convívio escolar, vivenciar a religiosidade, atualização e capacitação dos recursos humanos, estudos de formação por grupos de segmentos, valorização e vivência dos valores, visualizando a formação de sua vida cidadã como também as áreas de conhecimento.
Nesta escola o professordeve assumir um papel de incentivador, assumindo uma ação pedagógica capaz de promover a formação a formação integral do ser humano e propiciar uma educação de qualidade, conforme me informou a diretora.
Segundo a pedagoga, para esta instituição, o papel social da escola é de ser um espaço para desenvolver o pensamento crítico, de troca de ideias, conscientização, espírito de iniciativa do aluno, se tornando um espaço de pesquisa, e de valorização da vida, com ênfase no pedagógico.
Ainda segundo a pedagoga, a sociedade desejada é aquela que atenda as necessidades básicas do ser humano para garantir uma vida digna para todos.
Na Proposta Política Pedagógica de 2012, a metodologia adotada está adequada ao contexto da realidade da Comunidade Escolar, tendo como objetivo principal atender o aluno “em todas as áreas do conhecimento, sociabilidade”, procurando ajudá-lo em sua carência afetiva e muitas vezes recuperar sua própria identidade.
Dentre as estratégias de ensino estão além dos conteúdos programáticos de cada etapa curricular, orientações de estudos, recuperação, incentivo a leitura, salas de apoio, encaminhamento a profissionais de saúde quando houver necessidade, projetos pedagógicos dos mais diversos temas, propiciando o exercício da cidadania, conforme me informou a pedagoga da escola.


2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

O referido estágio ocorreu entre os dias 21 de maio de 2012 e 01 de junho de 2012, em uma escola municipal, sendo que nesta instituição a etapa educacional atendida é o ensino fundamental completo de oito anos (extinguindo-segradativamente), o de nove anos num regime em anos escolares e a educação especial.
Por ser uma escola de ensino inclusivo, a escola citada acima, possui uma estrutura predial adequada, ou seja, sua acessibilidade é total, em seus acessos há rampas, piso antiderrapante, corrimão nas escadas e rampas, onde o risco de queda dos alunos há grades protetivas, nos banheiros há barras para uma maior segurança.
A pintura do prédio está refeita, um novo e mais amplo refeitório está sendo construído, a iluminação assim como a ventilação são favorecidas pelo grande número de janelas.
A limpeza é apropriada a uma escola, as funcionárias responsáveis, estão sempre em atividade, à ornamentação das salas é de acordo com a etapa curricular que as ocupam.
A escola possui vários recursos tecnológicos, os móveis são distribuídos adequadamente sendo de numero suficiente e bem conservados, entretanto a acústica deixa a desejar.
No ano decorrente, estão matriculados 350 alunos, sendo 132 alunos no turno da manhã e 218 no turno da tarde, a comunicação entre os alunos e os docentes ocorre através do Grêmio Estudantil e de contato direto, sendo que se baseia na boa convivência e no respeito mútuo.
Todos os profissionais da equipe pedagógica a referida escola, possuem grande experiência na área educacional, a diretora possui graduação em Biologia e pós- graduação em Educação Inclusiva trabalha há 31 anos na área educacional e há 21 anos nesta escola.
A vice-diretora é graduada em Geografia e pós-graduada em Psicopedagogia e possui Curso de Especialização em Surdos, tem 20 anos de atuaçãono magistério e na escola atua há 18 anos.
A supervisora escolar é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Supervisão e Orientação Escolar, atua há 30 anos na área educacional e há 10 anos esta escola.
A secretária é acadêmica de Educação Física, atua há cinco anos na área educacional e nesta escola trabalha há três anos.
Já a pedagoga da instituição trabalha há 14 anos na área educacional e na escola há cinco anos, sua formação acadêmica é Pedagogia e pós-graduação em Supervisão Escolar, Psicopedagogia, Deficiência Mental e Atendimento Educacional Especializado.
A pedagoga da instituição não segue uma rotina pré-estabelecida, mas normalmente suas atividades se baseiam na resolução de conflitos entre docentes e alunos, auxílio aos docentes na área pedagógica, verificar a aplicação do PPP na escola, conferir a frequência dos alunos, controlar os cadernos de chamada, atender aos pais e aos alunos, entre outras atividades.
Para esta profissional gestão escolar é a organização da escola, sendo a parte fundamental da escola e a mesma é formada com a união de todos, pois se baseia na gestão democrática onde todos são valorizados de maneira imparcial, é o coração da escola, sua administração como um todo.
Dentre as ações desenvolvidas para a inclusão de alunos especiais estão além de salas de apoio com professores especializados, encaminhamento a profissionais de saúde, ações estas que fazem com que as peculiaridades de cada um sejam atendida e respeitada, e promovendo o direito a ele de uma avaliação diferenciada e a um currículo adaptado.
A escola possibilitaencontros de formação continuada para os professores com a finalidade de atualização constante e sempre que se fizer necessário para acompanhar o bom desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
A hora-atividade na escola é realizada em turno inverso ao que o professor trabalha e é coordenada pela equipe pedagógica.
Durante o conselho de classe o pedagogo tem uma participação importantíssima, pois ele é seu articulador e em conjunto como professores procura melhorar a maneira com que o ensino ocorre na escola.
O conselho ocorre trimestralmente e segue alguns passos dentre os quais podemos destacar: a preparação com o pré-conselho entre docentes e alunos, onde há o preenchimento da ficha resumo que apresenta o desenvolvimento de cada aluno, a realização do conselho onde os professores se reúnem e juntamente com a pedagoga e analisam as informações das fichas, fazendo os pareceres e a exposição dos resultados através do professor coordenador das turmas.
Durante as reuniões com os pais a pedagoga atua como interlocutora entre pais e docentes, pois num primeiro momento ela expõe o que será explanado na mesma.
As reuniões ocorrem durante a semana, sempre após o horário comercial para facilitar a presença dos pais, o número de cadeiras é suficiente e são dispostas de maneira que todos se sintam confortáveis, a equipe pedagógica decide em conjunto com os docentes, o que será discutido.
Em conformidade com o tema da reunião há atividades diferenciadas, como palestras e dinâmicas de grupo.
A comunicação entre a escola e os pais para a realização das reuniões ocorre atravésde bilhetes e anotações nas agendas, infelizmente a maioria dos pais não comparece nas reuniões, entretanto aqueles que comparecem, opinem, discutem e tomam as decisões pertinentes.
O calendário escolar de uma escola da rede municipal de ensino expressa um processo de construção coletiva de forma participativa com a Comunidade Escolar, atendendo a todas as expectativas dos segmentos escolares e orientação da mantenedora adequando os tempos e espaços com a realidade local, aprovado em assembleia de pais, pelo Conselho Escolar e homologado pela mantenedora.
Dentre as ações semanais do pedagogo está o atendimento aos pais, os quais (infelizmente poucos) comparecem na escola espontaneamente e/ou são chamados quando há necessidade.
A pedagoga juntamente com a equipe pedagógica acompanha fornecendo total apoio aos docentes enquanto estes estão em sua hora-permanência para que coletivamente encontrem a melhorar forma de lecionar.
Durante as reuniões pedagógicas que ocorrem quinzenalmente na escola, os professores, equipe pedagógica, equipe diretiva, conversam sobre quais são os pontos positivos e quais devem ser melhorados, avaliações, quais projetos serão implantados na escola, entre outros assuntos.
Em relação ao atendimento às famílias e aos alunos não há um tempo pré- estabelecido para que isto ocorra, pois cada um tem sua particularidade.
A comunidade faz parte das atividades da escola quando está é convidada a participar de palestras, exposições, festas da escola, momentos cívicos, datas comemorativas, promoções das turmas, entre outras atividades.
A relaçãoentre pais e docentes é de respeito mútuo, de confiança e de compreensão por ambas as partes.
Dentre os aspectos que podem interferir nas atividades com a comunidade existe além da falta de um espaço específico para as reuniões, o horário que algumas das atividades ocorrem, pois a maioria dos pais trabalha.
A escola estagiada segue rigorosamente seus horários sendo que há uma tolerância de 5min para atrasos dos alunos, na parte da manhã a entrada de alunos e docentes ocorre as 07h30min, o intervalo é das 10h00min às 10h15min, a saída ocorre em duas etapas às 11h30min apara as séries inicias e às 11h50min para as séries finais. Na parte da tarde o horário de entrada é às 13h00min, o intervalo das séries iniciais ocorre das 15h00min às 15h20min e da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental é às 15h20min às 15h40min e a saída ocorre as 17h00min.
Na escola na qual efetuei meu estágio o planejamento de ensino se baseia em uma lista de conteúdos programáticos, nas orientações da mantenedora, estão em conformidade com as leis que fundamentam a educação.
Nesta escola as turmas são organizadas conforme a idade do aluno e/ou pela etapa curricular que o mesmo deveria cursar, salvo a verificação se o aluno tem condições pedagógicas para acompanhar tal etapa.
Todas as reuniões, conselhos, atividades, conflitos, ou seja, tudo o que ocorre dentro do ambiente escolar são registradas em atas e memórias, devidamente assinadas por todos aqueles que participaram das mesmas.


2.4 PLANO DE ESTÁGIO


Para reorganizar como ocorre a participação dos pais no ambienteescolar dos filhos, foi elaborado o seguinte plano de estágio, visando uma maior participação dos pais na escola.
Tema:
A participação dos pais na vida escolar de seus filhos.
Justificativa:
Ao observar e conversar com os profissionais da escola estagiada verificou-se que a grande maioria os pais não participa da vida escolar de seus filhos, momento este que deveria ser que total comprometimento de ambas as partes. Visto isso, meu plano de estágio tem o intuito de reorganizar está participação proporcionando assim um momento de inteira cumplicidade entre pais, alunos, docentes e escola.
Objetivos:
-Estimular os pais a participarem mais da vida escolar dos filhos;
-Proporcionar a família um momento de socialização e troca de experiências;
-Desenvolver a interação entre todos aqueles que são responsáveis pela educação dos alunos.
Proposta de trabalho.
A efetiva participação dos pais na vida escolar dos filhos se dará quando os mesmos perceberem que esta é de suma importância para ambos, isso pode ser conseguido promovendo palestras e seminários com profissionais que evidenciam tal importância.
Utilizar de meios como a mala de leitura, para que em casa pais e filhos juntos façam a leitura de histórias lúdicas, fazendo paralelos entre a história e vida real.
A interação entre todos os responsáveis educacionais ocorrerá através de gincanas, de oficinas, de dinâmicas de grupo, que proporcionam que todos aqueles interajam até mesmo sem perceber.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Por ser a escola um espaço que tem por funçãoformar cidadãos conscientes, ativos e participantes da sociedade, esta se torna um campo fértil para a atuação de um pedagogo.
O estágio em gestão escolar se torna imprescindível para mim estudante do curso de Pedagogia, pois através do mesmo consegui observar tudo o que está por trás do ato docente, toda a parte de organização pedagógica, tudo aquilo que se faz necessário para que a aprendizagem dos alunos aconteça da melhor maneira possível, tudo aquilo que até então era desconhecido por mim e com isso pude construir um paralelo entre a teoria que me foi passada pelas tele aulas e a realidade a qual observei.
Este estágio me proporcionou uma valiosa experiência, pois ao ver os pressupostos da gestão democrática, percebi o quanto o trabalho do pedagogo é importante, sendo que nesta escola não observei contradições entre as teorias estudas e pesquisadas, com as observações.
Pode-se dizer que este trabalho foi muito gratificante e engrandecedor, pois mesmo sendo em pouco tempo aprendi muito com os profissionais que convivi, sendo que estes me deram o maior apoio e me acolheram muito bem, fazendo com que meu estágio se tornasse um momento único.
Encerrei meu estágio com a certeza de que além de adquirir conhecimento, houve uma intensa troca de experiências entre mim, os docentes e a equipe pedagógica, tendo cada vez mais a certeza de que escolhi o curso certo

REFERÊNCIAS

BELLARDO, Waldirene Sawozuk. Estágio-Gestão Escolar. In: SILVA, Mônica Caetano Vieira; URBANETZ, Sandra Terezinha (Orgs). Estágio no Curso de Pedagogia. V. 2. Curitiba: IBPEX, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com