TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.771 Palavras (24 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ALEXANDRO MARTINS TORQUATO – RU 1791658

2ª LICENCIATURA – PEDAGOGIA 2017-4

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

CRICIÚMA

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

ALEXANDRO MARTINS TORQUATO – RU 1791658

2ª LICENCIATURA – PEDAGOGIA 2017-4

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Básica: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER..

CRICIÚMA

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..........................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................ 04

2.1 Descrição da 1ª etapa de Estágio: Educação Infantil ........................................ 04

2.2 Concepção Pedagógica EMEIEF Padre Carlos Wecki........................................04

2. Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado  ..........07  

2.4 Plano de Ação (Etapa 1 Educação Infantil)....................................................... 09 2.5 Descrição da 2ª Etapa de Estágio: Anos Iniciais do Ensino Fundamental .... 10 2.6 Concepção Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental  ............................ 14 2.7 Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado  ....... 16 2.8 Plano De Aula (Etapa 2 – Anos Iniciais Do Ensino Fundamental)  ................... 18 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 21 REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 22 ANEXOS I  – Fichas de Frequência ......................................................................... 23


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho demonstra um relato sobre à experiência obtida do de estagio supervisionado, tendo carga horaria de 40h na Educação Infantil e 60h no Ensino Fundamental, sendo requisito de aprovação na disciplina em questão.Com o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas por meio de observação e participação ativa nas práticas pedagógicas por meio de acompanhamento direto no cotidiano escolar a serem descritos neste relatório.

Desenvolvido pelo acadêmico ALEXANDRO MARTINS TORQUATO, entre os dias 24 de abril à 11 de maio de 2017 na Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre Carlos Wecki, sito à Avenida União, 530 - Cidade Mineira Velha e entre os dias 24 de abril à 19 no 5º  ano do Ensino  Fundamental I na  Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, sito à Rua Carlos Rosa, 50, Distrito de Rio Maina, ambas as escolas na cidade de -Criciúma-SC.

O Estágio é um período de mudança pelo qual passa o estudante em formação. É o local onde a identidade do profissional é construída, cujo objetivo é desenvolver uma aprendizagem vivenciada através de observação e norteada pela ação de alguém mais experiente, mas, com a finalidade de despertá-lo para uma ação reflexiva e crítica construída sistematicamente.

Conhecer o espaço escolar é extrema importância para organizar ideias que aprimorem os conhecimentos que cercam o processo educacional. A disciplina de Estágio proporciona ao acadêmico todo este norte de como se desenvolvem as competências em sala de aula. A prática de estágios nos Cursos de Pedagogia é essencial para a formação de um profissional da educação qualificado, que diante de situações reais que possam existir e no âmbito escolar reflete como lidar com tais situações, as quais acontecem corriqueiramente nesse ambiente e, com a preparação com o estágio proporcionara, saberá resolvê-las com a maior presteza e habilidade possível.

Neste Relatório, mostra-se como foram realizadas as observações em sala de aula, além de demonstrar o Projeto Político Pedagógico das Escolas (PPP) e descrever a experiência do estágio minuciosamente, indicando os  pontos positivos  e negativos que foi percebido em sala de aula, assim como as atividades  realizadas nos períodos descritos no início.  

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Descrição da 1ª Etapa de Estágio: Educação Infantil  

A quantidade de informações agregadas durante o período de observação no estágio é de relevância importância para que se possa fundamentar e compreender a prática pedagógica, saindo da exclusividade da sala de aula, mas o espaço escolar com um todo.Com isso, pode-se compreender a complexidade da  interação entre o tripé escolar: alunos, profissionais da escola e a família.

Na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Padre Carlos Wecki, fundada em 17/02/1994, sito à Avenida União, 530, Cidade Mineira Velha ,o estágio de observação se deu entre os dias 24 de abril e 11 de maio de 2017, nas turmas da educação infantil. A estrutura física deste educandário é composta por dois prédios desde a junção da Educação Infantil em 2011.

Em relação à estrutura física da escola considerada boa, proporcionando segurança aos alunos que ali estudam e aos demais profissionais que ali trabalham; toda a construção é em alvenaria, sendo que as divisórias na parte da Educação Infantil, é de madeira, pois os prédios da Educação Fundamental e Infantil são separados, como seus portões.

 A rede elétrica foi revisada e ampliada no início do ano letivo de 2017, evitando riscos para todos que usufruem do prédio crianças. Os espaços físicos são apropriados ao uso dos alunos, as salas de aula são iluminadas e espaçosas, os banheiros são adequados ao tamanho das crianças e possuem acessibilidade para cadeirantes(rampas) construídas no ano de 2013 com recursos de Projetos realizados pela Escola.  

A escola possui 01 sala de diretoria, 01 sala de secretaria, 02 banheiros para funcionários,02 refeitórios(01 para Educação Infantil, 01 para Educação Fundamental) 02 pátios (um coberto e outro aberto),02 parques na área aberta, sendo 01 para Educação Infantil e outro para Educação Fundamental, 02  banheiros para meninos e 03 banheiros para meninas, sendo que 02  banheiros com chuveiros, 01 lavanderia, 01 sala de informática (padrão Proinfo Urbano pregão 83/2008, a qual é utilizada pelos educandos da Educação Infantil a partir de 5 anos (Grupos 5.1 e 5.2) e até a turma do 5º ano do Ensino Fundamental, último ano atendido pela escola, sendo que as aulas de informática faz parte da grade da escola) 01 biblioteca, pequena . O corpo docente é formado  por 43 profissionais, dentre eles, 01 diretora, 02 auxiliares de direção, 02 cozinheiras, 02 faxineiras, entre os 36 professores, 26 tem Curso Superior Completo, sendo que 15  de Pós-Graduação; 10 estagiários são estudantes do Curso de Pedagogia de modo Presencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (365.5 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com