TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  23/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.949 Palavras (16 Páginas)  •  1.327 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRI0 UNINTER[pic 1]

JAQUELINE MARGARIDA, RU 952310, TURMA 2017/02

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

CARMO DO RIO CLARO

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER[pic 2][pic 3]

JAQUELINE MARGARIDA, RU 952310, TURMA 2017/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO  

Relatório de Estágio Supervisionado –Docência na Educação Básica apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia – do Centro Universitário UNINTER.

Tutor Local: Sinara Aparecida Freitas Silva Bueno

Pólo de apoio Presencial: Carmo do Rio Claro. MG.

 

CARMO DO RIO CLARO

2017

SUMARIO[pic 4][pic 5]

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2. A ESCOLA ESTAGIADA..............................................................................05

3. DESCRIÇÃO DA 1ª ETAPA DE ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL..........06

4. PLANO DE AÇÃO.........................................................................................07

5. DESCRIÇÃO DA 2ª ETAPA DE ESTÁGIO: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL...............................................................................................10

5 PLANO DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL........................................12

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................15

REFERENCIAS.................................................................................................16

ANEXO ( FICHA DE PRESENÇA)

1. INTRODUÇÃO

O presente Relatório de Estágio Supervisionado teve como objetivo orientar os acadêmicos do curso de licenciatura a observar o cotidiano da escola com suas problematizações, a perceber a importância da experiência vivida na sala de aula com alunos  e apontar as relações entre teoria estudada e a prática através da pesquisa e observações e nos mostra claramente a realidade a respeito das diversidades dentro e fora da escola.

O que se deve considerar é que o ato de ensinar e de aprender é uma constante troca, onde se torna imprescindível que o professor seja, acima de tudo, um educador que enfrente desafios e possa encarar os problemas presentes na sua formação e, assim, compreender que o conhecimento se processa através de valores que embasam e justificam a aprendizagem, nas relações interpessoais dos sujeitos envolvidos no processo e que o vivenciam em sala de aula.                                                                                Desse modo, a reflexão sobre a importância e o papel do professor e do seu relacionamento com os educandos, vai bem mais além, pois, estamos diante de constantes mudanças, onde o "novo" sempre traz expectativas que muitas vezes são obscuras, preocupam e deixam os profissionais perdidos.

Objetivamente, busca-se desvelar a relação entre teoria e pratica diante dos problemas educacionais, buscando com isso lançar uma reflexão acerca do processo de construção do conhecimento. Especificamente, a intenção é de identificar os fatores que dificultam a aquisição da aprendizagem. Assim o presente relatório de estágio é resultante da pesquisa realizada para a disciplina e tem como objetivo mostrar  a importância do pedagogo no contexto escolar.                                                                                        

A interação teoria e prática ultrapassam os limites profissionais, escolares, do ano letivo e de semestres. É, na verdade, uma relação que deixa marcas, em que o educador deve sempre buscar a afetividade e o diálogo como forma de construção do espaço escolar, trazendo à tona algumas questões que deem direcionamento ao processo em questão.                                 

A metodologia utilizada para a realização deste Estágio e do relatório foi observação da turma, análise do Projeto Político Pedagógico da Escola e do Regimento Escolar, leitura dos livros base no AVA em artigos e outros livros.

2. A ESCOLA ESTAGIADA

          A instituição estagiada Escola Municipal Maria Goulart esta situada na Rua José Batista Candido no numero 45 no bairro do Porto, contando com um espaço limpo e bem arejado, com uma decoração nas paredes do pátio da escola e também pelos corredores, com moveis bastante conservados, com uma ótima iluminação por toda escola, contendo nela sala de professor, do gestor, biblioteca, e informática e agora com uma nova área de laser para a criança, um parquinho que os alunos poderão usar na hora do recreio de nas aulas de educação física.

         A escola atende a 389 crianças de varias idades começando dos 04 anos faze infantil até ao quinto ano do ensino fundamental de idade aproximadamente de 10 anos, ela e uma escola que tem um espaço bem amplo para atender a todos com uma boa comodidade. Nela ha apenas dois casos de criança com educação especial então por tanto para o conforto e bem estar dessas crianças os diretor da escola convoca um professor de apoio para cada um desses alunos para lhe acompanhar no seu cotidiano dentro da escola como, por exemplo, ir ao banheiro, no pátio, no recreio e ate mesmo dentro da própria sala de aula.

        

3. DESCRIÇÃO DA 1ª ETAPA DE ESTÁGIO: EDUCAÇÃO INFANTIL

        

3.1 Concepção pedagógica do centro de educação infantil

A Escola busca realizar uma educação de qualidade, trabalhando com a construção dos valores fundamentais do ser humano como solidariedade, respeito, igualdade, honestidade, perseverança, esperança e determinação, a escola possibilita o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisão, organização e funcionamento do trabalho pedagógico e administrativo, o fato de todos participarem do planejamento, reflexão e execução das práticas de gestão amplia o conhecimento acerca dos objetivos, aprofunda a compreensão das funções e metas da escola e consequentemente, amplia o grau de integração estre a equipe diretiva e pedagógica, docente, pais comunidade.                                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com